Publicada em: 09/11/2014 (13:39:13)
Atualizada em: 02/12/2014 (14:52:13)
(Foto: Magela Bastos)
O ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro Bernardo Mauricio foi homenageado por
Stael de Oliveira, na abertura do Festival, logo após a encenação da primeira peça do evento
> Leia também: Teatro/Crítica - Mais um espetáculo de amor/ódio da Stael de Oliveira
Doze peças e duas intervenções. Cerca de 200 pessoas no palco nos oito dias de evento. Expectativa de atrair um público de cinco mil pessoas. O XV Festival de Teatro Arte em Cena começa nesta quarta-feira, 12, e segue até 19 de novembro, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda. Mais de cinco mil alunos já passaram pela companhia teatral da Stael de Oliveira nesses 25 anos de fundação. Um total de 150 peças escritas e encenadas.
- Eu me lembro de quando o Bernardo Maurício (ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro) me entregou um livro da Olga Reverbel (arte/educadora e professora de teatro) e disse: "Vai, esse é o seu caminho". Ela começou com um pequeno grupo, assim como eu, e se tornou grande. Eu comecei a ensinar teatro no Colégio Macedo Soares, em 1989, depois levei para a Fundação CSN, e há 15 anos estou no Gacemss. Tenho alunos de toda a região, até de Angra dos Reis e de Lídice - conta.
Confira a entrevista com Stael de Oliveira
(Fotos: Divulgação)
"O que existe por parte dessas pessoas que criticam é um
certo preconceito, afinal, as linguagens teatrais são muitas"
O festival, como sempre, terá peças adultas, infantis e infanto-juvenis. Quais as novidades este ano?
"Greve dos signos", "Tem alguém aí?" e "O juízo final" são as peças adultas escolhidas para este ano. "Novidades", "Milagre de Natal" e "À procura de uma cor", as infantis. As demais podem ser classificadas como infanto-juvenis. E temos dois espetáculos com artistas que vêm de fora de Volta Redonda: "Molhado por fora e quente por dentro" e "2 homens e 1 dinheiro".
Como é trabalhar com um grupo tão heterogêneo?
São mais de 200 pessoas no festival, entre alunos e atores profissionais, na faixa etária que vai de 5 a 75 anos. É mágico trabalhar com todos, o universo do teatro trabalha com arte, emoção, e tudo se torna possível. É um grande despertar de mim mesma e dos outros, que descobrem suas potencialidades, muitas vezes adormecidas. O teatro faz com que eles passem a acreditar mais em si mesmos, muitos chegam com a autoestima baixa, inseguros, e descobrem que têm um potencial enorme, principalmente para a vida.
A sua formação em pedagogia é fundamental para encontrar o caminho certo?
Ajuda sim, é a didática, a forma como trabalhar da maneira mais correta possível. Quando comecei, eu observava coisas nos espetáculos que via que me incomodavam, e sempre quis fazer diferente. Acho que venho conseguindo nesses 25 anos fazer esse algo diferente.
Algumas pessoas criticam o seu trabalho, afirmando que não se trata de teatro profissional. Como você reage a esse tipo de crítica?
Essas pessoas não conseguem ver as diferenças de universos que existem dentro do fazer teatral. Eu faço um trabalho de despertar nos alunos o interesse por esse fazer e que pode vir a se tornar, sim, um profissional. Mesmo assim, a gente já conquistou prêmios importantes. Outra coisa que me orgulho é ver artistas que foram meus alunos e hoje são profissionais trabalhando no Rio, fazendo grandes espetáculos e vivendo da arte. Aqui no Arte em Cena existe amor, somos uma família. O que existe por parte dessas pessoas que criticam é um certo preconceito, afinal, as linguagens teatrais são muitas.
Você é uma das poucas que consegue lotar vários dias o Gacemss com seus espetáculos. A que você atribui isso?
