
(Foto: Divulgação)
Conto será encenado por Danilo Nardelli e Kaline Leigue, sob direção de Bianco Marques
A cultura yorubá - conjunto de crenças religiosas provenientes do sudoeste da África e que, por causa do tráfico de escravos, influenciaram as Américas - é o pano de fundo da contação de história que o Sesc (Serviço Social do Comércio), em Barra Mansa, realiza neste domingo, 23, dentro do projeto "Viajando na História - Contos dos Continentes". Dirigido a crianças a partir de 8 anos e com entrada franca, o projeto consiste na dramatização de contos populares de diferentes partes do mundo, apresentados ao público de forma lúdica e interativa pelo Coletivo Teatral Sala Preta.
Neste domingo, às 15h30, o conto que será encenado por Danilo Nardelli e Kaline Leigue, sob direção de Bianco Marques, é "Ifá, o adivinho". Utilizando movimentos, gestos e danças inspirados na cultura da África negra, os atores ensinarão o público sobre o mito do homem que por meio dos seus búzios mágicos desvendava o destino das pessoas e as defendia da "Morte". Diz a lenda que a "Morte", irritada com a intromissão de Ifá, resolve se vingar dele, mas é impedida por uma corajosa donzela chamada Euá. Salvo pela donzela, o adivinho pode continuar a proteger as pessoas da "Morte".
Despertando o gosto pela leitura
O projeto é realizado pelo Sesc Barra Mansa desde 2002 e vem despertando em crianças o gosto pela leitura. Em 2011, o Coletivo Teatral Sala Preta ingressou na iniciativa com a proposta de apresentar diferentes histórias teatralizadas semanalmente.
Em 2012, o grupo concebeu o projeto "Contos dos Continentes", focado em pesquisa de histórias que representem diferentes partes do mundo, com o qual vem levando entretenimento e conhecimento sobre diferentes culturas, em parceria com o Sesc, a crianças da cidade.
Serviço
> Viajando na História - Contos dos Continentes - com "Ifá, o adivinho", do Coletivo Teatral Sala Preta. Dia 23 de junho, às 15h30, no Sesc Barra Mansa. Ingressos: grátis. Classificação etária: livre. Rua Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom. Telefone: (24) 3324-2807.
