(Fotos: Divulgação)
Quando: De 14 a 28 de novembro, festival destaca a arte como força transformadora no interior fluminense
A 26ª edição do Festival de Teatro Arte em Cena abre as cortinas no dia 14 de novembro (sexta-feira), às 19h30, no Gacemss 1, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, e prossegue até 28. Os ingressos custam R$ 25 (meia-entrada para todos).
Há 36 anos, desde sua fundação em 1989, a Cia de Teatro Arte em Cena “semeia sonhos e desperta consciências no coração do interior do sul do Estado do Rio de Janeiro”. Em 2025, o festival reafirma sua essência e transforma o palco num espelho da alma coletiva, segundo a diretora-geral Stael de Oliveira.
- Hoje somos Ponto de Cultura, ponto de encontro, ponto de luz em meio à Cidade do Aço - afirma Stael, poeticamente, referindo-se ao fato de que a companhia ocupa espaços importantes da região, como o Gacemss, a Fundação CSN e o Clube Foto Filatélico - locais que “acolheram e acolhem, sendo solo fértil para crescer e multiplicar”.
O palco torna-se “espelho da alma coletiva, onde cada gesto, cada palavra, revela o poder transformador da arte, transformando a cultura”. Em tempos em que o efêmero domina, o teatro resiste: “Vivo, pulsante, humano”, afirma a diretora. É por meio dele que se questiona, aprende, renasce, renova.
Stael enfatiza que o Festival Arte em Cena não é apenas um evento - é “um movimento de fé na cultura como força vital”. É “o grito do interior que, não se cala, é a prova de que a criação não tem fronteiras nem distâncias”.
- Aqui, a arte é resistência e o interior se torna palco do mundo. Cada cena encena uma esperança, cada ator carrega uma história, cada aplauso ecoa como celebração da liberdade de pensar, sentir e existir por meio do teatro, colocando sua Arte em Cena.

Programação Festival Arte em Cena
Dia 14 - Desafios Globais: Quem é o Maior dos Vilões? - 19h30 - Sexta-feira
Dia 15 - O Bem Amado - 19h30 - Sábado
Dia 16 - Entre Contos e Encantos - 19h00 - Domingo
Dia 19 - Obediência Cega - 19h30 - Quarta
Dia 20 - Escola de Bruxos - 18h - Quinta
Dia 20 - Mensagem Secreta - 18h - Quinta
Dia 21 - Diário - 19h30 - Sexta
Dia 22 - O Santo Inquérito - 19h30 - Sábado
Dia 24 - As Guardiãs do Tempo - 19h30 - Segunda
Dia 25 - Por Detrás da Máscara - 19h30 - Terça
Dia 26 - A Linha do Tempo - 19h30 - Quarta
Dia 27 - Páginas do Silêncio - 19h30 - Quinta
Dia 28 - Censurado - 19h30 - Sexta

Programação Festival Arte em Ceninha (fechado para familiares)
Dia 23/11 - Contos de Fada - 17h - Domingo
Dia 14 - Bruxinhas Coloridas - 10h30 - Domingo
Dia 14 - Alice no País da Mentira - 15h - Domingo
Dia 14 - A Máquina do Tempo - 19h30 - Domingo
Dia 16 - Um Passeio Espacial - 19h30 - Terça-feira
Dia 17 - O Conto do Reino Sem Contos - 19h30 - Quarta
Dia 18 - O Guia Definitivo Contra Pesadelos - 19h30 - Quinta
Dia 20 - Encontrando Meu Lugar - 17h - Sábado

Espetáculos
. Desafios Globais: Quem é o Maior dos Vilões? Dia 14 de novembro - 19h30 - Fechado para alunos Arte em Cena e alunos Garra. Direção: Nei Rafael. Sinopse: No palco da imaginação, a Guerra, a Superpopulação, a Mutação Genética, a Poluição do Ar e a Poluição do Solo emergem como personagens com planos e vozes próprias: cada ameaça revela seu desejo de dominação, seu mecanismo de destruição e sua ambição de abalar a humanidade. Este espetáculo nasceu como um projeto temático idealizado e desenvolvido pelos alunos do 9.º ano do Colégio Garra, que deram vida a esses “vilões globais”. Em cena, eles personificam essas forças, desafiam o público a refletir sobre qual delas representa o perigo maior - e mostram como podemos enfrentá-la, juntos, para preservar nossa espécie.