Sempre tive a preocupação de atrair o público ao teatro, trabalhando seriamente o que os espetáculos estão dizendo, qual a crítica que esses espetáculos estão fazendo, o que eles querem denunciar. É um curso de teatro, sim, é um percurso durante todo o ano que desemboca no festival, que é o resultado de tudo que fizemos durante o ano.
Olhando para trás, nesses 25 anos. O que você observa que mudou no Arte em Cena?
A experiência faz a gente amadurecer, não só eu me sinto muito madura, como o Arte em Cena está muito mais adulto. Tenho orgulho de ter feito nesses 25 anos um trabalho limpo, um livro aberto. Tanto que o público vem e volta sempre . Os alunos vão se profissionalizar e fazem questão de voltar e participar do festival. E tenho orgulho da credibilidade que alcançamos.
E 2014, quais os destaques do Arte em Cena este ano?
Fazer o projeto Teatro Escola Gacemss foi maravilhoso, até em termos financeiros, tivemos um público muito bom. Participar do Festival Gacemss da Criança também foi ótimo. E o Teatro Itinerante, com patrocínio da Light, por edital, foi sensacional. Fizemos cinco apresentações em praças da peça "Tem alguém aí?", que fala sobre os perigos das drogas. O espetáculo, que foi concebido para ser apresentado em teatros, teve que ser adaptado e a experiência foi muito gratificante.
______________________________________________________
Quem é quem no festival
. Autoria, direção teatral e montagem: Stael de Oliveira e Nei Rafael
. Iluminação: Nei Rafael e Stefano de Oliveira
. Cenografia, figurino e maquiagem: Tiago Luna e Felipe Tonioni
. Trilha sonora: Guga, Marchè e Luiz Garcia
. Sonoplastia: Otávio Caramel
. Coreografia: Stael de Oliveira, Isabel dos Santos Leal e Clayton Moore
. Produção: Isabela Oliveira, Letícia Roberta e Letícia Ághata
. Direção geral: Stael de Oliveira
______________________________________________________
A programação completa
# Performance artística: "Molhado por fora, quente por dentro". Com Fábio Lacerda. Data: 12 de novembro (quarta-feira) | Horário: 19h30
# Peça: "Tem alguém aí?". Autoria: Stael de Oliveiral, Nei Rafael e Otávio Caramel | Direção: Stael de Oliveira. Data: 12 de novembro (quarta-feira) | Horário: 19h30. Sinopse: A peça mostra o mundo das drogas e a difícil realidade vivida por jovens que se matam antes mesmo de começar a viver... A reflexão é um alerta sobre um mundo de fugas, onde mais se perde do que se encontra. Numa montagem realista a abordagem se dá no momento em que um jovem se vê sem caminhos e sai em busca da tão sonhada felicidade. A descoberta de um mundo de incertezas e indecisões provindas do vazio do ser humano que se sente vulnerável diante da vida é a temática primordial do espetáculo. Elenco: Akauã Santos, Andreza Nunes, Gabryel Hipóllito, Gabriela Domingues, João Paulo Rigotti, Karenn Danyella, Letícia Medeiros, Lívia Meneleu, Maria Eduardo Araújo, Melissa Gershon, Otávio Carame e Thales Ferreira.
# Peça: "O Casamento de Veríssimo". Autoria: Luís Fernando Veríssimo. Adaptação: Stael de Oliveira e Nei Rafael | Direção: Nei Rafael e Stael de Oliveira. Data: 13 de novembro (quinta-feira) | Horário: 19h30. Sinopse: Partindo do texto "O casamento", de Luiz Fernando Veríssimo, e adaptando outros textos do autor, foi criada uma peça teatral divertida e irreverente que fala do relacionamento humano e suas diversas complicações. O amor sempre foi a chave de tudo, mas se ele é impontual e imprevisível, não adianta. As pessoas são impacientes e sempre serão. Será que você se encaixa em alguma dessas situações? Elenco: Ana Beatriz Bernardo, Ana Beatriz Prudente, Ana Gabriela Groteaers, Anne Camargo, Carol Ferraris, Fernanda Oliveira, Frederico Ribeiro, Gabrielle Andrade, Giovana Frutero, Giulia Vaz, Janaina Martins, Matheus Marins, Nathan Pereira, Pâmela Pereira, Pedro Otavio, Renata Carvalho, Thomaz Seraphim e Victor Luna.
