Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Desafio

Cia. de Artes Intervalo encena três espetáculos em maio

Dança, peça infantil e comédia adulta serão apresentadas no Gacemss, em Volta Redonda

Teatro  –  11/05/2019 11:55

 
Intervalo1

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“Montar um espetáculo no interior já não é fácil; montar três é à beira da felicidade e loucura” 

(Paulo César Rabello, diretor da Intervalo) 

_______________________________________________________

A Cia. de Artes Intervalo aposta numa estratégia diferente. Vai encenar três espetáculos em maio. “Quanto tempo o tempo tem?” será apresentado no dia 17, às 20h; “Criança não mente”, às 14h30, e “Fofocas”, às 20h, ambos no dia 24. Todos no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), Teatro 1, em Volta Redonda. 

- Fazer arte, assim como qualquer profissão no Brasil, não é fácil. Mas na arte tem um preconceito brutal. Mesmo que todos vivam e respirem arte, ela só é respeitada com a fama. Montar um espetáculo no interior já não é fácil. Montar três é à beira da felicidade e loucura - diz Paulo César Rabello, o PC, diretor da Intervalo. 

Felicidade, loucura e desafio. Afinal, “Quanto tempo o tempo tem?” é um espetáculo de dança; “Criança não mente” é um infantil; e “Fofocas”, uma comédia adulta. 

- Achei que estava louco. Mas logo depois aceitei o desafio. Às vezes a falta de produção e continuidade de Companhias de Teatro locais apresentarem seus trabalhos afastam ou apenas não criam público. O objetivo é fazer arte. Com qualidade e acessibilidade. 

Formar público talvez seja o maior desafio. A maioria das pessoas prefere ir ao cinema, por exemplo, do que ao teatro. 

- Sim! Ir ao cinema é muito mais barato. Então, concorrer com artistas mundialmente conhecidos, com valores altos, é injusto. A Cia. Intervalo vem sempre buscando valores acessíveis ao público, e acabamos levando quem nunca tinha ido ao teatro, para assistir uma peça e querendo voltar. Só que depois essas pessoas procuram e não encontram outros espetáculos, apenas peças que vêm de fora - analisa. 

PC Rabello observa ainda que quando há peças infantis, além de serem com artistas de fora da região, são apenas com temas da atualidade e bonecos em cena. 

- OK. É arte, mas temos artistas com tamanho talento em nossa cidade e região. Então, fazer três peças é um desafio de mostrar ao público esses talentos. Nosso objetivo também é chegar ao Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais. E até já chegamos com o projeto escola.

_______________________________________________________

"É mais fácil levar apresentações para fora da cidade do que ter portas abertas nas escolas daqui". 

_______________________________________________________

A Cia. de Artes Intervalo nasceu há 11 onze anos. O primeiro objetivo, e que continua, segundo Paulo César Rabello, é o de dar acesso a todos ao teatro, com o máximo de qualidade. Mais de 600 artistas já passaram pela Companhia de Teatro. Tudo começou com parcerias em escolas estaduais e associações de moradores. Depois, em escolas particulares. A Intervalo também tem a oficina de teatro, para quem tiver vontade e amor à arte. As peças encenadas, de acordo com PC, tratam de temas que auxiliam o viver social. Buscando sempre mudar e crescer, a Intervalo trabalha ainda com ONGs, lutando contra o preconceito. Em 11 anos, foram encenados mais de 200 espetáculos em projeto escola e teatros, entre eles, contações de história, dança e saraus. A Companhia nasceu com o lema “Nem todos podem ser grandes artistas. Mas um grande artista pode estar em qualquer lugar”. E assim segue, levando a arte e buscando caminhos. “Pois entre a vida e a morte, vivemos um Intervalo”, enfatiza o diretor. 

Quanto tempo o tempo tem? (Dia 17 de maio, às 20h) 

Intervalo2

. Sinopse - “Colocando o tempo em rotação constante. Uma mudança emocional que leva a refletir sobre os sentimentos que nos fazem. Presente, passado e futuro. Tudo junto em um recipiente. Nós mesmos. Misturando no palco dança de salão, jazz, balé, contemporâneo. A vida não segue no caminho dos ponteiros do relógio. Ela pode voltar e ser o agora”.
. Roteiro: Thalia Gonçalves, PC Rabello, Gabriel Lancaster
. Direção: Thalia Gonçalves, PC Rabello
. Coreografia: Thalia Gonçalves
. Iluminação: Gabriel Lancaster, Marcos Andrade, Amanda Citelly
. Sonorização: Marcos Andrade, Amanda Citelly
. Maquiagem: Thalia Gonçalves
. Figurino: Thalia Gonçalves, Gota Dourada Confecções (Tamires Militao e Alda Gonçalves)
. Dançarinos:
Thalia Gonçalves
Lara Andrade
Gabriel Lancaster
Mary Oliveira
PC Rabello
Anne Rangel
Bia Cericato
Caio Moraes
Luiz Fernandes
Monica Melanie
Nathalie Corrêa
Nayander Pedro
Pedro Bitencourt
Samantha Araújo
Helber Martins
Viviane Rodrigues
Mavi Ferreira
Giovanna Abott
Yann Akihito
Kiani Libanio 

