Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Enquetes

CD: banda Judgement receberá o Prêmio OLHO VIVO 2013

"Fallen angel" teve 49,90% dos votos; em segundo lugar ficou "Z!" e "Nos bastidores da falácia" aparece na terceira colocação

Crítica  –  15/12/2013 18:58

1

(Fotos: Divulgação)

Vencedora: Banda de Barra Mansa liderou a votação durante quase todos os dias 

"Fallen angel" (banda Judgement, de Barra Mansa) venceu o Prêmio OLHO VIVO 2013 - Categoria CD e vai receber o troféu que será entregue no início de 2014. Com o projeto reformulado, na 27a. votação do ano, a página da enquete foi visualizada 12.491 vezes e a reportagem com os indicados, mostrando fotos e links de cada um deles, foi vista 596 vezes. Foram registrados 5.381 votos. "Fallen angel" fechou a votação com 49,90% dos cliques. Em segundo lugar ficou "Z!" (banda Zero Ora!), conseguindo 35,31%. E "Nos bastidores da falácia" (Figurótico) aparece na terceira colocação, com 6,91%. O resultado completo está aqui. Até 11 de dezembro, em 29 categorias, foram registrados 81.718 votos, a página das enquetes foi visualizada 239.358 vezes e as reportagens mostrando o material dos indicados tiveram 17.043 views. 

1

A cerimônia de premiação, reunindo 450 convidados, será em 7 de fevereiro de 2014, às 20h, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) 

Confira a entrevista com os integrantes da banda 

A banda esperava ganhar o prêmio por votação popular? Como foi a campanha?

Walker Oliveira - Sabíamos que seria bem disputado, e difícil, mas partimos pro jogo! A campanha foi muito intensa, divulgando a enquete para os amigos que sempre nos apoiaram, divulgando nas redes sociais, acompanhando a votação e torcendo muito. 

Dos CDs/EPs indicados há algum que vocês acham que também merecia o prêmio? Ou outro que não tenha entrado na enquete? Por quê?

Walker Oliveira - Eu, particularmente, e creio que todos na banda também pensam assim, ficaria contente se o "Z!", da Zero Ora!, ganhasse. Além deles apresentarem um ótimo material com um blues de qualidade, eles são pessoas incríveis com os quais temos uma boa amizade. 

Como foi o processo de concepção do CD? Quanto tempo levou para compor todas as músicas? Existe um conceito no disco?

Walker Oliveira - Foi um processo longo e trabalhoso. Tínhamos as músicas compostas há algum tempo já, então tivemos a oportunidade de escolher quais faixas se encaixavam no contexto do CD. Aí veio o processo de pré-produção, ensaios, até que finalmente pudemos dar início às gravações. Existe uma temática fundamental, que seria o anjo caído buscando sua redenção, a qual as músicas tem alguma relação. Mas isso não nos tirou a liberdade de trabalhar as músicas. 

Como foi a experiência em estúdio? Muito diferente do palco?

André Luiz - Totalmente diferente! No palco, diversos fatores interferem na forma que tocamos, porque mesmo tendo preocupação em tocar sempre certo há outras coisas tão importantes quanto, tais como a performance, a interação com o público, o entrosamento entre a banda etc. Já no estúdio, a exigência é muito maior, precisamos tocar corretamente 100% do tempo, durante horas seguidas em um processo muito exaustivo, o produtor é muito exigente, não basta apenas tocar certo, tem que ter "pegada" e "feeling", o que você está tocando ou cantando tem que estar combinando com a música, então por várias vezes partes são mudadas na hora, criações aparecem e entram na música. Apesar de ser um processo cansativo, é extremamente prazeroso, e não dá para explicar o quanto aprendemos e amadurecemos como músicos. 

2

Profissional: Temática fundamental do CD é o anjo caído buscando sua redenção

Faça um faixa a faixa do disco comentado, por favor.

André Luiz

1 - Song of sorrow - A intro do CD, é um prólogo instrumental curto que dá ligação para a próxima música. Essa música foi composta por mim sem nenhuma pretensão de estar no CD, é uma pequena peça de violão erudito que acabou combinando com o tema do CD e optamos por inseri-la como intro.

2 - Fallen angel - Essa é a música tema do CD e fala sobre um anjo que se dá conta dos seus erros, se arrepende e procura redenção. A música conta, então, todo seu tormento e dificuldade em tentar voltar à luz depois de tudo que fez.

3 - Face the Judgement - Essa questiona o porquê de estarmos nesse mundo, já que o que costuma se sobressair diversas vezes é a parte ruim do ser humano (o ódio, inveja, ambição etc.). Porém, a música diz que não importa o que façamos, no fim seremos todos julgados por nossos erros.

4 - Distance - Essa música é uma declaração que fiz para minha namorada na época em que ela se mudou para muito longe de mim e, por isso, ela retrata meus sentimentos, solidão e angústia com a distância dela na época.

5 - Never-EndingWars - Essa faixa faz uma alusão às nossas guerras diárias, tanto internas quanto externas. Situações que enfrentamos a cada dia e que nos deixam cansados e irritados a ponto de querer dar fim a todas essas batalhas.

6 - Son of the sun - A música mostra a visão de um guerreiro que vive pela espada, indo para a batalha de sua vida.