# Peça: "Juízo final". Autoria: Nei Rafael | Direção: Nei Rafael. Data: 14 de novembro (sexta-feira) | Horário: 19h30. Sinopse: Temos uma única certeza nessa vida, a morte. Mas o que será que nos aguarda? Será que estamos prontos para nos depararmos com nossas próprias falhas e defeitos? Ou vamos continuar a fugir da verdade que está diante de nossos olhos? Essa é a reflexão que o espetáculo propõe. Através de um enredo intenso e surpreendente, paramos para pensar se nós conseguimos reconhecer nossos erros e encarar as consequências de nossos atos. Julgue culpado ou inocente, aquele que se recusa a enxergar o que lhe está sendo mostrado. Elenco: Julia Guimarães, Beatriz Bastos, Marcelly Braga, Milena Barbosa, Beatriz Zancanaro, Rafaela Peradelles, Eduarda Erbiste, Bruna Jasmim, Patrícia Tedeschi, Gabriel Henrique, Mariana Delgado, Thiago Ribeiro e Thales Ferreira. Participação Especial: Gabryel Hipóllyto.
# Peça: "Novidades". Autoria: Nei Rafael | Direção: Nei Rafael. Data: 15 de novembro (sábado) | Horário: 14h. Sinopse: Como dizer que não gostou, antes mesmo de provar? Como dizer não, para quem nem chegou a conhecer? Essa história mostra, com muita doçura, que existem muitas coisas boas para quem está disposto a conhecer o novo. Venha conosco conhecer essas "Novidades" e será conquistado por uma turminha pequena de tamanho, mas enorme em talento! Elenco: Ana Luiza Ribeiro, Beatriz de Melo, David Castro, Eduarda Queiroz, Lavínia Libaneo, Maria Luísa Gumán, Nicoly Toledo, Pedro Baesso, Pedro Penna, Samuel Toledo, Sophia Duarte e Thaina Lopes.
# Peça: "Milagre de Natal". Autoria: Stael de Oliveira | Direção: Stael de Oliveira. Data: 15 de novembro (sábado) | Horário: 14h. Sinopse: "Milagre de Natal" vem propor uma reflexão sobre o que temos feito do Natal. Se ele está sendo valorizado ou simplesmente comemorado. Numa linguagem infantil vamos abordar: O Natal do passado! O Natal do presente! O Natal do futuro! Propondo avaliar o nosso comportamento e o que temos feito desta data tão importante. Elenco: Ana Liz de Oliveira, Ana Luiza Monteiro, Ananda de Moura, Anna Clara Caruso, Fernanda Heringer, Gabriel Pagano, Isadhora Coutinho, Lara Alves, Lara Guimarães, Larissa Guedes, Letícia Coelho, Lívia de Moura, Lívia Lavorato, Luana Linhares, Marcos Paulo Nascimento, Marcos Vinícius Venzel, Maria Clara Machado, Maria Eduarda de Carvalho, Maria Eduarda Esteves, Mariângela, Ravínia Sobrinho, Thiago de Mello, Thiago Maia e Victor Dias. Participações especiais: Davi Castro e San´Tiago.
# Peça: "À procura de uma cor". Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael | Direção: Stael de Oliveira. Data: 15 de novembro (sábado) | Horário: 14h. Sinopse: É uma peça infantil que mostra a discriminação e desvenda o diferente e o desconhecido. Até que ponto julgamos os que não são iguais a nós? Como tratamos aqueles que são diferentes? Será que em um mundo tão colorido quanto o nosso não há lugar para cores que ainda não conhecemos? Venha conferir nosso protesto e fazer parte deste julgamento. Elenco: Akauã Santos, Andreza Nunes, Gabryel Hipóllito, Gabriela Domingues, Karenn Danyella, Lívia Meneleu, Maria Eduardo Araújo, Melissa Gershon, Otávio Caramel e Thales Ferreira. Participações especiais: Igor Andrade e Guilherme Barbosa.