. O Bem Amado. Dia 15 de novembro - 19h30 - Classificação 10 anos. Direção: Igor Andrade. Sinopse: Com humor ácido e crítica social, a peça reinterpreta a clássica obra “O Bem-Amado”, de Dias Gomes, transformando-a em um retrato cômico e provocador sobre o poder, a hipocrisia e a condição humana. Na fictícia cidade de Sucupira, o recém-eleito prefeito Odorico Paraguaçu sonha em cumprir sua promessa eleitoral de inaugurar o novo cemitério da cidade. Contudo, um obstáculo se impõe: ninguém morre na cidade. Entre intrigas, discursos e artimanhas políticas, a trama se desdobra em núcleos que revelam diferentes faces da sociedade, trazendo à tona as contradições entre a moralidade, a fé e os desejos ocultos de uma cidade viva, pulsante e cheia de contratempos. Personagens que atravessam esse cenário tentando controlar a cidade, revelando suas paixões, intrigas e traições, mostrando que a vida em Sucupira é tão imprevisível quanto divertida.
. Entre Contos e Encantos. 16 de novembro - 19h - Classificação livre. Direção: Nei Rafael. Sinopse: Personagens que se perdem julgando uns aos outros apenas pelas aparências... Entre contos e encantos de reis e rainhas, príncipes e donzelas, pessoas simples que se amam, além de bruxas medonhas, assustadoras e horripilantes..., mas nem tudo que reluz é ouro, essa é a moral. Fiquem à vontade para viajar entre estes contos, pois a história é sua!
. Obediência Cega. 19 de novembro - 19h30 - Classificação livre. Direção: Stael de Oliveira. Sinopse: Uma denúncia! Um apelo... Uma indignação contra a obediência que oprime... Num mundo onde o silêncio é receita e a inquietude tem nome de doença, crianças aprendem a engolir comprimidos ao invés de respostas. Sua liberdade vem em cápsulas e a calma em miligramas. Caminham em fila dóceis, domesticados pela química do controle. O palco se torna espelho da mente adormecida, onde o grito quer nascer, mas a língua pesa. Obediência Cega revela o preço da normalidade: a morte do sonho em troca da paz fabricada. E quando a consciência desperta, não há remédio que a cale. É sobre curar-se de uma sociedade que teme o pensamento livre. Abafados nesse breu há um grito de socorro, um alerta para crianças, jovens e adultos perdidos nessa escuridão... Reprimidos por essa “Obediência... Cega”
. Escola de Bruxos e Mensagem Secreta. 20 de novembro - 18h - Classificação livre.
. Escola de Bruxos. Direção: Stael de Oliveira. Sinopse: Entre feitiços e sombras, ergue-se uma escola onde o poder pesa mais que a magia. O diretor Anakton, senhor de mandos e desmandos, reina sem saber o que é amar. Harry Potter foi a inspiração para surgir o texto. Os alunos desta Escola vivem sob o medo, aprendendo a se esconder, desconfiados e atentos. Mas a “Lua Azul” se ergue rara, misteriosa, libertadora, como uma esperança... Ela anuncia um tempo da mudança, onde o amor vence o controle e a coragem vence o medo. Nos corredores frios, nasce a rebelião dos corações encantados. E a verdadeira magia se revela transformando dor em liberdade, na nossa Escola de Bruxos.
. Mensagem Secreta. Direção: Nei Rafael. Sinopse: Quando um menino recebe uma declaração de amor secreta, numa brincadeira, ele embarca numa jornada engraçada e cheia de mistério para descobrir quem a escreveu. Por pistas escondidas no armário, bilhetes coloridos e sussurros pelo corredor da escola, ele mergulha no universo jovem onde todo toque de celular vira pista e cada risada pode esconder a verdadeira autora da mensagem. Entre risos, sustos e descobertas, ele percebe que o verdadeiro enigma não era só “quem me escreveu?”, mas o que acontecerá quando ele descobrir quem foi.
