Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Bodas de Prata

Arte em Cena comemora 25 anos com Festival de Inverno

Nove espetáculos serão encenados no Gacemss; evento reúne 200 alunos de 10 a 70 anos e 15 profissionais

Teatro  –  26/06/2015 12:33

Publicada em: 09/06/2015 (11:05:48)
Atualizada em: 26/06/2015 (12:33:08)

0

(Fotos: Divulgação/Gabriel Candido)

Fidelidade: Expectativa de público é de cerca de oito mil pessoas, em nove dias de apresentações

Bodas de prata. Não poderia faltar novidade para marcar esses 25 anos. Stael de Oliveira apresenta, pela primeira vez, o Festival de Inverno Arte em Cena. Nove espetáculos serão encenados no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda. "Entre contos e encantos", "Tem alguém aí?", "Entre fases", "#EraUmaVez", "Quero ser rico", "Salada mista", "Casamento de Verissimo", "Greve dos signos" e "Juízo final" terão sessões às 19h30, de 11 a 26 de junho. 

- Algumas peças terão sessão manhã e tarde para as escolas que agendarem - diz Stael, acrescentando que há alguns anos fazia o Festival Arte em Cena no meio do ano, no Sesc (Serviço Social do Comércio), em Barra Mansa. 

- Mas no Gacemss é a primeira vez. Em 2012 nós tivemos um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura e fizemos um festival no meio do ano. As peças do Festival de Inverno foram apresentadas no final do ano passado e serão reapresentadas em comemoração aos 25 anos de fundação do Arte em Cena. A escolha foi feita de acordo com os pedidos e a vontade dos atores em reapresentar suas peças - explica. 

O evento reúne 200 alunos de 10 a 70 anos e 15 profissionais, entre autores, diretores, professores, cenógrafos, figurinistas, músicos, sonoplastas, coreógrafos, iluminadores, fotógrafos, filmadores, entre outros. A expectativa de público, segundo Stael, é de cerca de oito mil pessoas ao todo, pois o evento conta com escolas no horário da manhã e da tarde, que serão agendadas.

Para Stael, o que diferencia o Festival de Inverno daquele que é apresentado no fim do ano é que, pelo fato de as peças já estarem prontas, o grupo tem mais tempo para a reflexão e para um maior aprofundamento com relação à interpretação e ao estudo dramático.

- Já o ponto comum entre os dois é que são montados com o mesmo carinho e a mesma atenção. Em parceria com o Gacemss, pensando sempre na maior qualidade para agradar cada vez mais nosso público fiel que poderá se acostumar a conferir nosso Festival de Inverno, que se fará tradição, tal qual o Festival de Teatro Arte em Cena. Este é nosso sonho, tanto do Arte em Cena, quanto do Gacemss - enfatiza.

No momento em que muito se fala em crise, o Arte em Cena segue produzindo. De acordo com Stael, o cenário econômico ainda não afetou o trabalho do grupo.

- Estamos com mais alunos do que no ano passado. Esperamos que não nos afete. O que torna possível a realização de dois festivais do nosso porte é o amor. Temos tanto amor pelo que fazemos que viabiliza esta energia que nos conduz, e também uma vontade de mostrar nosso trabalho melhorando sempre, envolvendo cada vez mais profissionais - frisa.

Em 25 anos de existência já passaram pelo Arte em Cena mais de cinco mil alunos "que se formaram tendo o teatro como descoberta de si, do outro e do mundo em que vivem". Ao todo foram mais de 150 peças escritas e encenadas no decorrer desses anos.

- Obrigada Gacemss pela parceria e sustentação. Obrigada alunos que passaram e que estão conosco nesta caminhada guardando nosso lema: "Errou inventa... O outro errou emenda". Obrigada Volta Redonda e região pela confiança que depositam nesta instituição que trabalha pela arte, pela descoberta do outro e principalmente pelo amor que rege todo este caminho de 25 anos de estrada, de trabalho, luta e realizações.