# Peça: "Salada mista". Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael | Direção: Stael de Oliveira. Data: 15 de novembro (sábado) | Horário: 19h30. Sinopse: Imaginem que sem graça seria se todas as cores fossem iguais e se todas as comidas tivessem o mesmo sabor? "Salada mista" mostra, com muito bom humor, o fabuloso mundo das personalidades, o verdadeiro encanto de cada personagem e que o preconceito não leva a nada. Mostra também que o divertido está em conviver com as diferenças e que, apenas com elas, podemos aprender a sermos pessoas melhores. Você está convidado a desfrutar de todos os ingredientes que compõem esta saborosa "Salada mista". Elenco: Ana Clara Paiva, Ana Júlia Maia, Bárbara Auad, Bárbara Tanniza, Beatriz Figueredo, Bruce Feijolo, Bruna Spinola, Carlos Robert, Flávia Quadros, Gabrielle Barros, Guilherme Vieira, Laís Moreira, Laura Gomes, Luciano Nascimento, Maria Carolina Delgado, Maria Clara Bedê, Maria Luiza Azevedo, Matheus Marins, Pâmela Ceribella, Rafael Vieira, Sthefany Campos, Thayane Novais, Vitória Húngaro e Yasmin Souza. Participação especial: Guilherme Barbosa.
# Peça: "Entre contos e encantos". Autoria: Nei Rafael | Direção: Nei Rafael. Data: 16 de novembro (domingo) | Horário: 10h. Sinopse: Nem sempre o que parece é... Nem sempre é o que parece... Nem tudo que é branco é farinha... Nem tudo o que é feio é mau... E nem tudo que reluz é ouro! Em uma encantadora viagem vamos conhecer as aventuras de personagens que se perdem julgando uns aos outros apenas pela aparência. Reis e rainhas, príncipes e castelos, camponeses e camponesas, bruxas... Descubra o que todos têm em comum, pois por trás das aparências podemos nos surpreender! Então fique à vontade para conhecer esses contos, pois aqui a historia é sua! Elenco: América Possidente, Ana Cristina Martins, Daniel Rangel, Digeny Maciel, Dilcinei Ribeiro, Gisela Parente, Grace Lugon, Isabel Passos, Joelson Cabanês, Manoelita Silveira, Michele Borges, Nathália Melo e Sãn Thiago. Participações especiais: Isabela Oliveira e Livia Meneleu.
# Esquete: "2 homens e 1 dinheiro". Com Akauã Santos e Cassio Duque - Melan Cia. Data: 16 de novembro (domingo) | Horário: 19h30. Duração: 15 minutos. Sinopse: Em um ponto de ônibus, durante a espera pelo transporte, dois homens disputam o único dinheiro restante após uma brincadeira mal sucedida, um duelo onde vale tudo, até "cotonete molhado".
# Peça: "Quero ser rico!". Autoria: Stael de Oliveira | Direção: Stael de Oliveira. Data: 16 de novembro (domingo) | Horário: 19h30. Sinopse: Um questionamento onde fala mais alto o ser que o ter. Uma reflexão onde se escuta mais o coração. Uma história onde se reflete a própria imagem. "Quero ser rico" é uma fábula onde se encontram num vilarejo: um espantalho, um soldado e um homem de lata. Eles vão ensinar caminhos e seguir destinos que podem se encontrar com cada um de nós, basta querer ouvi-los e quem sabe também seguir os seus caminhos? Elenco: Amanda Martins, Amanda Provietti, Ana Almeida, Ana Catarina Moura, Ana Clara Moraes, Bruna Provietti, Carina Gomes, Clara Nascimento, Guilherme Barbosa, Ícaro Chagas, Igor Andrade, Isabelly Nascimento, João Pedro Vieira, Joselaik Mikelle de Carvalho, Larissa Aguiar, Milena Nascimento, Samantha Alves, Yam Carneiro, Yasmim Laureano e Yuri Brandão. Participação especial: Isabela Oliveira.
