20/11/2013 - 18:39:09

(Fotos: Divulgação)
O "Contos brasileiros de Natal" está com agenda
aberta a partir desta quarta-feira, 20 de novembro
Neve, Papai Noel, chaminé, ouro e prata na decoração. Natal é sempre assim, certo? A Associação Cultural para Desenvolvimento de Tecnologias Humanas/Instituto Dagaz tem uma nova proposta: a valorização da cultura nacional, um estudo dramatúrgico sobre o folclore brasileiro. O projeto foi batizado de "Circulacontos", contação de histórias com a Cia. Quiproquó de Teatro. O "Contos brasileiros de Natal" está com agenda aberta a partir desta quarta-feira, 20 de novembro. O agendamento é por turno escolar e as apresentações podem ser feitas na sede da associação de moradores dos bairros Volta Grande I e III, ou em escolas. A renda será destinada ao Instituto Dagaz para a construção de uma sala de balé.
A presidente do Dagaz e diretora Cia. Quiproquó, Marinez Fernandes, explica que as histórias são escolhidas dentro do tema Natal, de acordo com a faixa etária e o interesse do grupo.
- As obras serão escritas e/ou adaptadas, um espetáculo alegre, colorido, divertido e educativo, abordando contos, causos nacionais, destacando-se pelo seu aspecto lúdico. A contação de histórias desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores. A maneira de contar uma história varia de acordo com o perfil de quem a escuta, o grupo se adéqua aos espectadores, variando a forma das apresentações - diz.
Segundo Marinez, a Cia. Quiproquó faz questão de manter viva a chama do folclore nacional, uma visão diferenciada do Natal:
- Buscamos a construção de conhecimento e valorização da nossa memória, uma relação viva entre arte e educação. Contratando nossos serviços estará contribuindo para a realização de um grande sonho, que é a construção de uma sala de balé para abrigar adequadamente 350 crianças. Parte da verba será destinada para a construção dessa sala.
Um pouco sobre o Instituto Dagaz

O Instituto Dagaz foi fundado em 2009, atende crianças, adolescentes, jovens e adultos. De acordo com Marinez, a organização tem como Missão criar espaços para prática de cidadania, utilizando a cultura, o esporte e o lazer como ferramenta de transformação social.
- Nossa meta é sensibilizar e mobilizar o conjunto da sociedade, respeitando sua diversidade e estabelecendo parcerias corresponsáveis para o empoderamento social. A finalidade é contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, geração de renda/inclusão no mercado de trabalho de jovens e inclusão digital, por meio de atividades pedagógicas e de formação - enfatiza.
O programa propõe atividades no contra turno escolar e visa articular ações socioeducativas junto às escolas, famílias e comunidade, de forma a estabelecer vínculos efetivos com e entre os segmentos. Atende a aproximadamente 500 crianças, adolescentes, jovens e adultos a partir de 4 anos, oriundos do Complexo Santo Agostinho, periferia leste de Volta Redonda.
- Uma das diretrizes do Dagaz é se tornar sustentável por meio de nossa capacitação técnica na área de produção cultural - frisa.
Quem é quem no "Contos brasileiros de Natal"

. Direção artística: Marinez Fernandes
. Produção executiva: Mfconsultorias (Marcia Fernandes)
. Produção: Criss Ribeiro, Cristiano Ribeiro e Camilla Araujo
. Infraestrutura: Associação de Moradores do Volta Grandee I e III
Serviço

> Circulacontos - Máximo de atendimento por apresentação: 40 crianças. Duração: 40 minutos. Rua Sargento Paulo Moreira, 248, Volta Grande. Contato: (24) 3336-3636 (Criss Ribeiro). Facebook. E-mail: institutodagaz@hotmail.com
Edição impressa

