Publicada: 26/10/2016 (18:37:25) . Atualizada: 02/11/2016 (09:57:55)

(Fotos: Divulgação/Fabrício Monteiro)
Demétrio Santos, Albinno Oliveira, Edila Mar e Melissa Santana; direção de Flávia Nascimento
O Cordão Popular Companhia de Teatro está de volta aos palcos. Prevista para ser encenada em 23 de julho, no Sesc Barra Mansa, e cancelada, segundo o grupo, "por motivos burocráticos envolvendo o Serviço Social do Comércio", “Onde é que isso vai dar?” está programada para 4 de novembro (sexta-feira), às 19h, na Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade.
A peça intimista estreou em 2013, e tem como espinha dorsal a falta de honestidade em diferentes classes sociais. O espetáculo narra as aventuras de Sheila e Zé Henrique, dois amigos com algo em comum. Eles são ex-presidiários que depois de saírem da cadeia por bom comportamento passam a trabalhar como empregados na mansão de Dona Guida, uma socialite fútil e mandona. A partir daí, a dupla arma um plano mirabolante para levar a única, principal e afetiva fortuna da patroa extremamente desvairada como vingança das injustiças do passado.
Segundo os integrantes do grupo, “a peça é costurada por diálogos ágeis e densos, tendo como pano de fundo o humor negro e extremamente ácido”. O espetáculo participou da Mostra Sesc Mais Humor, em janeiro de 2014. A iIdeia original é de Albinno Oliveira. No elenco estão Albinno Oliveira, Demétrio Santos, Edila Mar e Melissa Santana. A direção é de Flávia Nascimento. Flávia é pós-graduada em artes cênicas, atriz, produtora e diretora da Companhia; Albinno Oliveira, graduado em letras e ator; Edila Mar, atriz; Melissa Santana, atriz (os três lecionam em projetos culturais); Demétrio Santos, ator e mímico.
Um pouco sobre o grupo
O Cordão Popular Companhia de Teatro nasceu da vontade em desenvolver trabalhos próprios focados na necessidade de cada público e inquietações pessoais, além de pesquisas sobre a cultura popular brasileira e suas manifestações. Hoje são inúmeros trabalhos divididos em três vertentes: projetos socioeducativos, teatro empresa e grandes espetáculos.
A Companhia também possui projetos voltados para o ensino do teatro e manifestações culturais. Em 2014 foi aprovado pelo Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura nas Escolas com o projeto Cordão Cirandeiro, promovendo oficinas de teatro, cordel, brincadeiras e danças da nossa cultura popular brasileira ao ensino público. Em 2015, recebeu o Prêmio OLHO VIVO em três categorias, com o espetáculo “Solúvel” (Elenco, Dramaturgia e Espetáculo). O Cordão Popular, apesar de oferecer trabalhos a todo território nacional, está sediado no PAC (Ponto de Ação Cultural), em Barra Mansa, onde desenvolve suas pesquisas e projetos.
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Onde é que isso vai dar? - Dia 4 de novembro (sexta-feira), às 19h. Ideia original: Albinno Oliveira. Elenco: Albinno Oliveira, Demétrio Santos, Edila Mar e Melissa Santana. Direção: Flávia Nascimento. Iluminação e fotografia: Fabrício Monteiro. Classificação: 12 anos. Local: Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade - Barra Mansa (antigo quartel). Também conhecido por Tulhas do Café. Rua Prefeito João Chiesse Filho, 312, Centro. Todo mundo paga R$ 10. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente na Casa de Cultura Arte in Foco, Rua Madre Filomena, 36, Centro, (24) 3323-0810.

