Publicada em: 27/10/2015 (17:37:21)
Atualizada em: 14/11/2015 (10:13:41)

(Fotos: Divulgação)
No Gacemss: Pelo curso livre de teatro do Lúcio Roriz já passaram mais de mil alunos
Ator e diretor de teatro com mais de 40 anos de experiência nessa arte milenar, Lúcio Roriz é um apaixonado pelo ofício que transforma o palco em escola de vida. Não por acaso ministra, desde 2009, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda, um curso livre de teatro pelo qual já passaram mais de mil alunos. Na sexta-feira, 23, às 20h, no Teatro 2, ele entregou os certificados, após a apresentação de esquetes encenados pelos alunos de 2015.
Os planos para 2016 já estão saindo do forno e pretendem atender a uma demanda cada vez mais crescente por atores multimídia. Roriz conta que está formatando um novo curso, que será oferecido a preços bem acessíveis, de interpretação não apenas para teatro, mas também para cinema e TV. A ideia é suprir uma carência antiga na região e acabar de vez com os "workshops caça níqueis" que aparecem sazonalmente.
- Tem um monte de ex-diretor de TV e ex-diretor de filmes e seriados que só se lembram do interior do estado quando seus bolsos ficam vazios. Chegam em nossas cidades apenas para ganhar dinheiro, porque estão desempregados nos grandes centros - critica Roriz que, inclusive, já está gravando um filme média-metragem com alunos e convidados.
Jovens, em sua maioria, seus alunos aprendem a arte de representar e de conciliar o tempo dedicado aos textos, marcações, jogos dramáticos e ensaios com grupo de estudo, o trabalho e outras responsabilidades diárias.
- Não temos muito tempo. Cada turma tem duas horas de aula por semana, então procuramos ser práticos e objetivos. Os alunos aprendem a interpretar, interpretando - explica Roriz, acrescentando que toma todo cuidado para que a primeira experiência com o palco seja realmente um marco em suas vidas.
- Espero sempre que meus alunos sejam contaminados pelo vírus da arte de representar e que levem esta experiência vida afora - diz.
O filme está sendo feito sem qualquer apoio do poder público. Seja financeiro, seja de infraestrutura.
- Se dependermos de poder público, governos ou de políticos para fazer as coisas, para que a cultura possa acontecer, não sairemos do lugar - sentencia Roriz, acrescentando que já apresentou vários projetos em busca de apoio e só recebeu negativas.
- Cansei desses párias da sociedade que não conhecem nem querem conhecer a dimensão que o teatro, o cinema, a música, a dança ou qualquer manifestação artística tem. O que a arte pode fazer em termos de transformação social - diz ele, garantindo que, nessa caminhada em busca da transformação pela arte, sempre pode contar com o apoio do Gacemss. A entidade, afirma o diretor, nunca mediu esforços ao colaborar com o fortalecimento da cultura na região.
Arte e terapia, indicação dos profissionais de saúde
As tensões do dia-a-dia, a depressão, as emoções em frangalhos, a competitividade, são coisas tão comuns nos dias atuais que adoecem a sociedade. E é no teatro que muitos estão encontrando força e equilíbrio para vencer essa doença. Roriz conta que o casamento do teatro com a prática terapêutica tem sido um sucesso na região.
- Com seus exercícios e jogos dramáticos, o teatro é uma ferramenta tão eficaz na construção do indivíduo, em seu processo de descoberta pessoal, que profissionais da área de saúde, como psicólogos, psiquiatras e até mesmo cardiologistas, têm indicado cada vez mais a prática aos seus pacientes - fala.
________________________________________________________
Peças de teatro prontas
> Espetáculo adulto - "Zé e Maria, a comédia caipira" - Em cartaz no Gacemss - Teatro 1, no dia 24 de novembro, às 15h, dentro do projeto Festival Papagoiaba. Escrita pelo próprio diretor, é um dos espetáculos que tem feito grande sucesso na região. "Zé e Maria" era um esquete com tema interessante e o grupo foi acrescentando situações que culminaram com uma peça com 60 minutos de duração. Sinopse: Em uma atmosfera divertidíssima, o espetáculo conta a história de dois caipiras que resolvem procurar o médico. Maria, a mulher de Zé, toma a iniciativa em levar o marido à consulta, pois a mesma não consegue dormir, em razão do marido confundi-la com uma bola de futebol. Depois de muita discussão, que tira a secretária do sério, o médico acaba recomendando um exame de próstata. O riso é garantido.
> Espetáculo infantil - "A viagem da intrometida" - Estreou em 2013 no Gacemss - Teatro 1, passou por algumas mudanças e voltou a ser exibida dentro do Festival da Criança, em 22 de outubro deste ano. O texto é uma adaptação de Lúcio Roriz para o original de Jésus Monção, "As formiguinhas". Sinopse: Conflitos diversos, mal e o bem, o feio e o bonito, são alguns dos ingredientes que tornam o espetáculo infantil um grande atrativo. Com músicas e coreografias próprias, o espetáculo propõe uma reflexão sobre as consequências da "arte da criança". Desobedecendo aos seus responsáveis, a estrela Intrometida resolve entrar em um foguete e verificar o que tem lá dentro. Nesse momento ela é surpreendida pela partida do mesmo que vem parar na Terra. Chegando aqui, ela encontra as formigas que lutam para se livrar do maior adversário delas, o terrível Tamanduá. Porém, tudo termina bem, pois fazer o bem ainda é a melhor obra.
