Publicidade

RH

Empreendedorismo

Sete tendências para os microempreendedores em 2020

Tocar o próprio negócio não é fácil, principalmente, se não sabemos o que podemos fazer para ganhar dinheiro

Economia  –  18/12/2019 12:01

9041

 

(Foto Ilustrativa)

Saber quais são as principais tendências de consumo pode ajudar a facilitar a entrada no mercado e o bom andamento do negócio 

 

O empreendedorismo está crescendo no Brasil. Muitas pessoas estão se tornando microempreendedores e abrindo seus primeiros negócios. Para se ter uma ideia, nos nove primeiros meses do ano, mais de 1,3 milhão de pessoas se tornaram MEIs no país. E para ter sucesso é preciso aumentar as vendas no cartão de crédito e no dinheiro. Com os números alcançados neste ano, já existem mais de 9 milhões de microempreendedores individuais no Brasil. 

E se você está pensando em abrir o seu negócio ou precisa redirecionar o caminho da sua primeira empresa, leia esse texto até o fim. Aqui, deixaremos sete tendências para microempreendedores em 2020.

Empreender, para muitos, tem sido uma necessidade. Muitas pessoas foram demitidas, pegas de surpresa com a crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos. E com a diminuição dos postos formais de trabalho tiveram que apostar em começar pequenos negócios para manter as contas em dia.

Porém, tocar o próprio negócio não é fácil, principalmente, se não sabemos o que podemos fazer para ganhar dinheiro. Por isso, saber quais são as principais tendências de consumo pode ajudar a facilitar a entrada no mercado e o bom andamento do negócio.

Confira as sete principais tendências para os microempreendedores em 2020:

Alimentos orgânicos

Investir na culinária orgânica é uma excelente ideia de negócio em 2020. Desde 2016, esse mercado vem crescendo. O brasileiro tem se importado mais com a alimentação e procurando alimentos mais saudáveis para seguir suas dietas e cuidar da saúde.

Com as pessoas mais preocupadas com os alimentos que consomem, montar um negócio voltado aos alimentos orgânicos é uma excelente ideia de negócio para 2020. As procuras por refeições saudáveis alavancaram o número de empreendedores que começaram a trabalhar na produção de marmitas fit, por exemplo.

Outras ideias para trabalhar com alimentação orgânica é a venda de alimentos orgânicos em lojas e feiras, e a comercialização de doces e salgados feitos com alimentos naturais.

Produtos veganos

Outra tendência do mercado é o veganismo. Milhares de pessoa em todo o mundo têm aderido à ideia de evitar o consumo de alimentos e objetos de origem animal.

Uma pesquisa do Ibope divulgada em 2018, mostra que existem mais de 7 milhões de pessoas veganas no Brasil. E o número está crescendo dia após dia, o que torna o mercado vegano uma grande tendência de negócio para 2020.

O melhor desse mercado é que o microempreendedor pode vender os mais diversos produtos veganos. O veganismo vai desde a alimentação ao uso de cosméticos. Há muitas opções de negócios para quem procura investir no mercado vegano.

Economia compartilhada

O Uber e o Airbnb popularizam a economia compartilhada pelo mundo. Basicamente, esse estilo de negócio transforma produtos em serviços. No Airbnb, por exemplo, o anfitrião pode alugar o seu quarto ou a sua casa para outras pessoas por dias ou semanas.

Eles usam um espaço que lhes pertence para compartilhar com outras pessoas e ganhar dinheiro com isso. No Uber, muitas pessoas também alugam seus carros para motoristas poderem trabalhar pela empresa, conseguindo um bom dinheiro.

A economia compartilhada consiste em aproveitar os ativos e bens que você possui para ganhar dinheiro com isso. E isso vai muito além de carros e imóveis. Atualmente, muitas pessoas já alugam ferramentas, eletrônicos, bicicletas, entre outros produtos.

Produtos self-care

O mercado de beleza e bem-estar estão em alta para 2020. Aumentou o número de pessoas preocupadas com o corpo. E isso faz com que a procura por produtos que previnem a auxiliarem na recuperação da pele e do cabelo aumentasse nos últimos anos.

Esses produtos têm importantes efeitos para a prevenção aos raios UV, a poluição e pode retardar os efeitos do envelhecimento. Neste mercado, além de produzirem seus próprios produtos, os empreendedores também podem atuar na revenda destes produtos para ganhar um bom dinheiro.

Ecoturismo

Com o crescimento do movimento sustentável em todo o mundo, o ecoturismo virou a principal maneira de conhecer as belezas naturais ao redor do globo, sem causar prejuízos ao meio ambiente.

O Brasil é um dos países com mais potencial para o ecoturismo, devido a sua grande diversidade. Empreendedores que apostarem em negócios voltados ao meio, se capacitando como guias ou oferecendo transporte e outros tipos de passeios nestas áreas, é uma excelente ideia de negócio.

Clubes de assinaturas

Os clubes de assinatura também são uma grande tendência para 2020. Esse mercado voltou com tudo em 2019. Receber produtos em casa traz mais comodidade e exclusividade. Atualmente, os clubes de assinatura se espalham em todos os setores. Já existem clubes de assinaturas sobre livros, filmes, CDs, maquiagens, roupas, itens decorativos etc.

Os consumidores assinam esses clubes de assinatura porque eles trazem opções personalizadas e garantem boas surpresas em todos os meses. Além disso, para os microempreendedores, esse tipo de negócio é bem vantajoso, já que a fidelidade de clientes gera uma renda recorrente. 

Microfranquias

As microfranquias também são excelentes ideias de negócios. Esse tipo de negócio consiste em contar com a ajuda de marcas para começar a primeira empresa. Assim, investindo na microfranquia, o empreendedor pode contar com toda ajuda para montar o negócio, desde a infraestrutura até o treinamento para utilização dos produtos e serviços.

Além disso, por representar uma empresa mais conhecida, esse tipo de negócio pode gerar boas vendas nos primeiros meses. Os clientes sentem mais confiança, porque conhecem a franquia e muitas vezes já compraram outros produtos da mesma marca em outras microfranquias. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×