Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

"Mulher Sem Pecado"

Bernardo Mauricio, de volta ao palco 30 anos depois

Ator e diretor interpretou Dona Aninha em leitura dramatizada; personagem foi criado por Nelson Rodriguez

Teatro  –  05/07/2014 16:06

1

(Fotos: Divulgação) 

"O ator em mim foi mais uma etapa a ser vencida
em direção à pesquisa na milenar arte do teatro"
 

Foram 30 anos longe de um palco, na função de ator. Bernardo Mauricio, finalmente, quebrou esse jejum em junho, no palco do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), Teatro 2, em Volta Redonda. Que estava com fome era o público. E saboreou um prato cheio de na leitura dramatizada, iniciativa de Lucio Roriz. "Mulher sem pecado", texto de Nelson Rodriguez, a lenda viva das artes cênicas da região interpretou uma idosa, dividindo a cena com novos artistas.

O professor de teatro com formação tabladiana, com estágio no curso para 22 encenadores do Estado do Rio, ministrado por Augusto Boal, dentro da "Poética do oprimido", o encenador, premiado em festivais, é o mais experiente em arte dramática. São mais de 50 anos na área. 

Confira a entrevista com Bernardo Mauricio 

2

"Essa volta ao palco foi apenas um exercício, uma
maneira de ajudar a nossa Delegacia Regional do Sated"

Quem escolheu e por que foi escolhida a personagem Dona Aninha para você voltar ao palco?

De comum acordo com a direção (Lucio Roriz), escolhi essa personagem porque há 30 anos eu deixei de atuar como ator numa personagem que não tinha texto, foi um puro exercício de ação interior (o corpo é uma outra palavra), para me dedicar mais profundamente à pesquisa da encenação de espetáculos. O ator em mim foi mais uma etapa a ser vencida em direção à pesquisa na milenar arte do teatro. Sou essencialmente um pesquisador da arte de representar, daí o professor, que é o veículo para passar esse conhecimento para uma geração que precisa dessas descobertas, dos anos de pesquisas, os quais me debrucei e continuo debruçado, principalmente no interior do Estado do Rio, que tem que lidar com a falta de bons profissionais na área das artes cênicas. 

Foram 30 anos sem m atuar. Por que essa opção? Você se sente melhor dirigindo, escrevendo e trabalhando como professor do que como ator? 

Trinta anos sem atuar com ator, como ator num espetáculo, porém, atuando intensamente na busca do conhecimento. Esses anos de dedicação, que na verdade é a doação de uma vida, um sacerdócio (não fiz outra coisa na vida) e que é uma verdadeira aventura se entregar a essa profissão, porque requer muita renúncia, muita coerência para não desistir na primeira dificuldade, no primeiro obstáculo. Aquele que quiser se tornar um encenador (porque direção não pode ser ensinada), um professor de arte dramática, tem que buscar estofo, bagagem, por meio do conhecimento, e isso não se dá de uma hora pra outra, de um ano pro outro, isso pode durar uma vida. 

Você voltou ao palco em uma leitura dramática e não em um espetáculo (peça encenada), por que essa opção? 

Essa volta ao palco foi apenas um exercício, uma maneira de ajudar a nossa Delegacia Regional do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões), que é aqui em Volta Redonda. No interior não temos muitos atores com registros e registros em dia com a entidade, por isso eu compus o elenco da leitura dramática da "Mulher sem pecado", de Nelson Rodriguez. 

3

Lenda viva das artes cênicas da região interpretou uma idosa, dividindo a cena com novos artistas

Pretende voltar a atuar no palco mais vezes? Como foi a experiência? 

Dentro de uma emergência, sim! Mas apenas em uma emergência. Quanto à experiência, é sempre uma responsabilidade defender uma personagem dentro de qualquer montagem teatral. Todo verdadeiro ator sente isso, sente a responsabilidade, sente medo (porque medo é sinônimo de responsabilidade), sente frio na barriga, suor nas mãos, dor de barriga, coração aos pulos, até os mais experientes... 

O que você está preparando para este ano, além de manter o curso de teatro? Qual o próximo espetáculo a ser montado? 

Se tudo correr bem, vou ministrar cursos de teatro em Pinheiral, no Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Barra Mansa, em Piraí, e aí tudo pode acontecer. A intenção é remontar "Toda donzela tem um pai que é uma fera", texto de Glaucio Gill; "Romeu e Julieta", de Shakespeare; montar "Madeira de dá em doido", texto colagem de minha autoria; e "Otelo", de William Shakespeare, se o tempo neste ano der, se não entramos pelo ano que vem - 2015. 

Como anda o processo de revitalização do teatro da Ilha São João? 

O Cena (Centro Experimental de Novos Atores) não tem dinheiro para o andamento da restauração, o que temos é a contribuição dos alunos que frequentam o curso de arte dramática que leciono no espaço. Entreguei um projeto à Secretaria de Cultura de Volta Redonda para transformar aquele espaço cultural em um centro onde poderemos receber toda forma de manifestação cultural e uma vez por ano promover um festival de teatro à maneira de Resende e outras cidades que promovem esse ato de cultura. O Cena foi criado naquela casa, naquele teatro em 1985, e estamos em compasso de espera... 

E seu curso, quantos alunos atualmente? Quando são as aulas? Ainda há vagas? O que fazer para participar? 

O contingente é flutuante, as pessoas que procuram o teatro da Ilha com a intenção de fazer o curso de arte dramática têm problemas os mais variados, desde trabalhar em turnos e trabalhar aos domingos (dia em que rolam as aulas e oficinas) até falta de dinheiro pra passagem de ônibus. Nosso curso é gratuito, quem pode entra com uma contribuição para manutenção dos trabalhos desenvolvidos. Para participar basta ligar para (24) 9-9913-6637, falar comigo e marcar uma entrevista. Temos vagas, podemos trabalhar com turmas de até 50 alunos... 

Você acompanha os trabalhos dos grupos da região? Que análise você faz do que está sendo apresentado? 

Sempre que tenho oportunidade, e agora estou tecendo comentários do que tenho visto nos teatros da região no meu Facebook. 

O que pode ser feito para movimentar o cenário teatral da região, principalmente em Volta Redonda? 

Intercâmbio! Ocupação dos espaços teatrais ociosos! Tem teatro aqui em Volta Redonda que está apodrecendo! Exemplo é o Teatro Santa Cecília! O teatro do complexo da Ilha São João, apesar de o Cena ter assumido a sua restauração, e por aí vai... 

Serviço 

> Bernardo Mauricio - Acompanhe as novidades no Facebook do artista.

Edição impressa

1

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×