Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Enquetes

Web Rádio: BSide receberá o Prêmio OLHO VIVO 2013

Ela conseguiu 37,94% dos votos; em segundo lugar ficou a Estilo e na terceira colocação aparece a Rio Sul

Crítica  –  07/08/2013 20:37

1

(Fotos: Divulgação)

No Planeta: Rádio BSide entrou oficialmente no ar no dia 2 de novembro de 2011

A BSide venceu a enquete do Prêmio OLHO VIVO 2013 - Categoria Web Rádio e vai receber o troféu que será entregue no início de 2014. Com o projeto reformulado, na 14a. votação do ano, a página da enquete foi visualizada 4.142 vezes e a reportagem com as indicadas, mostrando as fotos e links de cada uma delas, foi vista 285 vezes. Foram registrados 1.186 votos. A BSide fechou com 37,94% dos cliques. Em segundo lugar ficou a Estilo, conseguindo 24,87%. E a Rio Sul aparece na terceira colocação, com 21,75%. O resultado completo está aqui. Até 14 de julho, em 14 categorias, foram registrados 31.675 votos, a página das enquetes foi visualizada 105.371 vezes e as reportagens mostrando as fotos, os vídeos e links dos indicados tiveram 9.941 views.

1

A cerimônia de premiação, reunindo 450 convidados, será em 7 de fevereiro de 2014, às 20h, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) 

A Rádio BSide, segundo o seu idealizador, Sandro Dejota (locutor profissional há 17 anos), aposta em música de qualidade, informações sobre assuntos pertinentes no Brasil e no mundo, transmissões em áudio e vídeo de shows e eventos, total interatividade, seja em áudio, vídeo, textos e imagens. Ele conta com o suporte técnico de Eliezer Gastão, DJ e radialista desde 1992; Marco Batalha, DJ e radialista há 15; e Jorge Junior, DJ e radialista há 12 anos.

- A BSide possui um sistema de transmissão de áudio e vídeo de altíssima qualidade, contando com streaming em várias velocidades e abrangendo dessa forma todas as velocidades de conexão à internet (banda larga, wi-fi, discada), de forma rápida, dinâmica e direta, oferecendo a melhor qualidade em transmissão de áudio e vídeo via internet, sem pausas na programação, devido à conexão de cada usuário - diz Dejota.

O departamento de jornalismo da BSide tem como coordenação geral o radialista Sandro Dejota e os jornalistas Luisa Rither e Marcelo Dertônio, focados em informações e notícias relacionadas a esporte, música, cultura e entretenimento, ao que está acontecendo no Brasil e no mundo.

- Com um jornalismo conciso, a Rádio BSide difunde a notícia de forma ágil e dinâmica, atribuindo total confiança às informações divulgadas em sua programação e em seu web site - enfatiza Dejota. 

Confira a entrevista com o idealizador da web rádio 

A BSide disparou na votação não nos primeiros dias, quando outras rádios lideraram. Isso foi uma estratégia, ou apenas uma coincidência?

Fizemos uma campanha bem abrangente em nossa programação nos programas ao vivo apresentados pelos nossos locutores e usamos também inúmeras ações de divulgação da enquete em nossos perfis em redes sociais como Facebook e Twiiter, abrangendo também uma divulgação nos perfis pessoais de toda a equipe da Rádio BSide, além de contarmos com a fidelidade de nossos ouvintes e, claro, com a união da equipe Rádio BSide, conseguimos mais este prêmio.

Temos um cronograma para que as nossas campanhas, sejam elas quais forem, sejam absorvidas e aderidas pelos nossos ouvintes, portanto, acho absolutamente normal o tempo que "demoramos" para assumir definitivamente a primeira posição nesta votação e ficamos muito gratos a todos que nos ajudaram de alguma maneira a vencer esta enquete.

Continuando os agradecimentos, gostaríamos de ressaltar que contamos com a ajuda de muitos ouvintes que propagaram a votação em seus perfis e nos ajudaram nesta empreitada. Com certeza, esta ajuda foi imprescindível para alcançarmos nossa meta.

