Publicidade

RH

Mercado de Trabalho - A Evolução

Headhunter, jobhunter e coach

Saiba o que são e o que fazem esses profissionais; quando e onde eles podem fazer a diferença

Artigos  –  30/04/2018 17:16

7275

(Foto Ilustrativa)

Fique de olho:

Profissionais que podem fazer a diferença

 

Jefferson Martins 

Tenho certeza absoluta que constantemente você se depara e ouve os termos, headhunter, jobhunter e coach, e fica se perguntando, o que são? O que fazem? 

Bom, resumidamente vou explicar... 

Começando por headhunter, em uma tradução livre significa "caçador de cabeças". É um profissional especialista em buscar pessoas específicas no mercado, geralmente para áreas executivas. Mas Jefferson, então é um recrutador? Não necessariamente, os headhunters não são profissionais internos das empresas, são contratados por um tempo por essas e nem sempre são RHs porém, possuem conhecimentos da área. 

Jobhunter é um profissional contratado por pessoas físicas para buscar oportunidades, um "caçador de vagas" de acordo com os objetivos de carreira do seu cliente, muitos são profissionais de RH mas nem todos. 

Tanto o job como o headhunter podem ser profissionais generalistas ou especialistas em determinado segmento, porém, devem possuir profundos conhecimentos do mercado, Recursos Humanos e grande rede de contatos. 

E o coach, o que é? É um profissional especializado e capacitado no processo de coaching, no qual se utiliza técnicas e ferramentas específicas para alavancar a performance, gerar mudanças ou fazer com que o cliente (coachee) atinja seus objetivos. O processo de coaching é aplicado em diversas áreas, empresariais, pessoais, carreira, esporte, saúde etc. 

Quando buscar esses profissionais? 

. Jobhunter - Quando estiver buscando recolocação, transição de carreira, inserção no mercado etc.

. Headhunter - As empresas devem buscá-los quando necessitarem de um talento chave para suprir uma demanda ou atingir algum objetivo organizacional. Esse profissional é expert em encontrar esse talento.

. Coach - Deve ser buscado quando você (se pessoa física) busca desenvolver alguma área da vida pessoal ou profissional ou se você (se pessoa jurídica) busca desenvolver algum processo, algum setor, o ambiente organizacional ou a equipe da empresa. 

Onde podemos encontrar esses profissionais? 

Em empresas especializadas; em empresas de consultoria; nas redes sociais e principalmente no LinkedIn e em sites que através do Google é possível encontrar maiores detalhes. 

> Jefferson Martins é técnico administrativo e graduando em Recursos Humanos

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×