. Diário. 21 de novembro - 19h30 - Classificação livre. Direção: Stael de Oliveira. Sinopse: “Diário” é uma comédia com fundo reflexivo, onde o bullying, disfarçado de brincadeira, mostra suas feridas e absurdos. Entre risos e lágrimas, um grupo de jovens revela as páginas escondidas de seus diários. No palco, cada personagem tenta rir de si mesmo para não chorar, transformando a dor em ironia, o constrangimento em cena. As palavras escritas ganham voz, dançam entre o riso nervoso e a confissão sincera. O humor surge como defesa, mas também como cura. Aos poucos, o riso abre espaço para o afeto e a compreensão. A peça mostra que crescer é rir do que doeu, sem esquecer o que se aprendeu. Um espetáculo leve e profundo sobre saber ser diferente, mas se respeitando sempre.
. Contos de Fada. 22 de novembro - 18h - Classificação livre. Direção: Stael de Oliveira e Beatriz Bastos. Sinopse: Era uma vez… Um novo jeito de sonhar. Na peça Teatral “Contos de Fada”, como “O Patinho Feio” descobrem que ser diferente é a maior beleza. Em “Os Três Porquinhos” aprendem que a preguiça sempre traz consequências desastrosas. E em “Peter Pan” entendem que crescer não é perder a magia, mas aprender a cuidar dela. Entre músicas e encantos, Fadinhas e Gnomos contam nossa história onde o palco vira um livro aberto de muitas intrigas, mas a amizade e a coragem mostram o caminho de volta à alegria. Porque o verdadeiro “Era Uma Vez” começa todos os dias. E o final feliz é acreditar, de novo, no poder de ser criança.
. O Santo Inquérito. 22 de novembro - 19h30 - Classificação 12 anos. Direção: Bela Oliveira e Igor Andrade. Sinopse: A história de Branca Dias revela as contradições entre a fé e a falsa moral, entre a liberdade feminina e o machismo estrutural. Esta releitura, a partir da obra O Santo Inquérito, de Dias Gomes, mostra que as chamas da fogueira ainda ardem e que muitas Brancas Dias continuam sendo queimadas, diariamente. No centro da trama, uma jovem é acusada de heresia ao declarar sua liberdade. Em meio à tensão do Tribunal do Santo Ofício, o espetáculo mergulha no confronto entre desejo, fé e poder, revelando como a intolerância pode sufocar a vida e os sentimentos humanos. Entre julgamentos implacáveis, ameaças veladas e dilemas morais, a peça expõe o choque entre a opressão e a força do indivíduo. A tensão, ora dramática, ora poética, convida o público a refletir sobre as injustiças, enquanto se depara com a coragem e a resistência daqueles que ousam desafiar o poder
. As Guardiãs do Tempo. 24 de novembro - 19h30 - Classificação livre. Direção: Bela Oliveira. Sinopse: As Guardiãs do Tempo são lançadas em uma aventura que brinca com a temporalidade, misturando passado e presente, causando confusões e revelações. Quando alunas de 2025 revisitam sua escola no passado, descobrem que a realidade se mostra muito diferente e distante do que lembravam. Entre desencontros, desafios e descobertas, juntas elas aprendem a resolver suas questões e a lidar com suas diferenças, percebendo que cada instante tem sua importância e que o tempo, embora fluido, é também uma oportunidade de aprendizado e transformação.
. Por Detrás da Máscara. 25 de novembro - 19h30 - Classificação livre. Direção: Stael de Oliveira. Sinopse: Sete Segredos! Sete Confissões! Sete Personalidades! Sete Máscaras! Sete Vozes! Sete Vidas... Sete mulheres habitam o mesmo espelho, mas cada uma esconde um segredo. Sete telas revelam o que o sorriso disfarça, o que o medo não consegue revelar, dor, silêncio, cansaço. A depressão permeia entre gestos contidos e risos ensaiados. Elas fingem leveza, mas o mundo cobra em cada olhar. “Por Detrás da Máscara”, pulsa o grito que não se permite calar. O palco é denuncia, é espelho partido, é alma nua. Entre a angústia e a esperança, elas buscam o próprio rosto. Porque fingir já não basta, é preciso existir.
