Publicidade

RH

Trabalho Semelhante

Rodrigo Hallvys realiza festival de esquetes no Rio de Janeiro

São três pequenos textos interpretados pelas alunas do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima; no encerramento, espetáculo exibido desde outubro com atores adultos

Teatro  –  12/12/2013 20:00

1

(Fotos: Divulgação) 

Antiquário: Festival de Esquetes Estudantis de Vargens
será realizado no Espaço Via Alternativa, em Vargem Pequena
 

Três anos após produzir seu último festival com o grupo Estudarte, em Volta Redonda, Rodrigo Hallvys recebeu a proposta para fazer um trabalho semelhante no Rio de Janeiro e preparou novo evento na capital carioca. O Festival de Esquetes Estudantis de Vargens será realizado neste sábado, 14, a partir das 19h, no Espaço Via Alternativa, em Vargem Pequena. Com entrada franca. 

Quando Rodrigo Hallvys deixou o grupo Estudarte, sua ideia era descansar a cabeça e revisar seus últimos anos morando em Volta Redonda. Passou oito meses fora da área artística se dedicando ao setor de logística administrativa e aproveitou esse tempo para pensar e esquematizar o que ainda pretendia fazer. O que não imaginava era um dia voltar à sala de aula como professor. 

- Minha graduação foi com licenciatura em teatro. Foi uma delícia e eu curto muito ser professor. Quando decidi parar é porque vi que era necessário. Não estava em meus planos voltar e o convite foi uma surpresa que está me desafiando de uma forma diferente, agora que estou formado. É um exemplo muito mais simples do que eu produzia, mas em um espaço de proposta totalmente diferente. Um antiquário - diz. 

O carinho dos alunos e do colégio 

2

Em setembro Hallvys substituiu uma amiga, que precisou deixar o projeto de teatro no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro, e ganhou o carinho dos alunos e do colégio.

- Estou revivendo coisas bacanas na área da Educação. É bom quando você chega a uma instituição e ganha abraços dos alunos, enquanto eles perguntam como você está, como foi seu fim de semana - comenta.

O resultado de tudo gerou o Festival de Esquetes Estudantis de Vargens, que contará com três pequenos textos interpretados pelas alunas do colégio e, como encerramento, o quarto esquete será "Barulho", que já estava sendo exibido desde outubro com atores adultos. Tudo com figurino assinado por Eliete Braun, figurinista responsável pela construção do corpo da Dona Redonda, da novela "Saramandaia" (Rede Globo). 

O que o público verá em cena 

3

Iniciando o evento, entra em cena "A menina que tinha medo de alface". Um esquete infantil que discute os monstros criados pelos medos e a importância do bom hábito alimentar. Logo em seguida vem "Papo de muié", um infanto-juvenil que propõe duas garotas do interior falando sobre como as pessoas dificultam um relacionamento amoroso. 

O terceiro trabalho é uma releitura de "Minha boneca", esquete que já integrou festivais do Estudarte em Volta Redonda e teve uma aceitação satisfatória para o diretor. Foi o primeiro esquete tenso que escreveu fora do molde de monólogo. Trabalha, segundo ele, a melancolia e o sofrimento, indagando o que deixamos afundar em nós mesmos. 

Para encerrar, o esquete convidado é "Barulho", que também já fez sucesso em Volta Redonda, quando foi destaque entre os espetáculos produzidos pelo último festival do Estudarte, em 2010. 

- Esse eu escrevi em 2008, como monólogo. Era um desabafo meu sobre tragédias e as reações do povo brasileiro. Deixei-o guardado e adaptei para elenco em 2010. O que eu não havia pensado era na situação de, a cada vez que apresentamos, o público entende de uma forma completamente distinta, pois as tragédias se "renovam" e a plateia acaba se adaptando a isso. Ou seja, realmente nunca ficará pronto - explica. 

4

Quem é quem no festival

. Elenco: Beatriz Santana, Caci Santos Lobo, Evellyn Mendes, Gabrielly Lomboni, Izabella Brito e Luisa Nogueira
. Atores convidados: Leandro Cederboom, Magno Myller e Tiago Santos
. Figurino: Eliete Braun
. Direção: Rodrigo Hallvys
. Produção: RH Soluções Artísticas
. Apoio: Espaço Via Alternativa, Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, Guia Tudo
. Patrocínio: Gepetto Pizzaria e Restaurante
. Local: Espaço Via Alternativa, Estrada dos Bandeirantes, 12.320, Vargem Pequena, Rio de Janeiro

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

2 Comentários

×

×

×

  • beatriz santana

    Estou mt anciosa!!

  • Tatiana Müller

    Parabens ao Rodrigo e a todos os demais envolvidos! vamos trazer cada vez mais arte para zona oeste. sucesso!