Publicada em: 12/08/2015 (12:12:48)
Atualizada em: 22/08/2015 (11:37:03)

(Foto: Divulgação/Pedro Luz)
Luiz Fernando (participação especial), Anna Zelma (avó),
Diogo Senna (seu neto) e Marie Louise Garonsson (a mãe)
Uma família - ou o que restou dela - se encontra num necrotério para reconhecer o corpo de um de seus familiares. Estão ali para se certificarem da morte de um deles e também para atar ou desfazer definitivamente os laços que os unem. Esse é o mote da peça "Reconhecendo os mortos", que estreia neste sábado, 15, às 20h, no Teatro do Espaço Z, em Resende. Escrita por Luís Arnaldo Gastão, autor de "Chutando pedrinhas" e "Te amo nessa escuridão", a peça se estrutura neste drama familiar, mas sem perder o humor.
- A ideia inicial era colocar um casal reconhecendo os corpos dos cônjuges enquanto iniciam um romance, mas o texto não foi adiante. Pensei então numa família disfuncional lavando a roupa suja nesse ambiente asséptico e a história deslanchou - conta o autor.
Essa lavação de roupa suja envolve uma avó (Anna Zelma) e seu neto (Diogo Senna) e a mãe (Marie Louise Garonsson), que o abandonou há 15 anos para viver uma vida alternativa. Enquanto esperam para reconhecer o corpo do avô, eles travam um embate que revela segredos do passado e a mágoa acumulada. Raiva e abandono formam os alicerces da trama, que pode também revelar o amor escondido nas palavras dolorosas. A peça conta ainda com a participação especial do ator Luiz Fernando.
Para o diretor da peça, André Whately, o texto tem uma força dramática incomum na dramaturgia teatral, abordando questões familiares numa narrativa contemporânea.
- As personagens são todas intensas, o que privilegia de forma rara o trabalho de ator e exige da direção atenção e foco nos embates e discussões que se desenrolam na busca de quem está certo ou errado - explica.
_________________________________________________________
Serviço
> Reconhecendo os mortos - No Espaço Z. Apresentações: 15 e 16 de agosto (sábado e domingo), 20, 21, 22 e 23 (quinta-feira a domingo). Horário: 20h. Ingresso: R$ 20. Compra antecipada nas lojas Sublime do Pátio Mix, Centro Empresarial e Resende Shopping. Ou no próprio teatro, uma hora antes de cada apresentação. Avenida Gustavo Jardim, s/n (ao lado da APMIR), Resende.