Por isso mesmo, o Arte em Cena não para. Vai participar do Circuito Sesi, em sete cidades pelo Estado do Rio de Janeiro, em agosto, com a peça "Caravana de sonhos", dirigida por Stael de Oliveira: Dia 7, em Caxias; dia 8, Nova Friburgo; dia 21, Petrópolis; dia 22, Jacarepaguá; dia 27, Macaé; dia 28, Campos; e dia 29, Itaperuna. Também no Projeto Teatro nas Escolas com debate acompanhados por psicólogos. E, para fechar o ano, em novembro, tem o 16º Festival de Teatro Arte em Cena - Shakespeare em Cena, destacando os 400 anos de morte do dramaturgo (que será em 2016). Serão encenados 12 espetáculos. 

Quem é quem no festival

. Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael
. Direção teatral: Stael de Oliveira e Nei Rafael
. Montagem: Stael de Oliveira e Nei Rafael
. Iluminação: Nei Rafael e Stefano de Oliveira
. Cenográfica: Tiago Luna e Felipe Tonioni
. Figurino: Tiago Luna e Felipe Tonioni
. Trilha sonora: Luiz Garcia Guga e Marchè
. Sonoplastia: Igor Andrade e Thiago Ribeiro
. Coreografia: Stael de Oliveira, Isabel dos Santos Leal e Clayton Moore
. Maquiagem: Tiago Luna e Felipe Tonioni
. Produção: Isabela Oliveira e Juliana Deslandes
. Direção geral: Stael de Oliveira 

Confira a programação completa do Festival de Inverno 

1

# Entre contos e encantos - Autoria: Nei Rafael. Direção: Nei Rafael. Data: 11 de junho (quinta-feira). Horário: 19h30. Sinopse: Nem sempre o que parece é... Nem sempre é o que parece... Nem tudo que é branco é farinha... Nem tudo o que é feio é mau... E nem tudo que reluz é ouro! Em uma encantadora viagem, conheceremos as aventuras de personagens que se perdem julgando uns aos outros apenas pelo que aparentam. Reis e rainhas, príncipes e castelos... Camponeses e camponesas, bruxas que até o próprio medo tem receio de chegar perto... Descubra o que todos têm em comum, pois por detrás das aparências podemos nos surpreender com coisas, pessoas e histórias. Então fiquem a vontade para conhecer esses contos, pois aqui a historia é sua!

2

# Tem alguém aí? - Autoria: Stael de Oliveiral, Nei Rafael e Otávio Caramel. Direção: Stael de Oliveira. Data: 12 de junho (sexta-feira). Horário: 19h30. Sinopse: Mostra o tenebroso mundo das drogas e a difícil realidade vivida por jovens que se matam antes mesmo de começarem a viver... A reflexão é um alerta maduro e inteligente que vislumbra um mundo de fugas onde mais se perde do que se encontra aquele que por ela é envolvido... Numa montagem moderna e realista a abordagem se dá no momento em que um jovem se vê sem caminhos e sai em busca da tão sonhada felicidade. A descoberta de um mundo de incertezas e indecisões provindas do vazio do ser humano que se sente vulnerável diante da vida é a temática primordial do espetáculo.

3

# Entre fases - Autoria: Nei Rafael. Direção: Nei Rafael. Data: 17 de junho (quarta-feira). Horário: 19h30. Sinopse: Não estamos mais na fase de brincar... Mas ainda não podemos sair para balada! Não estamos na fase de sermos tratados como bebezinhos... Mas nunca temos a independência que queremos. Não somos nem isso nem aquilo... Estamos entre dois mundos diferentes. Por isso, muitas vezes somos incompreendidos... Tantas vezes injustiçados... Mas sempre engraçados! Venha rir das descobertas desses jovens que estão passando pela fase mais confusa e gostosa de suas vidas.

5

# EraUmaVez - Autoria: Stael de Oliveira e Renan Teixeira. Direção: Stael de Oliveira. Data: 17 de junho (quarta-feira). Horário: 19h30. Sinopse: - Era uma vez? - Qual o problema com "Era uma vez"? - Isso aqui não é um conto de fadas! Uma peça atual... Questionando as angústias e inquietações vividas por adolescentes que muitas vezes não estão vivendo o "Conto de fadas" que demonstram... Retrata de forma moderna o outro lado da história onde a realidade grita e muitas vezes ninguém está escutando... E você?

