Publicidade

RH

Olho Pop

Cláudio Alcântara

[email protected]

Sentimentos Bons

Monólogo da Liarte conquista público e crítica

Baseado em história real, espetáculo tem ambiente simples, apresenta a aventura humana e sensível da personagem

Teatro  –  21/07/2021 18:44

 
Lia

(Fotos: Divulgação/Ana Clara Miranda)

_______________________________________________________

“Lia” carrega em seu currículo 14 prêmios em festivais, entre eles, o de melhor ator para Hugo Andrade, que também assina o texto e a produção do espetáculo

_______________________________________________________

Tudo acontece sob uma atmosfera rural, com uma iluminação de cor âmbar. No chão uma lona marrom com folhas secas, um varal de arame com roupas em tons pastéis e ao centro um grande fardo de estopa, onde será passado um café em cena. É o espetáculo “Lia”, que tem roteiro baseado em uma história real e assinatura da Liarte Produções Artísticas. O texto e a atuação são de Hugo Andrade, com direção de Tárlia Laranjeiras e sonoplastia de Johnny Guerra.

- É a história de uma senhora interiorana que, por meio de suas lembranças, narra sua vida ao lado de Lia, uma de suas filhas. Entre rupturas e batalhas, o público compartilha o seu modo de vida sertanejo e se emociona com a aventura humana e sensível da personagem, movida pela fé e pelo amor aos seus - conta o produtor do monólogo, Hugo Andrade.

A aposta em um ambiente simples e cheio de humanidade vem rendendo bons frutos. “Lia” estreou em abril de 2019 no Teatro dos Grandes Atores, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Desde então, realizou várias temporadas, passou por cidades do Rio de Janeiro e Paraná. Carrega em seu currículo 14 prêmios em festivais (Festar, Festim, FTSJB, Aslucianas, Ziembinski os Ciclomáticos e Biarte), entre eles:

. Melhor espetáculo;
. Melhor ator;
. Melhor texto;
. Melhor temática;
. Melhor figurino;
. Melhor cenário;
. Melhor monólogo.  

- Fizemos várias cidades do Estado do Rio, participando de festivais. Temos planos de encenar “Lia” também em cidades da região sul fluminense, acredito que logo será possível. Onde tem festival nós estamos - diz.

O espetáculo é um processo que se iniciou a partir de uma pesquisa de Mímesis Corpórea, que consiste na codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator através de sua observação.

- Queremos que o público saia do espetáculo com o coração preenchido de sentimentos bons e com a certeza de que, mesmo com tantos percalços, viver vale a pena - enfatiza Hugo Andrade.

A Liarte Produções Artísticas nasceu, segundo o produtor do monólogo, pela necessidade de formalizar o espetáculo “Lia”, que antes era só um experimento cênico. Os artistas são de Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.

- Liarte é a junção de artistas que de forma independente fazem teatro profissional - resume Hugo Andrade.

> Acompanhe as novidades sobre o espetáculo pelo Instagram @liaapeca 

________________________________________________________

Seja o primeiro a comentar

×

×

×