. A Linha do Tempo. 26 de novembro - 19h30 - Classificação livre. Direção: Stael de Oliveira. Sinopse: Do ventre do tempo, nasce a primeira voz, um sussurro de barro e sonho. Ela pinta nas cavernas o rosto do mundo, antes mesmo de ser nomeada. No Egito se fez adorada... Na Grécia subjugada... Como Joana D´Ark queimada... No Renascimento pintada... Já no Impressionismo despertada... No Surrealismo vem como Frida, retratada, para se impor como Marylin na Pop Art... Resistindo ao machismo e à desvalorização. Na arte a mulher se reinventa, vencendo o silêncio. Foi musa e enfim, sua própria obra-prima. Querem impor-lhe moldes, mas ela os quebra com gestos de eternidade. No teatro, na dança, nas tintas, na palavra, pulsa o coração da história. O tempo, diante dela, curva-se em admiração e arrependimento. Do anonimato à autoria, ela redesenha o destino com mãos firmes... Mãos de Mulher! No palco, o passado e o futuro se encontram! TicTac... TicTac... TicTac... É a Evolução da mulher!
. Páginas do Silêncio. 27 de novembro - 19h30 - Classificação livre. Direção: Nei Rafael. Sinopse: Em um mundo distópico onde a leitura é crime e os livros são proibidos, uma personagem ousa quebrar o silêncio. Ao ler e escrever sobre aquilo que lhe foi vetado, ela torna-se alvo - e símbolo de resistência. Misturando fatos reais com possibilidades aterradoras, o espetáculo revela o poder da palavra e o medo que os controladores nutrem dela. Porque no fim, num regime que teme ideias mais que armas, uma única página pode acender uma revolta.
. Censurado. 28 de novembro - 19h30 - Classificação 14 anos. Direção: Stael de Oliveira. Sinopse: A partir das produções artísticas da época da ditadura, a peça “Censurado” apresenta um paralelo, onde nas sombras do passado, ecos de 1964 ainda sussurram nas esquinas do presente. Vozes silenciadas insistem em ser ouvidas, rompendo o véu da história abafada. Entre documentos e lembranças proibidas, nasce o desejo de dizer. Um elenco dividido entre medo e coragem colocando sua Arte em Cena num país que ainda teme falar. A censura mudou de rosto, mas continua a ditar o que se pode sentir. A peça revela feridas que o tempo tentou esconder, mas não cicatrizou. O palco se torna tribunal e confessionário, onde a verdade é um ato político. Censurado é um grito que atravessa décadas, exigindo coragem e resistência.

Quem é quem
. Direção teatral e dramaturgia: Stael de Oliveira, Nei Rafael, Bela Oliveira, Igor Andrade e Beatriz Bastos
. Produção: Stael de Oliveira, Nei Rafael, Bela Oliveira, Igor Andrade, Lucas Guimarães, Beatriz Bastos, Mari Ribeiro, Caio César, Letícia Sanches e Juliana Deslandes
. Sonoplastia e operação de som: Igor Andrade, Julia Miranda e Letícia Sanches
. Iluminação: Nei Rafael e Lucas Guimarães
. Maquiagem e cabelo: Beatriz Bastos e Mari Ribeiro
. Figurino: Mari Ribeiro, Tiago Luna e Sophia Rocha
. Assistência de produção: Nícolas Prado, Francisco Fazzolo e Daniel Sousa
. Cenografia: Clóvis Lima, Mari Ribeiro e Tiago Luna
. Assistência de cenografia: Kai Amorim
. Direção de arte gráfica e social media: Beatriz Bastos
. Fotografia: Izabele Fotografia
. Filmagem: Cena 4
. Patrocínio: Colégio Garra, TreMED, Cognitive, Selenitá, GastroMais, Dimare Planejados, FM de Jesus, Dra. Kátia de Oliveira, Parkids Festas, Você Viagens e Praborita
. Apoio: Cheiro do Campo, Clube Foto Filatético, Gráfica Drummond e Studeo ao Cubo
. Parceria: Teatro Gacemss
. Direção geral: Stael de Oliveira
. Realização: Cia. de Teatro Arte em Cena