Quanto tempo tem a rádio, quando ela entrou no ar? A proposta continua a mesma?

Na verdade a criação da Rádio BSide, foi o projeto de minha monografia, em 2008, quando eu ainda morava no Rio de Janeiro e finalizava a faculdade de comunicação social, com habilitação em radialismo (rádio & TV) e também finalizava minha formação pela escola de Rádio do RJ em produção, locução e roteirização em radialismo, além de alguns outros cursos dentro da área de comunicação que fiz durante os oito anos morando no RJ.

A Rádio BSide está há aproximadamente a um ano e oito meses no ar, mas os trabalhos iniciaram há cerca de três anos, quando começamos a definir os segmentos que ela atuaria, produzir a sua plástica, as primeiras vinhetas, teasers, assinaturas e tudo que iria integrar a concepção do pilar inicial da Rádio BSide, uma rádio que estivesse "No Ar do Planeta" e que falasse uma linguagem musical universal, dentro do que acreditamos que seja os moldes do "Novo Rádio" ou "Web Rádio", como preferirem denominar.

A Rádio BSide entrou oficialmente no ar no dia 2 de novembro de 2011 e se manté fiel à proposta inicial, que é levar comunicação, cultura e entretenimento a todos que por diversos motivos não ouvem em FMs convencionais.

Que avaliação você faz das rádios indicadas ao Prêmio? Existe alguma que seja mais do seu gosto pessoal?

Algumas eu não conheço, mas uma que posso ressaltar pela extrema qualidade, atuando em um outro segmento é a Rio Sul, que apresenta uma programação voltada para o público adulto, além de uma plástica de extremo bom gosto produzida por um grande amigo pessoal, o Marcos André Couto.

Algumas ainda trazem o estigma de serem rádios "robotizadas", ou seja, que só tocam músicas, sem programação ao vivo ou gravada, sem apresentar algo realmente diferente do convencional, mas pelo que vi, cada uma tem seu público, seus ouvintes e são válidas todas as inserções neste mercado.

Você disse certa vez que a ideia é inovar na forma de se produzir web radialismo, com uma plataforma midiática completamente nova, abrangendo todas as outras. Na prática, como isso funciona?

Na Rádio BSide, temos um panorama de acesso bem preciso, nos informando a quantidade de ouvintes que estão nos ouvindo em Real Time, de onde nos acessam, média de idade e qual o caminho que percorrem dentro do nosso web site, o que para nós é de extrema importância, pois conhecemos o perfil de nosso ouvinte através desse demonstrativo para sabermos no que estamos acertando e errando, o que funciona e o que não funciona.

Com este panorama, estudamos as melhores formas de novos programas segmentados, promoções, direcionamos um foco em nossa programação ao vivo e nos programas gravados em nossos estúdios, além de canais de divulgação segmentados de nossa programação e, como eu disse, na internet é tudo muito instantâneo, ou seja, quando nas redes sociais nos curtem e/ou compartilham, nós exaltamos nossos ouvintes mencionando seus respectivos nomes no ar, dando assim um feedback recíproco do tipo "...ei nós estamos aqui ouvindo vocês..." e nós na recíproca "...um grande abraço a todos, etc..." e isso cada vez mais estabelece uma relação de confiança entre o veículo e nossos ouvintes, além da nossa programação ser muito diferente das outras rádios, pois temos um trabalho de equipe em pesquisas de musicalidades de todo o planeta e artistas que as FMs convencionais não divulgam. Estamos antenados e conectados com os mais peculiares canais musicais do mundo, portanto, não nos prendemos a modas, estamos aqui para apresentar a quem gosta de música as inúmeras bandas e músicos que existem no mundo, dentro do perfil e gosto musical de nossos ouvintes. Só lembrando, na Rádio BSide você nunca vai ouvir o que quer ouvir, você vai ouvir o que nem tinha ideia de que existia e com certeza chegará à conclusão de que é muito bom.

Como está a questão do público? Vocês continuam focando a programação basicamente em dois segmentos?

