Publicidade

RH

Ação Social

Sesc promove atividades culturais durante a Corrida Federal Kids

Entrega de kits será solidária, com coleta de alimentos não perecíveis destinados ao programa Mesa Brasil Sesc

Esportes  –  09/01/2019 20:33

8096

 

(Foto: Divulgação/Carina Rocha)

Às 8h, a corrida será direcionada aos participantes de até 6 anos em uma distância de 500 metros; às 9h, crianças de 7 a 10 anos irão percorrer 1 km; e, às 9h30, será a vez do público de 11 a 14 anos, em um percurso de 1,5 km

 

O Sesc RJ leva atividades culturais, recreação e serviços de saúde à Ação Social Federal Kids, evento de combate a pedofilia, promovido pela Prefeitura de Resende, em parceria com a Polícia Federal, Sesc RJ e Senac RJ. A entrega dos kits de corrida será solidária, mediante entrega de quatro quilos de alimentos não perecíveis ao projeto Mesa Brasil Sesc. 

Ao longo dos dias 18 e 19 de janeiro, cada inscrito deverá comparecer ao Senac Resende, com quatro quilos de alimentos não perecíveis que deverão ser entregues no momento da retirada de kits, a partir das 14h. O Sesc, que leva atividades nas áreas de saúde, cultura, esporte e lazer para os espaços públicos de variadas cidades do Estado do Rio de Janeiro, irá oferecer às famílias serviços de orientação sobre hidratação, aferição de pressão, colesterol e glicose. 

No dia 18 de janeiro, haverá também orientações de doenças mais comuns no verão, como dengue, leptospirose, hepatite e diarreia. O público poderá ainda conferir intervenções artísticas, apresentações musicais, pontos de leitura, exposições itinerantes, praticar tênis de mesa, realizar oficina de mini tênis e desafios esportivos. Quem passar pelo local poderá ainda conferir a Oficina Frutífera, que apresentará muitos alimentos desconhecidos produzidos pelo bioma, como cambuci, araçá, grumixama, cabeludinhas, entre outras. 

Já no dia 19 de janeiro, além das ações acima descritas, quem quiser conhecer curiosidades da língua espanhola basta comparecer à Oficina de Jogos e Curiosidades em Língua Estrangeira. Será uma boa oportunidade de aprender a cultivar algumas espécies diferentes, receber orientações importante sobre cuidados com a saúde e ainda ampliar os horizontes sobre outras culturas. 

Cuidando do corpo 

No dia da corrida, haverá atividades para todas as faixas etárias. O público terá a chance de conferir uma aula especial de alongamento pouco antes da abertura da Corrida, seguida de uma aula de Ritmos. A área de Lazer do Sesc RJ oferecerá diversas outras ações, como um minicircuito funcional criado especialmente para o público infantil, slackline, esportes de raquetes e brinquedos infláveis. Também terão intervenções poéticas, com artistas convidando os passantes a interagirem com ação literária, exposição com temas relacionados ao meio ambiente - com o intuito de promover a educação ambiental. 

Destaque também para a apresentação da Sinfônica Ambulante, das orientações de saúde relatadas acima e a Oficina de Fotografia Pixilation (Stop Motion com pessoas), no qual um profissional de fotografia orienta os educandos com informações sobre o processo de animação stop motion. Ao final, um rápido processo de edição permitirá exibir um curta-metragem para os presentes. 

Conscientização 

O Sesc + Infância irá promover uma campanha para que pais e crianças fiquem atentos ao tema pedofilia, com ações que disseminem informações relacionadas ao abuso e exploração sexual. Diante de um contexto societário que tende a esconder ou mesmo esquecer as ações de violações de direitos destinadas às crianças, a campanha propõe contribuir para ampliação da discussão do tema supracitado e orientações aos pais e responsáveis dos possíveis sinais que as crianças podem externar em casos de abuso e exploração sexual. Os pais também receberão orientações sobre a importância de ler mais para as crianças, formando cidadãos mais conscientes e aptos, no futuro, a contribuir para uma sociedade mais igualitária. 

Ingestão de água 

Com a chegada do verão, nosso corpo que é formado por 70% de água, precisa ser recomposto com frequência. Com as crianças não é diferente. Diante do mau hábito da não ingestão da água de forma frequente, muitas mães esquecem da importância de oferecerem água para suas crianças. Crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais susceptíveis ao estresse por calor, já que possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor. Assim a oficina proposta pelo Sesc RJ irá agregar informação e disseminar conhecimento sobre a importância de beber água, bem como as várias maneiras das crianças ingerir água sem necessariamente consumirem a própria água. 

Corrida Federal Kids 

A corrida será realizada em três modalidades, distribuídas por idades e distâncias distintas. Durante a atividade, as crianças serão acompanhadas por adultos. Às 8h, será direcionada aos participantes de até 6 anos em uma distância de 500 metros. Às 9h, crianças de 7 a 10 anos irão percorrer 1 km e, às 9h30, será a vez do público de 11 a 14 anos, em um percurso de 1,5 km. Todos os participantes deverão fazer os percursos acompanhados de seus pais ou responsáveis. 

Pedofilia no Brasil 

Além da corrida contra a pedofilia, que será a atração principal do evento, todas as atividades da Ação Social Federal Kids serão voltadas para a família, pois a prevenção, por meio da conscientização familiar, ainda é considerada a melhor arma contra esse crime que cresce exponencialmente, com auxílio da internet. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada cinco meninas e um em cada 13 meninos são vítimas de abuso sexual no Brasil. Esse tipo de violência é o segundo mais comum contra crianças. A maioria dos abusadores possuem algum vínculo com a família da vítima e exerce alguma influência sobre o menor. 

O Sesc RJ 

Tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social. Possui 19 unidades de serviço, entre unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira - Petrópolis-, Nova Friburgo e Teresópolis), unidades em municípios do Estado do Rio de Janeiro e unidades itinerantes (BiblioSesc, OdontoSesc, CineSesc).

_______________________________________________________ 

Fique de Olho 

>Senac Resende - Rua Sarquis Jose Sarquis, 80, Jardim Jalisco. Entrega dos kits e atividades Sesc RJ: 18 de janeiro, sexta-feira, 14 às 21h; dia 19 de janeiro, sábado, das 8 às 14h.
*Para retirada de cada kit é preciso entregar quatro quilos de alimentos não perecíveis. 
> Parque das Águas - Avenida Nova Resende, Resende. Dia 20 de janeiro, domingo, Corrida Federal Kids e atividades Sesc RJ. Horário: das 7h30 às 12h30. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×