Publicidade

RH

Amor e Fé

Grupo Arte em Missão volta a encenar a Paixão de Cristo

Espetáculo retorna às ruas e conta com 80 atores amadores no elenco; expectativa de público é de cerca de 2 mil pessoas

Teatro  –  06/04/2022 20:31

 
cartaz A4 paixão 2022

(Foto: Divulgação)

_______________________________________________________

Evento é gratuito e acontecerá no dia 15 de abril, a partir das 16h, no bairro Vista Alegre

_______________________________________________________

Tradicionalmente conhecido em Barra Mansa, o Grupo Arte em Missão realiza por mais um ano “A Paixão Cristo” e remonta os últimos passos de Jesus. Com apoio da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, o grupo visa realizar novamente o espetáculo. O evento é gratuito e acontecerá no dia 15 de abril, a partir das 16h, no bairro Vista Alegre, num ato de amor e fé em menção à Semana Santa.

Com um total de 80 atores amadores em seu elenco, o grupo vem se preparando há dois meses, e a expectativa de público para este ano é de cerca de 2 mil pessoas. O projeto, que teve início em 2019, contou com a presença de 1.200 espectadores. Já em 2020, com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o espetáculo teve que ser paralisado novamente, o que ocasionou o cancelamento da peça. No ano passado, o grupo inovou, e para evitar aglomerações, um filme foi gravado e disponibilizado com transmissão ao vivo no YouTube, atingindo mais de 5 mil visualizações na plataforma.

Para este ano, com a flexibilização do uso de máscaras e a retomada gradual dos eventos e atividades culturais, a encenação voltará ao seu formato original e ocupará as ruas do bairro Vista Alegre, passando pelas ruas Geraldo Davi Ferreti, Avenida Presidente Tancredo Neves, Rua 15 e trecho da Estrada Quatis - Vista Alegre, num total de 2km aproximadamente.

O evento faz parte do Calendário Cultural da cidade, previsto no Sistema Municipal de Cultura - SMCBM Lei 4.602/2016 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa.

Uma paixão de muitos corações

A coordenadora do grupo, Elma Mariano, comemora a volta da encenação no formato original.

- Administrar as mudanças e necessidades fazem parte de um espetáculo como este. Temos que ter muita disciplina para cumprir o que é proposto, sempre é um grande desafio, temos que ter muita sabedoria para lidar com dificuldades e novidades que surgem e adequar para que o espetáculo aconteça.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, fala sobre o espetáculo:

- Uma tradição se fortalece na continuidade, na resistência e persistência. O trabalho desenvolvido pelo grupo colabora para a manutenção da cultura popular do município. Eles têm muito capricho e cuidado com os detalhes do espetáculo e com os espectadores. Para nós é uma alegria sermos parceiros na execução desse projeto.

Jesus, o personagem principal, por mais um ano será protagonizado pelo ator Patrick Miquilino.

- É a primeira vez que vou vivenciar essa experiência da rua. Viver um pouco do que Jesus passou na sua caminhada é algo surreal e vai além de qualquer explicação. Estar próximo ao público e poder sentir a emoção das pessoas será interessante. Foi desafiador o convite de gravar o filme, agora será um desafio maior ainda, mas sinto-me preparado para viver essa experiência.

A encenação

A Paixão de Jesus Cristo é um dos ciclos da Sua vida, o último. Nele se inserem todos os episódios que perpassam a Última Ceia e a morte na cruz. O termo "paixão" provém do latim “passio”, que indica sofrimento. Os Quatro Evangelhos, de Marcos, Lucas, Mateus e João, relatam as provações físicas e morais pelas quais Cristo passou durante a Paixão, sendo destas uma das que se representam mais frequentemente em termos iconográficos o Ecce Homo ("Eis o Homem"), altura em que Cristo é apresentado à multidão flagelado, com uma coroa de espinhos e um ramo na mão e coberto apenas com uma capa vermelha. Esses objetos foram-lhe impostos pelos guardas e torturadores como imitação dos atributos reais, na sequência da afirmação de Jesus de que Ele pertenceria ao reino dos Céus. A prece no jardim de Getsemani, a traição de Judas, o caminho para o Calvário, a crucifixão, o sorteio da capa que cobria Jesus e a Sua morte são outras representações da Paixão muito frequentes.

Quem é quem no espetáculo

. Remontagem/Cenografia/Figurinos/ Direção: Criação Coletiva
. Produção: Alisson Silva e Dayana Oliveira
. Coordenação Geral: Elma Mariano
. Assistente de Cenografia: Marcos Ferreria e Paulino Vicente
. Confecção e Manutenção dos Figurinos: Maria das Graças de Carvalho, Vilma Lopes e Gilda a Maria Aparecida
. Equipe de Coordenação de Comunicação e Assessoria de Imprensa: Jeniffer Marcato, Camila Sales e Marlon Ribeiro
. Fotografia: Vanessa Àvila
. Realização: Grupo Arte em Missão
. Apoio: Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Prefeitura Municipal de Barra Mansa e Fundação Cultura Barra Mansa 

> A Paixão de Cristo - Dia 15 de abril. Horário: 16h. Local: Concentração para a caminhada no fim da Avenida dos Pinheiros, Loteamento Sofia, Vista Alegre - BM. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×