Sim, nossa programação é focada em dois públicos atualmente, no jovem conceitual, aquele que busca algo a mais do que simplesmente ouvir o trivial sem surpresas, e em alguns programas, públicos específicos que variam de acordo com as propostas. Por exemplo, no programa "Soul Brazoocka", que é transmitido todas as quartas, às 20h, e apresentado pela locutora Mika Martinelli, e é voltado ao soul e samba rock nacional, onde nosso público se torna muito abrangente. Outro programa que nos dá um panorama bem interessante e que, por sinal, foi o que nos deu a maior audiência até hoje, "E.M.S. - Electronic Music Sessions", um programa de música eletrônica voltado a um publico bem especifico transmitido às terças e quintas feiras, quando numa edição totalizamos cerca de 1.500 ouvintes simultâneos ouvindo a Rádio BSide.

Nossa programação normal, abrange tudo o que toca em todos os programas da Rádio BSide, ou seja, rock, soul, reggae, samba rock, lounge, blues, versões acústicas e inéditas, ou seja, uma programação bem diversificada, mas sem perder as peculiaridades musicais que só a Rádio BSide tem.

2

O que é mais difícil quando se fala em web rádio aqui na região? E quais os principais pontos positivos?

Pontos positivos: Por estarmos na internet, estamos falando diretamente com o mundo e isso é de extrema importância entender, pois hoje termos a nossa maior audiência situada na cidade do Rio de Janeiro e a segunda maior em Volta Redonda e a Rádio BSide hoje propaga sua programação diretamente de seus estúdios em Resende, ou seja, propagamos produtos e serviços da nossa região para as pessoas de fora da nossa região, o que nos faz ter uma grande carta de anunciantes que visam também este público que consome via internet.

Ponto negativo: As operadoras de internet na nossa região ainda apresentam um serviço de péssima qualidade, causando ainda transtornos para nós que precisamos de um sinal de internet estável e linear para conseguirmos propagar nossa programação.

Quantas pessoas formam a equipe da BSide? São profissionais de que área?

Hoje somos quatro no total: Eu, Sandro Dejota, que coordeno a Rádio BSide, sou locutor, DJ e faço inúmeras outras coisas. Eliezer Gastão, que é editor de áudio, produtor, locutor e DJ. Marco Macrab, que trabalha na coordenação de novas tecnologias, locutor e DJ. Mika Martinelli, que é locutora formada nas oficinas de locução da Rádio BSide e conduz a programação da rádio de segunda a sexta, das 19 às 22h.

Em breve estreiam novos programas no ar e novos locutores que estão sendo formados na 4ª Oficina de Locução, através dela, damos suporte profissional para o casting da Rádio BSide e da BSide Estúdio.

As web rádios são uma alternativa às emissoras de rádio? Ou hoje em dia elas já competem com esse mercado também?

Creio que uma FM que ainda não transmita com um sinal de qualidade via internet está perdendo espaço para web rádios, pois tudo hoje está na internet, ou seja, isto é premissa para conseguir maior audiência, seja qual for o segmento.

Hoje creio que as web rádios são muito mais veículos de comunicação por si só do que apenas uma maneira nova de transmitir. Nossa pretensão nunca foi competir com as rádios FMs convencionais, até porque nossa programação é bem diferente. Nosso público não está em um lugar somente, está focado em todos os lugares que tenham pessoas que queiram ouvir musicalidades que saiam do trivial, justamente o jovem conceitual.

Como está a programação atual da BSide?

Programação normal:

Internacionais: pop rock, rock, blues, soul, eletrônico, pop, indie rock, reggae, lounge, hip hop, acústicos e versões exclusivas.
Nacionais: soul, samba rock, reggae, acústicos e versões exclusivas.

