Publicidade

RH

Entrada Gratuita

Festival de Teatro de Resende entra em sua 18° edição

Parque das Águas será palco de espetáculos infantis e adultos, de 19 a 24 de outubro

Teatro  –  12/10/2019 12:11

  • Pelos Quatro Cantos do Mundo

  • O Mágico de OZ

  • Era uma Vez um Tirano

  • Voo Rasante às Seis

  • Ariano - O Cavaleiro Sertanejo

  • As Peripécias de Damião

  • Rinha

  • Casulo

  • Dom Quixote, e Agora?

  • Estamos em Obras

  • Nosso Grande Espetáculo

(Fotos: Divulgação)
 

_______________________________________________________

Dos 77 trabalhos inscritos a partir de edital publicado no site oficial da prefeitura, dez foram escolhidos pelo júri 
 

_______________________________________________________

O XVIII Festival de Teatro de Resende (Fester) acontecerá de 19 a 24 de outubro. O Parque das Águas será palco de dez espetáculos infantis e adultos selecionados nesta edição, além de receber a peça convidada para a abertura. O evento é promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). A mostra de peças teatrais, que acontece anualmente, tem entrada gratuita. Os interessados terão acesso ao espaço do festival conforme a ordem de chegada. 

A apresentação de abertura “O Mágico de Oz” será no dia 19, sábado, às 18h, por meio do programa ArcelorMittal Cultural - Arte que Transforma, da empresa siderúrgica ArcelorMittal. O musical é o último da série de sete peças do projeto desenvolvido desde maio, no Parque das Águas, a partir de parceria firmada pela prefeitura. A peça teatral, inspirada no clássico da literatura infantil, foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do Ministério da Cidadania e do grupo mineiro Cyntilante Produções, de Belo Horizonte. O espetáculo “O Mágico de Oz” tem duração aproximada de 40 minutos, com classificação indicativa livre.

No dia 20 de outubro, domingo, às 10h, será a vez da peça teatral “Casulo”, da Cia. Arte-Móvel de Teatro, de São Paulo. O espetáculo, com duração de 55 minutos, possui classificação livre. No mesmo dia, às 20h, o elenco do Grupo Risco de Teatro - proveniente de Itajaí, em Santa Catarina - se apresentará com a peça “Rinha”. O espetáculo possui em torno de 50 minutos de duração, com classificação indicativa a partir de 14 anos.

Já no dia 21, segunda-feira, às 10h, o clássico infantil “Era uma vez um tirano” será encenado pela Cia. Cere, de São João de Meriti, no Estado do Rio de Janeiro. Com classificação livre, o espetáculo tem duração de uma hora. Às 20h do dia 21, o grupo carioca Ciclomáticos Cia. de Teatro estará no palco com a peça “Ariano - O Cavaleiro Sertanejo”. Com a classificação a partir de 12 anos, será aproximadamente uma hora de apresentação.

No dia 22 de outubro, terça-feira, às 10h, a peça teatral “Nosso Grande Espetáculo” será apresentada pelo grupo Adorável Companhia, de Guapimirim, do Estado do Rio. Serão cerca de 50 minutos de duração, com indicação classificatória livre. Às 20h da mesma data, a peça “Estamos em Obras” será encenada pelo grupo fluminense Coletivo Sala Preta, de Barra Mansa. A classificação do espetáculo, com duração de 60 minutos, é livre.

No dia 23 de outubro, quarta-feira, às 10h, será encenado o espetáculo “Pelos Quatro Cantos do Mundo”, pela Cia. Teatral Milongas, do Rio de Janeiro. A classificação da peça, com duração aproximada de 50 minutos, é livre. Às 20h do dia 23, a atração é “As Presepadas de Damião”, com o grupo Damião e Cia., oriundo da cidade paulista Campinas. A duração da peça é de 70 minutos, com classificação livre.

