Publicidade

RH

Encerramento Técnico

XI Festival de Teatro do Estudarte é atração no Gacemss 2

Entre dramas e comédias, duas noites de arte e cultura; entrada franca e o público precisa apenas mostrar o ingresso gratuito na portaria

Teatro  –  21/02/2024 18:42

 

festival_1

(Fotos: Divulgação)

São quatro espetáculos de curta e média durações para cada data

O palco do Gacemss 2, em Volta Redonda, sedia o XI Festival de Teatro do Estudarte, nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19h. São quatro espetáculos de curta e média durações para cada data, trazendo comédias e dramas. Com entrada franca e o público precisando apenas mostrar o ingresso gratuito na portaria. O tíquete já está disponível para saque no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1) e tem quantidade limitada.

Trazendo textos inéditos em meio a outros já conhecidos pela plateia que acompanha o trabalho desenvolvido pelo Estudarte, o evento funciona como encerramento técnico da Oficina de Atores que a trupe possui instalada no Centro Cultural Gacemss.

- Em março o Estudarte completará 21 anos e olharmos para a quantidade de frentes de produções que temos hoje, os avanços na metodologia, como a filosofia de trabalho foi se lapidando com o tempo e a qualidade técnica que hoje buscamos imprimir para os integrantes matriculados poderem aprender tem sido motivo de orgulho - diz Rodrigo Hallvys, diretor geral, que nesta edição do evento estará dividindo a direção com Maycon Lendel e Raquel Amorim.

Segundo Hallvys, as demandas foram aumentando e as delegações tornam-se cada vez mais necessárias.

- Teatro é um trabalho plural e funciona em grupo, com uma relação que vai além das funções de ator e diretor. Temos uma gama de detalhes para produzir e, por mais simples que busquemos fazer, há uma demanda grande porque a cada ano há mais desafios a serem enfrentados para que novas qualidades sejam alcançadas - detalha.

Os espetáculos

O evento será aberto por “Maracujás na Gaveta”, que tem roteiro de Albinno Oliveira Grecco e estreou no festival anterior, dispondo do tema etarismo feminino. Em seguida, entra em cena o inédito drama “Amém!”, que causa um paralelo entre momentos distintos de um casal que tenta salvar o casamento em ruínas. A terceira na sequência é outra cena escrita por Albinno Oliveira Grecco, estreada em 2016. Trata-se de “O Nubente”, que já foi interpretada pelo próprio autor e, agora, apresenta novo elenco. Encerrando a primeira noite, a sempre cômica e popular “Árvore Genealógica”, livre adaptação de Rodrigo Hallvys para o texto homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, que desta vez receberá assinatura de Raquel Amorim, atriz que já integrou o elenco do espetáculo.

Já a segunda noite será aberta pelo desafiador e sempre intrigante “Barulho”, drama que estreou em 2010, foi apresentado em festivais tanto em Volta Redonda quanto no Rio de Janeiro e traz a atmosfera de um manicômio para a plateia, sendo dirigida pela primeira vez por Maycon Lendel, ator que já integrou o elenco do espetáculo. Na sequência entra em cena “Sentimentos Partidos”, outro texto que estreou no festival anterior e traz situações de relacionamentos rompidos de formas marcantes. O alívio cômico inicia no terceiro roteiro a entrar em cena. A inédita “Alô?” lança mão de situações onde a personagem tenta controlar o sistema nervoso perante o excesso de telefonemas de propaganda que precisa atender. E para encerrar, mais uma fórmula que deu certo e também estreou há um ano, “Degrau a Degrau”, uma comédia cheia de peripécias das personagens em meio a uma sessão de psicoterapia.

- Classificação livre, com nada que agrida ou arrisque qualquer faixa etária, mas que propõe reflexão a qualquer adolescente ou adulto que já possua experiência de vida. O objetivo do Estudarte, quando fundado, foi exatamente levantar temas para reflexão e, embora o grupo tenha uma formação totalmente diferente, com conceito técnico totalmente diferente, com formato textual totalmente diferente, o objetivo dos textos continua ser causar reflexão acerca dos temas sociais abordados. Estamos falando de comportamento humano em todos os trabalhos - afirma Hallvys.

Ingressos

Os ingressos, embora sejam gratuitos, precisam ser apresentados para ter acesso à entrada do festival. Cada data possui seu tíquete próprio e a plateia precisa sacar o tíquete, que já está disponível no Premium Café.

Cada pessoa tem direito a sacar até duas unidades do ingresso para cada data e a tolerância para entrada no teatro será de 15 minutos após a abertura da portaria.

- Vamos continuar propondo organização. É muito ruim para o artista já estar com o trabalho em cena e ainda ter gente entrando no teatro. Às 19h15 a portaria será fechada e iniciaremos o evento, então pedimos que o público continue se organizando para chegar a tempo, como fizemos no festival anterior, que houve gente que quis entrar depois de 40 minutos do evento já acontecendo. Isso acaba desrespeitando os artistas que estão desde cedo dentro do teatro preparando tudo para entregarem o melhor para plateia.

Quem é quem no festival

. Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
. Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
. Fotografia: Maycon Lendel
. Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
. Rede social: @grupoestudarte
. Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss
. Maracujás na Gaveta: América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira
. Amém!: Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame
. O Nubente: Gabriel Rocha
. Árvore Genealógica: Anderson Magnus e Sarah Vic
. Barulho: Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna
. Sentimentos Partidos: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria
. Alô?: Kaira Dankas
. Degrau a Degrau: Bianca Amelio e Júlia Werly 

 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×