
(Fotos: Divulgação)
Quando: Dia 13 de dezembro (sábado), às 19h, serão apresentadas cenas aleatórias de “A Última Noite”, “Diante do Tempo” e “Quando as Lápides Também Riem”
O mês de dezembro traz a primeira fase da 13ª edição do Festival de Teatro do Grupo Cênico Estudarte. A trupe, que possui 22 anos de fundação, apresenta no dia 13 de dezembro (sábado), às 19h, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, algumas cenas aleatórias de sua nova empreitada. Com entrada gratuita e, pela primeira vez, com classificação 18 anos.
Segundo o diretor geral do festival, Rodrigo Hallvys, a proposta é “uma dramaturgia com abordagem mais árdua, os contextos dos espetáculos tocam pontos mais sensíveis e necessários para reflexão da vida adulta”, lançando mão de assuntos sobre responsabilidade, respeito e retornos quanto às escolhas feitas durante a vida.
Serão fragmentos de dois espetáculos dramáticos e um cômico, com contrapontos, reunindo três das quatro turmas da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss, com todos os atores maiores de idade.
- Decidimos que em 2025 teríamos apenas atores adultos e que experimentaríamos textos que desafiariam por abordagens mais verossímeis. À exceção da comédia, que também toca em assuntos discutidos na sociedade, os outros dois espetáculos estampam o âmago da fragilidade de ego do ser humano, jogando por terra todo e qualquer esforço maniqueísta que ainda insiste fazer presença na sociedade atual - comenta Hallvys.
A noite começará trazendo quatro cenas que compõem “A Última Noite”, drama apresentado pela turma de nível iniciante do Estudarte. Em seguida, o alívio cômico entra em cena com alguns fragmentos de “Quando as Lápides Também Riem”, abordando a importância de se atravessar um luto com o objetivo de encontrar caminhos para seguir em frente na vida, apresentado pela turma de nível intermediário. E o encerramento ficará por conta de “Diante do Tempo”, espetáculo que traz abordagem de comportamentos da Era Medieval, quando as leis tinham bases diferentes da sociedade contemporânea, apresentado pela turma veterana.
Elenco
Para a primeira fase foram escalados os atores Anaví Azevedo, Angélica Arieira, Bel Rodrigues, Bianca Amelio, Bruno Lene, Bruno Nascimento, Cheudo Augusto, Cleide Cris, Diego Alvez, Eduardo Idalino, Evandro Souza, Joice Sayumi, Julia Werly, Juliandrea Miguel, Julio Cemi, Leon Martins, Lídia Judice, Livian Helena, Lyan Martins, Marcelle Costa, Nilton Renna, Raquel Amorim, Sarah Barros e Sarah Ferreira. Somando 24 dos mais de 40 atores que hoje estão ativos no elenco do Estudarte.
- Os espetáculos de longa duração estão diferentes de tudo que já fizemos na história do Estudarte. Há muitas novidades já planejadas para o próximo ano e trazemos algumas cenas como prévias, para o público saber um pouco do que pode esperar para abril, quando ocorrerá a segunda fase, trazendo todos os espetáculos completos e incluindo os de curta duração, que serão apresentados pela turma mais recente também. O desafio está muito maior - enfatiza Hallvys.
