Publicidade

Premiação 2026

Fábula Teatral e Lúdica

Anísio e a Devoradora de Livros no Sesc Rosinha de Valença

Espetáculo infantil que homenageia Anísio Teixeira terá sessão gratuita

Teatro  –  24/07/2025 21:13

11996

(Foto: Divulgação)

Quando: Dia 2 de agosto, sábado, às 16h; peça ainda passará pelo Sesc Nova Iguaçu e Sesc São João de Meriti

A paixão pelos livros e a importância da leitura também são lições que se aprendem no teatro. Homenageando um dos maiores expoentes da educação brasileira, Anísio Teixeira, o espetáculo infantil “Anísio e a Devoradora de Livros” está em turnê pelo Rio de Janeiro e terá uma apresentação gratuita, dia 2 de agosto, sábado, às 16h, no Sesc Rosinha de Valença. A peça ainda passará pelo Sesc Nova Iguaçu (3, domingo, às 16h) e Sesc São João de Meriti (10, domingo, às 16h).

Com direção de João Sant´Anna, que também assina o texto ao lado de Leila Meirelles, a peça conta a história de Anísio, interpretado por Gabriel Terra, um menino de 9 anos, que vive em Caetité, interior da Bahia, e é um verdadeiro devorador de histórias. Um dia, os livros da biblioteca da escola começam a desaparecer. Anísio e seus amigos, então, embarcam em uma grande aventura para desvendar esse mistério.

Compõem o elenco Vitor Hugo Guimarães como Jaime, Kallanda Caetana como a professora, Gabriela Ruppert como a arara e Nedira Campos como a traça Silverfish e Douglas Martins. A atriz Fernanda Montenegro faz uma participação especial como a voz da pitangueira e a supervisão artística é de Caca? Mourthe?, diretora do teatro O Tablado. As canções originais do espetáculo são assinadas por George Sauma, em sua primeira criação de trilha sonora para o teatro, sob a direção musical de Pedro Nêgo. A circulação é impulsionada pelo Edital Sesc Pulsar 2025.

A importância da leitura

“Anísio e a Devoradora de Livros” é uma fábula teatral, lúdica e cheia de sensibilidade, livremente inspirada no livro “Menino Movimento”, das educadoras Sandra Santos e Denise Calasans. O livro foi lançado em 2018 para apresentar às crianças a infância de Anísio Teixeira, professor baiano considerado um dos responsáveis por desenhar o sistema educacional brasileiro, gestor público da educação, criador da Universidade de Brasília, entre tantos outros feitos.

- Anísio Teixeira foi um dos maiores nomes da educação brasileira, e não é tão lembrado quanto Paulo Freire e Darcy Ribeiro, por exemplo. A peça vem, então, fazer esse resgate, homenageando e apresentando essa figura de um jeito lúdico e delicado. Também convidamos o público a se apaixonar pela leitura por meio da imaginação fértil deste menino que ama os livros e a literatura - conta Leila Meirelles.

A música também é um grande motor desta jornada.

- Estamos falando de imaginação, de criatividade e leitura. Então, a música, assim como o teatro, também tem o papel de educar e de instigar o público. Vamos proporcionar um espetáculo delicado, e que respeite a sensibilidade e a inteligência do público infantil - completa o diretor João Sant’Anna.

Com um elenco formado por crias do Teatro O Tablado e com a supervisão de Cacá Mourthé, “Anísio e a Devoradora de Livros” ainda conta com a participação de Fernanda Montenegro que faz a voz da Pitangueira, uma personagem que surge num momento inesperado para ajudar Anísio a desvendar o mistério.

- Montar esta peça é possibilitar a uma nova geração conhecer um educador como Anísio Teixeira. E não o Anísio adulto, que conduziu um sólido trabalho pela educação do Brasil, mas o Anísio criança, que adora brincar e aprender, um menino que não separa a diversão e o saber e que vê nos livros, grandes amigos - enfatiza Leila.

Quem foi Anísio Teixeira

Anísio Teixeira, nascido em 1900 em Caetité (BA), foi um dos maiores nomes da educação brasileira e defensor do ensino público gratuito. De origem latifundiária, dedicou-se à educação e difundiu os ideais da Escola Nova, voltados ao desenvolvimento intelectual e à consciência crítica. Atuou como inspetor de ensino na Bahia, criou o modelo de Escola Parque e dirigiu a Capes no governo Vargas, apesar de ter sido perseguido anteriormente pelo mesmo regime. Foi um dos idealizadores da Universidade de Brasília, onde atuou como reitor até o golpe de 1964. Morreu em 1971 em circunstâncias suspeitas. Em 2020, foi homenageado pelo governo da Bahia com o Ano Anísio Teixeira da Educação.

Sinopse - Ani?sio é um menino de 9 anos, que vive em Caetite?, interior da Bahia, e que é apaixonado por livros. Seu irma?o Jaime e? seu grande companheiro. Certo dia, os livros comec?am a desaparecer misteriosamente e os dois partem numa aventura fanta?stica, musical e repleta de conhecimento para descobrir o que aconteceu. Personagens extraordinários cruzarão o caminho desta dupla, que contará com a ajuda da arara e da professora para desvendar esse mistério.

Quem é quem

. Texto: Leila Meirelles e João Sant’Anna
. Direção: João Sant´Anna
. Elenco: Gabriel Terra, Gabriela Ruppert, Kallanda Caetana, Nedira Campos, Vitor Hugo Guimarães e Douglas Martins
. Voz em Off: Fernanda Montenegro
. Luz: Felipe Lourenço
. Cenografia: Julia Marina
. Bonecos: Alexandre Guimarães
. Supervisão de Cenografia: Lídia Kosovski
. Figurino: Elisa Faulhaber
. Músicas: George Sauma
. Diretor Musical: Pedro Nêgo
. Direção de Movimento: Kallanda Caetana
. Assistência de Direção: Hernane Cardoso
. Preparação Vocal: Tati Alvim
. Redes Sociais: Hernane Cardoso
. Assessotia de Imprensa: Prisma Colab
. Supervisão Artística: Cacá Mourthé
. Produção: Maria Inês Vale e Luana Manuel
. Realização: Araúna Produções

> Anísio e a Devoradora de Livros - Dia 2 de agosto, sábado, no Sesc Rosinha de Valença (Avenida Professora Silvina Borges Graciosa, 44, Belo Horizonte, Valença), 16h. Sessão gratuita. Dia 3 de agosto, domingo, no Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá, Nova Iguaçu), 16h. Dia 10 de agosto, sábado, no Sesc São João de Meriti (Avenida Automóvel Clube, 66, Centro, São João de Meriti), 16h. 60 minutos. Livre. 

 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×