Programas:

> B Back - De Volta Ao Passado! Todas as segundas-feiras, às 21h, com apresentação de Mika Martinelli e mixagens DJ Lezr.
> Top Hits BSide - As 10 músicas mais executadas na programação da Rádio BSide. A qualquer momento na programação.
> Drops BSide - Três músicas com a sua banda ou artista preferido. A qualquer momento na programação.
> E.M.S. - Electronic Music Sessions! As terças e quintas, às 22h, com mixagens e apresentação dos DJs Sandro Dejota, Lezr e Marco Macrab.
> BSide Lounge - A Sua Madrugada Em Grande Estilo! De domingo a quinta, à 2h.
> Soul Brazoocka - O Melhor do Soul & Samba rock! Quarta-feira, às 20h. Apresentação Mika Martinelli.
> BSide Cult - Comunicação, Cultura e Entretenimento! Quarta-feira, às 16h. Apresentação Silvaninha Medeiros e comentários de Lú Gastão.
> After Hour - A Trilha Sonora Perfeita Pós Balada! Domingo, às 16h. Apresentação & mixagens DJ Lezr.

O que vem por aí? Quais os novos projetos? O que o ouvinte pode esperar da BSide?

Inúmeras novidades irão surgir no dial. Para o segundo semestre deste ano, estamos preparando inúmeras estreias e promoções exclusivas para os nossos ouvintes, transmissões de shows ao vivo, além da primeira balada em nossa região a ser transmitida por uma web rádio no sul do Estado do Rio de Janeiro. A Rádio BSide transmitirá na íntegra grandes eventos ao vivo, com bandas de renome nacional e internacional na região.
Estreia na BSide o programa "River Side, A Destilaria do Blues", apresentado pelo Blues Man Renato Martini.
Programa "Sunset BSide" entrará no ar, com apresentação de Sandro Dejota.
Programa "BSide Cult" será reformulado e terá nova apresentação.
Novos locutores na grade de programação, além de inúmeros brindes para o setor promocional da Rádio BSide que entrará de vez no circuito da boa música na nossa região e, claro, das melhores promoções.
Mudança do layout do site da Rádio BSide tornando mais acessível de dispositivos móveis e desktops, inclusive com uma plataforma única que permitira ao ouvinte ouvir a Rádio de qualquer aparelho ligado à internet.
Isso tudo para o segundo semestre deste ano... Já para 2014, muita coisa vem por aí, aguardem!

Os vencedores do Prêmio OLHO VIVO 2013

1 > Cantora (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Carina Sandré.
2 > Cantor (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Ricky Vallen.
3 > Banda (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Dancing Flame.
4 > Dupla (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Jô & Samuel.
5 > Grupo de Samba (os vídeos dos indicados). O vencedor é Samba Roque Clube.
6 > DJ (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Sandro Dejota.
7 > Casa Noturna (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Black Jack Pub.
8 > Colunista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Hugo Dalmon.
9 > Blog (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Espaço Zero
10 > Programa de Rádio (os vídeos dos indicados). O vencedor é Henrique Barbosa.
11 > Dança (veja os vídeos dos 10 indicados). A vencedora é Fifi Dance.
12 > Poeta (saiba mais sobre os 10 indicados). A vencedora é Anielli Carraro.
13 > Artista Plástico (mais sobre os indicados). A vencedora é Ludmila Vilarinhos
14 > Web Rádio (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é BSide.
15 > Atriz (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é Poliana Batista
16 > Ator (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Rodrigo Do Val.
17 > Diretor (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Lucio Roriz
18 > Grupo de Teatro (mais sobre os indicados). O vencedor é Liberdade de Expressão
19 > Modelo Feminino (mais sobre as indicadas). A vencedora é Patrícia Guido
20 > Modelo Masculino (mais sobre os indicados). O vencedor é Rafael Botelho
21 > Revelação (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Kell Muniz
22 > Iniciativa Cultural (os indicados). O vencedor é Sai da Rua Menino... 
23 > Fotógrafo (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Yuri Melo
24 > Livro (mais sobre os indicados). O vencedor é "O homem que fugiu para a lua". 
25 > Instrumentista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Gustavo França
26 > Espetáculo Teatral (mais sobre os indicados). O vencedor é "Los best amigos 2".  
27 > CD/EP (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é "Fallen angel". 
28 > Música (mais sobre as indicadas). A vencedora é "El diablo cazador de..."
29 > Show (mais sobre os indicados). O vencedor é "Lugar de mulher é no vocal 4".
30 > Clipe (saiba mais sobre os indicados). O vencedor é "Bad river blues".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×