_______________________________________________________
Inventado em 1800, o jeans foi adotado por mineradores, cowboys, astros de Hollywood, rebeldes da juventude, estrelas do rock e pela alta-moda ao longo dos últimos 200 anos
_______________________________________________________
Modelos: Sophia Balod, Lucas Eusébio, Madu Rodrigues, Vicky Pereira, Guga Rocha, Giovana Guimarães, Sophie Rabena, Alycia Jesus, Lidia Pançardes, Flavio Augusto, Naty Guedes, Jullya Gabrielly
Texto: João Paulo Cardeal
Olá, amores e amoras! Tudo bem? Espero que sim. Hoje o nosso papo é sobre algo que quase todo mundo tem. Vamos falar sobre a boa e velha calça jeans, queridinha para o dia a dia e também em alguns momentos especiais. Já falamos sobre o uso do jeans em geral em outra coluna, mas hoje a conversa é especifica sobre as calças.
Modelos
Existem diversos modelos e cores, desde o tradicional “blue jeans” até as “destroyeds”:
. Destroyed - Qualquer modelo pode ser considerado destroyed, desde que possua rasgos nas pernas. Essas calças são despojadas e por muito tempo passaram um ar de desleixo, porém, depois de um tempo, começaram a ser vistas como modernas, dando um toque a mais de rebeldia aos looks.
. Boca de sino - Similar à skinny, modelo flare, ficou muito popular durante os anos 70. Tem uma cintura mais alta e bem marcada, é justa até os joelhos, depois abre bastante, formando a aparência de um sino.
. Skinny - Sabe aquele modelo que é justo da cintura até o tornozelo? É uma skinny. Apesar de alguns acharem que não é pra todo mundo, é um dos modelos que mais aprecio, porque fica justa na perna e tira aquela impressão feia de “algo sobrando”. Algumas têm que fazer força pra vestir, mas vale a pena!
. Boyfriend - Queridinha de quem gosta de calças mais folgadas, leva esse nome justamente por lembrar modelos masculinos. Geralmente são de cintura mais baixa e menos marcadas, e possuem as barras mais compridas. Para o dia a dia é a minha escolha favorita. E quanto mais rodada, mais gostosa fica de usar.
História
Inventado em 1800, o jeans foi adotado por mineradores, cowboys, astros de Hollywood, rebeldes da juventude, estrelas do rock e pela alta-moda ao longo dos últimos 200 anos. A palavra francesa “jean” (Não é o nome próprio, lê-se "din") nasceu em 1800, em referência ao tecido de sarja de algodão usado para fabricar calças. Mas o nome do tecido logo se “confundiu” com o nome da peça e acabou virando quase uma coisa só.
As calças jeans como conhecemos hoje (feitas de jeans tingido de índigo, com bolsos e rebites resistentes) foram patenteadas nos Estados Unidos em 1873 por Jacob Davis, um alfaiate, e Levi Straus, dono de fábrica de tecidos em São Francisco.
O cinema ajudou a popularizar o jeans nas décadas de 1920 e 1930, vestindo cowboys interpretados por atores como John Wayne e Gary Cooper. O sucesso chegou aos consumidores que buscavam roupas casuais e lúdicas para usar nos fins de semana e feriados.
________________________________________________________
Como participar da coluna de Moda
Modelos de qualquer gênero podem participar da coluna de Moda do OLHO VIVO. Basta entrar em contato com a Cardeal Produções: Fanpage, telefones (24) 98811-1348 e (24) 99957-0833 ou e-mail cardealphotoevideo@gmail.com