Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Constante Superação

Para-atleta de Valença busca patrocínio para tentar índice olímpico

Nadador Luiz Claudio de Souza ficou em quarto lugar no Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico e conquistou o primeiro lugar na Olimpede, em Volta Redonda

Esportes  –  17/10/2013 14:39

1

(Fotos: Divulgação)

"Estou sem patrocínio e sem apoio de qualquer
órgão, empresa ou entidade; lamento muito"

A busca constante pela superação. Dia após dia. Luiz Claudio de Souza, de 22 anos, tem 1,91m e 86 Kg conquistados com muita dedicação. O atleta de Valença busca patrocínio para tentar um índice olímpico. Ele começou na natação em 2004, por indicações médicas, devido à falta de coordenação motora e por ter nascido com epilepsia. Cinco anos depois, ficou em quarto lugar no Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico e venceu a Olimpede, em Volta Redonda. 

Confira a entrevista com Luiz Claudio de Souza 

2

"A natação na minha vida foi um processo de crescimento
e desenvolvimento contínuo para o meu bem-estar"

Pra quem não sabe, explique o que é uma atleta paraolímpico?

Um para-atleta ou melhor dizendo atleta paraolímpico é aquela pessoa que possui alguma deficiência congênita e está apta à prática desportiva competitiva. Por exemplo: eu nasci com epilepsia e em consequência disso hoje eu tenho um déficit de coordenação motora unilateral (lado esquerdo). 

Por que a escolha da natação?

Eu escolhi natação na época porque como eu disse nasci com epilepsia e déficit de coordenação motora, por conta disso eu precisava praticar um esporte. Tive a oportunidade incrível de conhecer a natação, e foi onde eu pude me desenvolver completamente, principalmente fisicamente, em função do meu retorno benéfico ao bem estar, em especial ao ponto o qual eu venha me socializar. 

Como foi o processo de adaptação de superação, e a importância do esporte nisso tudo?

A natação na minha vida foi um processo de crescimento e desenvolvimento contínuo para o meu bem-estar. Foi através da natação que eu pude me socializar e me tornar uma pessoa com deficiência, mas ao mesmo tempo visto como normal perante à sociedade. 

Como é a sua rotina de treinamento, alimentação e cuidados com a saúde?

Atualmente eu treino no Coroados (Valença), clube que me revelou, treino quatro vezes por semana natação e três vezes na semana a musculação. Minha alimentação é bem controlada, até porque eu não tenho tendência a engordar. 

3

Luiz Claudio treina no Coroados (Valença), clube que o revelou,
quatro vezes por semana natação e três vezes na semana a musculação

Que esportistas influenciaram a sua vida?

Em minha vida de esportista eu tive muitas pessoas que pude acompanhar e me espelhar ao longo da trajetória, entre elas, Daniel Dias, Clodoaldo Silva, André Brasil e Ayrton Senna. 

Você tem apoio, patrocínio, para manter seu treinamento e se dedicar ao esporte?

Atualmente, por eu estar sem patrocínio e sem apoio de qualquer órgão, empresa ou entidade, apenas estou treinando, mas repito: sem nenhum apoio. Lamento muito, pois tenho grande esperança de voltar a competir em alto nível. Sou novo, tenho apenas 22 anos, acho que posso continuar e quem sabe conseguir uma vaga olímpica. 

E a sua família e amigos? De que forma te apoiaram nessa sua escolha?

A minha família, em especial minha falecida avó, sempre me deu todo suporte de treinamento, mas atualmente como ela não está mais por perto é bem mais complicado por questões financeiras. Atualmente moro com minha mãe e se tornou mais complicado o investimento ao esporte. 

O que falta na região para que atletas como você possam desenvolver todo o seu potencial?

Creio que se houvesse suporte para atender a essa demanda de atletas seria um bom começo. No mais, ao longo do processo poderiam criar no calendário esportivo da região alguns eventos de natação. 

Quais os momentos e conquistas mais marcantes na sua trajetória?

Ah,eu tive diversos. Em 2009, participei da Olimpede em Volta Redonda, e conquistei a primeira colocação em minha categoria. 

Projetos futuros? O que vem por aí?

Pretendo continuar treinando naturalmente como estou. Além disso, também conseguir um emprego para que eu possa realizar o grande sonho da minha vida: fazer faculdade de educação física. Assim, eu poderei realizar o sonho de outros atletas, como o meu. Além do mais, se eu conseguir um investimento, estou disposto a tentar um índice olímpico.

> Contato: Facebook

4

Veja dois vídeos sobre Luiz Claudio de Souza

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×