5

# Quero ser rico! - Autoria: Stael de Oliveira; participação de Igor Andrade e Yuri Brandão. Direção: Stael de Oliveira. Data: 19 de junho (sexta-feira). Horário: 19h30. Sinopse: Um questionamento onde fala mais alto o ser que o ter... Uma reflexão onde se escuta mais o coração... Uma história onde se reflete a própria imagem. É uma fábula onde se encontram num Vilarejo um Espantalho... Um Soldado e um Homem de Lata... Eles vão ensinar caminhos e seguir destinos que podem se encontrar com cada um de nós... Basta querer ouvi-los... Quem sabe não podem fazer parte também... Do seu caminho...

6

# Salada mista - Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Stael de Oliveira. Data: 23 de junho (terça-feira). Horário: 19h30. Sinopse: Imaginem que sem graça seria se todas as cores fossem iguais, todas as comidas tivessem o mesmo sabor... A peça mostra com muito bom humor o fabuloso mundo das personalidades... O verdadeiro encanto de cada personagem e que o preconceito não leva a nada... Mostrando que o divertido está em conviver com as diferenças e que apenas com elas podemos aprender a sermos pessoas melhores... Você esta convidado a desfrutar de todos os ingredientes que compõem esta saborosa "Salada mista".

7

# Casamento de Verissimo - Autoria: Luís Fernando Verissimo. Adaptação: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Nei Rafael e Stael de Oliveira. Data: 24 de junho (quarta-feira). Horário: 19h30. Sinopse: Partindo do texto "O casamento", de Luiz Fernando Verissimo, e casando outros textos do autor, temos uma peça teatral divertida e irreverente, falando do relacionamento humano e suas diversas complicações. O amor sempre foi a chave de tudo, mas se ele é impontual e imprevisível não adianta. As pessoas são impacientes e sempre serão. Vamos ver se você não se encaixa em alguma dessas situações?

8

(Foto: Divulgação/Wallace Feitosa)

# Greve dos signos - Autoria: Stael de Oliveira. Direção: Stael de Oliveira. Data: 25 de junho (quinta-feira). Horário: 19h30. Sinopse: Destruição... Morte... Acidentes... Um verdadeiro "Caos" irá acontecer... Não por causa do fim do mundo!... Mas pela "Greve dos signos", um ato de protesto ao que os humanos vêm fazendo da sagrada Astrologia... Ciência dos astros que une o homem ao universo. Os signos já estão indignados com a falta de respeito dos mortais e vão usar suas armas para mostrar seu valor. O zodíaco está armado, dividido em seus elementos: Terra... Água... Fogo e Ar... Podendo se rebelar a qualquer momento... O problema é se realmente eles entrarem em greve. Vocês já imaginaram o que aconteceria se?

9

# Juízo final - Autoria: Nei Rafael. Direção: Nei Rafael. Data: 26 de junho (sexta-feira). Horário: 19h30. Sinopse: Temos uma única certeza nessa vida, a morte. Mas o que será que nos aguarda? Será que estamos prontos, em nos deparar com nossas próprias falhas e defeitos? Ou continuaremos a fugir da verdade, que esta diante de nossos olhos? Essa é a reflexão que o espetáculo propõe. Através de um enredo intenso e surpreendente, paramos para pensar se nós conseguimos reconhecer nossos erros e encarar as consequências de nossos atos. Julgue culpado ou inocente, aquele que se recusa a enxergar o que lhe está sendo mostrado.

_______________________________________________________
Serviço
 

> Gacemss - Rua 14, n° 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Telefones: (24) 3343-1770 // (24) 3343-3033 // (24) 9-8832-0118. E-mail: producao@gacemss.com.br

Edição impressa

1

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Lucilia Gomes Meduna Cabreira

    Excelente oportunidade para rever as peças do Teatro Arte em Cena com a direçao de Stael ,professora esta tao envolvida e dedicada ao seu belissimo trabalho ensinando aos seus alunos assuntos tao importantes e atuais .Vale a pena conferir . Parabens !!!!!!!!

  • ELDER

    Outros