No dia 24, quinta-feira, às 10h, a peça será “Dom Quixote, e Agora?”, releitura da história do engenhoso fidalgo, com o grupo El Educação Inteligente, de Resende. O espetáculo, que une ficção com realidade e tem duração de 30 minutos, é indicado para todos os públicos. Às 20h do mesmo dia, a Cia. de Teatro Pé Direito encerrará o festival com a peça “Voo Rasante às Seis”. A apresentação, que dura cerca de 50 minutos, tem classificação a partir de 14 anos. 

Trajetória artístico-cultural de 18 anos 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que o Festival de Teatro de Resende é um evento de grande repercussão nacional, que vem marcando a trajetória artístico-cultural da cidade há 18 anos.

- O tradicional Fester é o patrimônio vivo da nossa cultura, em constante movimento, que incentiva os novos talentos e traduz o mundo mágico das companhias teatrais. O objetivo é levar alegria ao coração do povo resendense, além de conhecimento cultural, com as produções envolvendo artistas de vários lugares e cenários encantadores. Toda a estrutura da mostra está sendo preparada para que a população tenha acesso gratuito, fácil e seguro às peças do festival no Parque das Águas, que virou um importante palco de manifestações culturais ao ar livre da cidade - frisou.

O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, acrescentou que a realização da XVIII edição do Fester é um compromisso do governo de manter os grandes eventos culturais no calendário artístico da cidade, lembrando que as peças desta edição foram selecionadas cuidadosamente.

- Existe uma tradição teatral no município, que se mantém viva por meio dos grupos e artistas resendenses. Além disso, há um público ávido por assistir os espetáculos de todo o país. Nesta edição, dos 77 trabalhos inscritos a partir de edital publicado no site oficial da Prefeitura Municipal, dez foram escolhidos pelo júri. No processo, duas peças de Resende (uma infantil e outra adulta) foram selecionadas para participar do festival - reforçou. 

Confira a programação completa 

. Assunto: Peça “O Mágico de Oz”
Data: 19 de outubro
. Horário: 18h
. Classificação indicativa: Livre
. Duração: 40 minutos 

. Assunto: Peça “Casulo”
. Data: 20 de outubro
. Horário: 10h
. Classificação indicativa: Livre
. Duração: 55 minutos 

. Assunto: Peça “Rinha”
. Data: 20 de outubro
. Horário: 20h
. Classificação indicativa: a partir de 14 anos de idade
. Duração: 50 minutos 

. Assunto: Peça “Era uma vez um tirano”
. Data: 21 de outubro
. Horário: 10h
. Classificação indicativa: Livre
. Duração: 60 minutos 

. Assunto: Peça “Ariano - O Cavaleiro Sertanejo”
. Data: 21 de outubro
. Horário: 20h
. Classificação indicativa: A partir de 12 anos de idade
. Duração: 60 minutos 

. Assunto: Peça “Nosso Grande Espetáculo”
. Data: 22 de outubro
. Horário: 10h
. Classificação indicativa: Livre
. Duração: 50 minutos 

. Assunto: Peça “Estamos em obras”
. Data: 22 de outubro
. Horário: 20h
. Classificação indicativa: Livre
. Duração: 60 minutos 

. Assunto: Peça “Pelos Quatro Cantos do Mundo”
. Data: 23 de outubro
. Horário: 10h
. Classificação indicativa: Livre
. Duração: 50 minutos 

. Assunto: Peça “As Presepadas de Damião”
. Data: 23 de outubro
. Horário: 20h
. Classificação indicativa: Livre
. Duração: 70 minutos 

. Assunto: Peça “Dom Quixote, e agora?”
. Data: 24 de outubro
. Horário: 10h
. Classificação indicativa: Livre
. Duração: 30 minutos 

. Assunto: Peça “Voo Rasante às Seis”
. Data: 24 de outubro
. Horário: 20h
. Classificação indicativa: A partir de 14 anos de idade
. Duração: 50 minutos 

________________________________________________________

Por Anna Luiza Alves  –  marketing@annaluizaalves.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×