Criança não mente (Dia 24 de maio, às 14h30)

Intervalo4 

. Sinopse - “Na pureza da sua imaginação tudo se torna real. No universo das páginas de um livro, uma mente ganha asas. Se você for uma criança então... Se você tiver um livro mágico e coragem para enfrentar então... E se ainda tiver um guarda-roupas para trazer para seu quarto toda a magia de ser criança. Um quarto de criança que se torna a luta do bem contra o mal. Malévola, Rainha de Copas, Lobo Mau, Dragão e Rumpelstiltskin lutam para novamente ter o medo de crianças. Sim elas deixaram de acreditar. Nesse universo de jogos e internet, o que é um livro? É a força para acreditar. E com ele amigos e guerreiros do bem vêm ajudar. Bela Adormecida, Chapeuzinho, Grilo Falante e o Pinóquio lutam pelo sorriso e sonhos do menino Arthur. Divertido. Encantador. Como tirar o fôlego de quem vê. Esse espetáculo vem valorizar a criança e sua imaginação”.
. Roteiro e Direção: Paulo César Rabello
. Elenco:
Beatriz - Bia Cericato
Mãe - Monica Melanie
Pinóquio - Pedro Bitencourt
Grilo - Luiz Fernandes
Rumplestiltiskin - Gabriel Lancaster
Bela Adormecida - Geici Roncati
Chapeuzinho Vermelho - Thalia Gonçalves
Rainha de Copas - Lara Andrade
Malévola - Nathalie Corrêa
Lobo Mau - Helber Martins
Dragão - Marcos Andrade
. Iluminação e Sonorização: Amanda Citelly
. Maquiagem: Responsabilidade do elenco
. Figurino: Inês Andrade 

Fofocas (Dia 24 de maio, às 20h)

Intervalo3 

. Sinopse - “Uma simples e pacata vizinhança também esconde seus segredos. Os olhos que ficam na janela entreaberta, pelas cortinas, pelas sombras, protegem o mais comum e irritante mundo. O mundo dos fofoqueiros. Extra! Extra! Mais eficientes do que jornais globais. Delas não se esconde nada.       E todos temos uma fofoqueira de plantão vigiando a gente. Aqui nessa vizinhaça não iria faltar. Três “Amigas”. Três “Senhoras”. Vários segredos e mistérios. Engraçada e divertida. A história conta um pouco sobre a vida desses moradores. Em como tomam conta da vida do outro. Em como escondem seus segredos e quais segredos escondem. Pois todos têm um segredo. Um lugar nada comum. O machão. O medroso. A suspeita. A poderosa. O enganador. E os olhos atentos de fofoqueiras que nada perdem. Ou perdem tudo sem perceber. Vale a pena olhar a vida dos outros e rir um pouco. Nessa peça com toda certeza iremos levar um pouco dos nossos próprios vizinhos fofoqueiros para o palco. Todos têm um. Aqui. Temos três”.
. Roteiro e Direção: Paulo César Rabello
. Elenco:
Cláudia - Monica Melanie
Vera - Lara Andrade
Elisa - Gabriel Lancaster
Arnaldo - Yann Akihito
Marta - Amanda Citelly
Irene - Thalia Gonçalves
Jornaleiro - Caio Moraes
Guilherme - Pedro Bittencourt
. Maquiagem e Figurino: Responsabilidade do elenco
. Iluminação e Sonorização: Marcos Andrade 

> Cia. de Artes Intervalo - “Quanto tempo o tempo tem?”, dia 17 de maio, às 20h; “Criança não mente”, às 14h30, e “Fofocas”, às 20h, ambos no dia 24 de maio. No Gacemss 1, em Volta Redonda. Os ingressos custam R$ 15 (quem comprar antecipadamente com o elenco paga R$ 12). Contatos: PC Rabello (24) 99821-1022, Thalia Gonçalves (24) 98812-5491. Redes Sociais: @artesintervalo

_______________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×