Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

De Volta aos Palcos

Cordão Popular encena Solúvel com novo elenco

Companhia de Teatro remonta espetáculo que conquistou três troféus no Prêmio OLHO VIVO 2015

Teatro  –  05/11/2022 18:07

10641

 

(Foto: Divulgação)

Plínio Valiante contracena com a atriz Julia Gonçalves; serão quatro apresentações gratuitas

 

O espetáculo “Solúvel”, escrito em 2008 pela atriz e diretora Flávia Nascimento e apresentado pelo Cordão Popular Companhia de Teatro, está de volta. Desta vez, conta com Plínio Valiante (ele ganhou o Prêmio OLHO VIVO - Categoria Ator 2021) e Julia Gonçalves (ela foi finalista do Prêmio OLHO VIVO - Categoria Atriz 2021) no elenco. Serão quatro apresentações gratuitas em novembro: 

. Dia 12 (sábado), às 19h, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda;
. Dias 18 (sexta-feira) e 19 (sábado), às 19h, na Sala de Espetáculos Lurdinha Chiesse (Tulhas do Café), no Parque da Cidade, em Barra Mansa;
. Dia 26 (sábado), às 19h, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda. 

- Visando tornar o teatro mais acessível em nossa região, a circulação conta com uma intérprete de libras em sua equipe - destaca Flávia Nascimento. 

Espetáculo premiado 

“Solúvel” recebeu três troféus no Prêmio OLHO VIVO 2015 - Categorias Elenco, Dramaturgia e Espetáculo, um Destaque Vip e foi indicado ao Prêmio Arlequim, no Teatro Santa Princesa Isabel, em Copacabana. 

O espetáculo conta uma história que se passa após uma tempestade de areia. Três indivíduos (uma atriz desiludida, um ator preso a um personagem e um “vendedor de abobrinhas”) se encontram em um lugar que para cada um possui significados diferentes. Flávia explica melhor: 

- O projeto apresenta uma linguagem contemporânea e texto subjetivo complementado em críticas corriqueiras facilmente identificáveis pelo público, além das partituras corporais resultantes do processo de pesquisa entre os atores. “Solúvel” representa a luta de artistas regionais em viver de sua arte, em um cenário caótico para a cultura. Aborda reflexões existenciais do ser humano que possui a expressão artística como forma de refúgio. 

Ao final do espetáculo a companhia sugere um bate papo com a plateia a fim de colher impressões e responder dúvidas, o que faz parte da pesquisa contínua do projeto. A classificação é de 16 anos.

Sob a luz do refletor 

Plínio Valiante - Ator com DRT e sete anos de experiência. Iniciou no teatro em 2015, no curso da Sala Preta, em Barra Mansa; passou pela Arte In Foco; Cordão Popular Companhia de Teatro; fundou a Animart Produções Artísticas. E, desde 2018, faz parte da companhia Cria Teatro, como ator e produtor.

Julia Gonçalves - Natural de Barra Mansa. Atriz com DRT, sete anos de teatro, já participou de oito espetáculos. Protagonizou "A História de Amor que Ninguém Nunca Contou" (2016) - uma adaptação de "Romeu e Julieta", "Fábrica" (2017) e "Quem Inventou o Amor?" (2021). Trabalhou com personagens vivos em escolas e eventos. Em 2021 se apresentou no espetáculo "Amadinho, o Reizinho do Sertão" e no Festival VR Cena Curta.

Flávia Nascimento - É de Barra Mansa. Atriz, diretora e contadora de histórias da Cria Teatro, professora de teatro (Gacemss) e educadora física com foco em psicomotricidade infantil. Fundou o Cordão Popular Companhia de Teatro, que ganhou três troféus no Prêmio OLHO VIVO (categorias Dramaturgia, Espetáculo e Elenco), com “Solúvel”, peça de sua autoria. Participou do projeto Um Caminhão para Jorge Amado, da Fundação CSN, como atriz e tempos depois como coordenadora, em turnê pelo Brasil. 

> Essa circulação conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital Retomada Cultural RJ2.

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×