# Peça: "Entre fases". Autoria: Nei Rafael | Direção: Nei Rafael. Data: 17 de novembro (segunda-feira) | Horário: 19h30. Sinopse: Não estamos mais na fase de brincar, mas ainda não podemos sair para balada! Não estamos na fase de sermos tratados como bebezinhos, mas nunca temos a independência que queremos! Não somos nem isso nem aquilo. Estamos entre dois mundos diferentes. Entre fases! Por isso muitas vezes somos incompreendidos, tantas vezes injustiçados, mas sempre engraçados! Venha rir das descobertas desses jovens que estão passando pela fase mais confusa e gostosa de suas vidas. Elenco: Anna Júlia Timóteo, Ana Luísa Ramos, Ana Rosa Castro, Carolina Souza, Fernanda Ellen, Gabriela Silva, Larissa Gomes, Maria Eduarda Landim, Stephanne Spinelli e Vitor Queiroz. Participações especiais: Ana Beatriz Prudente, Ana Gabriela Groetaers e Nathan Pereira.
# Peça: "#EraUmaVez". Autoria: Stael de Oliveira e Renan | Direção: Stael de Oliveira. Data: 18 de novembro (terça-feira) | Horário: 19h30. Sinopse: - Era uma vez? - Qual o problema com "Era uma vez"? - Isso aqui não é um conto de fadas! Uma peça atual que questiona as angústias e inquietações vividas por adolescentes que muitas vezes não estão vivendo o "conto de fadas" que demonstram. "#EraUmaVez" retrata de forma moderna o outro lado da história onde a realidade grita e muitas vezes ninguém está escutando. E você? Elenco: Ana Beatriz Caldeira, Annia Brum, Arthur Leal, Bruna Castro, Camila Stohler, Clarice Rodrigues, Eric Honorato, Isabella Meira, José Francisco Gama, Laura Anderaus, Luiz Felipe Cavalcanti, Marcella Gomes, Maria Antônia Silva, Maria Eduarda Werneck, Maria Fernanda Meduna, Monique Medeiros, Pâmela Reis, Rachel Xaud, Rodrigo Scatolino, Vitória Pagano e Yasmim Braga.
# Peça: "Greve dos signos". Autoria: Stael de Oliveira | Direção: Stael de Oliveira. Data: 19 de novembro (quarta-feira) | Horário: 19h30. Sinopse: Destruição... Morte... Acidentes... Um verdadeiro caos vai acontecer, não por causa do fim do mundo, mas devido à "Greve dos signos". Mas o que seria essa "Greve dos signos"? Um ato de protesto ao que os humanos vêm fazendo à "sagrada" astrologia: ciência dos astros que une o homem ao universo. Os signos estão indignados com a falta de respeito dos mortais e vão usar suas armas para mostrar seu valor. O zodíaco está armado, dividido em seus elementos terra, água, fogo e ar, e pode se rebelar a qualquer momento. O problema é o que pode acontecer se eles realmente entrarem em greve. Vocês já imaginaram? Elenco: Ana Beatriz Cândido, Bruna Gomes, Gabriel Cândido, Gabryel Hipóllito, Isabela Caldeira, João Victor Linhares, Júlia Maciel, Juliana Sena, Lucas Guimarães, Marcela Vieira, Maria Clara Almico, Marina Vilella, Natalia Oliveira, Paula Penido, Pedro Saturno e Thais Melo. Participação especial: Igor Andrade.
______________________________________________________
Serviço
> XV Festival de Teatro Arte em Cena - De: 12 a 19 de novembro. Local: Gacemss 1 (capacidade: 450 lugares). Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Informações: (24) 3342-4202 / (24) 3343-3033. Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (promoção todos pagam meia) e R$ 8 (associados do Gacemss).