Publicidade

Premiação 2026

Muita Cor e Alegria

Espetáculo infantil do Cordão Popular é atração no Gacemss

Peça resgata as tradições da cultura brasileira, como música, dança e brincadeiras

Teatro  –  24/08/2016 20:42

(Fotos: Divulgação/Wallace Feitosa)

“A fabulosa confabulada fábula” conta histórias que têm como principais temas a tolerância 

Resgatar as tradições da cultura brasileira, como música, dança e brincadeiras, por meio de histórias que têm como principais temas a tolerância. A concepção do figurino e cenário é marcada com muita cor, alegria e pesquisa baseada na fantasia e simbologia do universo infantil. As músicas são tocadas e cantadas ao vivo. Todas são de domínio público e ícones das diversas manifestações culturais brasileiras. Assim é “A fabulosa confabulada fábula”, do Cordão Popular Companhia de Teatro. A peça será encenada neste domingo, 28, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), no Teatro 1, em Volta Redonda. Duas sessões: 11h e 16h30. 

O espetáculo participou do Festival da Criança, também no Gacemss, em 2014 e 2015. A atriz Flávia Nascimento, que assina a direção da peça e escreveu o texto, explica que fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano. 

- Hoje em dia, em um mundo globalizado, tecnológico, a sociedade tende a cultivar um comportamento competitivo, o que torna as pessoas menos tolerantes com seus semelhantes - observa. 

Na peça são quatro encantadores de fábulas. Fafá, Abílio, Didi e Mell contam, cantam e encantam à sua maneira, digamos, um tanto ou quanto moderninha, ora atrapalhada, as fabulosas fábulas infantis. E, é claro, confabulando muita música, danças e brincadeiras da nossa cultura popular.

Dar vida a isso tudo coube a Flávia Nascimento, pós-graduada em artes cênicas, atriz, produtora e diretora da Companhia; Albinno Oliveira, graduado em letras e ator; Edila Mar, atriz; Melissa Santana, atriz (os três lecionam em projetos culturais). Demétrio Santos, ator e mímico, também integra o grupo, mas não participa deste espetáculo.

Um pouco sobre o grupo

O Cordão Popular Companhia de Teatro nasceu da vontade em desenvolver trabalhos próprios focados na necessidade de cada público e inquietações pessoais, além de pesquisas sobre a cultura popular brasileira e suas manifestações. Hoje são inúmeros trabalhos divididos em três vertentes: projetos socioeducativos, teatro empresa e grandes espetáculos.

A Companhia também possui projetos voltados para o ensino do teatro e manifestações culturais. Em 2014 foi aprovado pelo Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura nas Escolas com o projeto Cordão Cirandeiro, promovendo oficinas de teatro, cordel, brincadeiras e danças da nossa cultura popular brasileira ao ensino público. Em 2015, recebeu o Prêmio OLHO VIVO em três categorias, com o espetáculo “Solúvel” (Elenco, Dramaturgia e Espetáculo).

O Cordão Popular, apesar de oferecer trabalhos a todo território nacional, está sediado no PAC (Ponto de Ação Cultural), em Barra Mansa, onde desenvolve suas pesquisas e projetos.

_______________________________________________________

Fique de Olho

> A fabulosa confabulada fábula - Dia 28 de agosto (domingo), no Gacemss 1, às 11h e 16h30. Gênero: infantil. Cordão Popular Companhia de Teatro. Direção e dramaturgia: Flávia Nascimento. Elenco: Flávia Nascimento, Albinno Oliveira, Edila Mar e Melissa Santana. Classificação: livre. Criação, direção, figurinos, maquiagem e trilha sonora: Cordão Popular Companhia de Teatro. Iluminação: Fabrício Monteiro. Ponto de venda sem taxa de conveniência: Secretaria Gacemss. Rua Gal Oswaldo Pinto da Veiga, 18, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. Telefones: (24) 3342-4202 / (24) 3343-3033 / (24) 3343-1770 - ramais: 200 / 212. Site Ingresso Rápido.

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×