7 - Waiting for Messiah - Essa música fala sobre a linha tênue entre a fé e a descrença. De como é fácil deixar a fé de lado quando nos encontramos em dificuldade.

8 - Believe - ssa música mostra que nós não devemos jamais desistir e acreditar que tudo está ao nosso alcance, basta querer, confiar e lutar por isso.

9 - Holy justice - Essa faixa fala sobre todas as misérias e desesperos que os homens passam, esperando que no fim da vida haja alguma salvação na existência de um Deus. 

Vamos dar crédito à parte técnica do CD (capa, trabalho gráfico, gravação, masterização etc.).

André Luiz - Capa e todo material gráfico do CD: foi tudo feito pelo Raphael Gabrio, da empresa Insane Visions. Ele criou a capa e nos apresentou como sugestão e gostamos muito na hora, ilustrou tudo que desejávamos mostrar. O Raphael faz diversas capas de bandas de metal, foi ele quem fez nosso logo também, é um trabalho incrível.

Fotos do encarte: foram todas tiradas exclusivamente para colocarmos no encarte pela Gabriela Xavier, que costuma fazer também a cobertura fotográfica de alguns dos nossos shows e está junto de alguns projetos que vêm por aí.

Gravação, mixagem e masterização: foi tudo feito no Locomotiva Estúdio, no Rio de Janeiro, um excelente estúdio.

Produtor musical: foi o Sidney Sohn Jr., dono do Locomotiva Estúdio, que nos deu todo suporte necessário e foi indispensável para o resultado final que tivemos no CD, nos ajudando a ver o que poderíamos melhorar. O Sidney realmente nos ajudou a amadurecer mais como músicos. 

Hoje em dia não se ganha dinheiro com CD, é mais uma questão de registro do trabalho. Você concorda com isso? E a questão da pirataria, de baixar um CD inteiro pela internet de graça. Qual a avaliação da banda sobre essa questão?

Jorge Luciano - Bem, achamos que já não se ganha muito com CDs, porém, a pirataria ou downloads gratuitos acabam divulgando o material em fronteiras inimagináveis. Tudo isso é nocivo, mas existe esse lado bom, todos os artistas de hoje estão sujeitos a isso e muitos acabam ganhando fãs devido a esse revés, fãs que depois fazem questão de adquirir o material original. 

Como está o mercado para as bandas que não são, digamos, comerciais aqui na região? O que pode ser feito para melhorar essa questão?

Jorge Luciano - O mercado para bandas, não comerciais, sempre foi complicado e são poucas a oportunidades. As grandes gravadoras brasileiras não dão oportunidades para bandas não comerciais simplesmente pelo fato do retorno ser lento ou duvidoso, infelizmente é algo cultural, mas podemos contar com divulgações, eventos, premiações, enfim, o cenário pode começar a melhorar com a valorização das bandas locais, temos tantos talentos na nossa região e produtores de eventos pagam para trazer talentos de fora, adoramos ver coisas novas, mas também queremos a oportunidade de fazer o novo. 

Vai rolar clipe de alguma música do CD?

Rodrigo Sarmento - Estamos trabalhando na produção da um clipe de uma música do CD, mas no momento ainda não podemos divulgar qual. Daremos o máximo de nós para ficar com a mesma qualidade que nossas músicas têm ficado e para que todos os nossos fãs gostem. 

Já pensam na gravação de um novo álbum? Projetos, o que vem por aí?

Rodrigo Sarmento - Sim, sempre! Desde que começamos a gravar esse álbum, já tínhamos em mente que num futuro não tão distante queríamos mais, pois essa dedicação que temos que ter para que o trabalho fique com qualidade é muito gratificante para nós. E sobre os projetos estamos tentando arrumar uma distribuidora bacana para dar continuidade a esse trabalho excelente que ficou o CD "Fallen angel" e tentando nos profissionalizar cada dia mais, para que como sempre possamos dar o melhor de nós para o público, o que mais prezamos. 

> Judgement - Acompanhe as novidades no Facebook da banda.

Os vencedores do Prêmio OLHO VIVO 2013

1 > Cantora (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Carina Sandré.
2 > Cantor (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Ricky Vallen.
3 > Banda (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Dancing Flame.
4 > Dupla (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Jô & Samuel.
5 > Grupo de Samba (os vídeos dos indicados). O vencedor é Samba Roque Clube.
6 > DJ (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Sandro Dejota.
7 > Casa Noturna (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Black Jack Pub.
8 > Colunista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Hugo Dalmon.
9 > Blog (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Espaço Zero
10 > Programa de Rádio (os vídeos dos indicados). O vencedor é Henrique Barbosa.
11 > Dança (veja os vídeos dos 10 indicados). A vencedora é Fifi Dance.
12 > Poeta (saiba mais sobre os 10 indicados). A vencedora é Anielli Carraro.
13 > Artista Plástico (mais sobre os indicados). A vencedora é Ludmila Vilarinhos
14 > Web Rádio (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é BSide.
15 > Atriz (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é Poliana Batista
16 > Ator (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Rodrigo Do Val.
17 > Diretor (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Lucio Roriz
18 > Grupo de Teatro (mais sobre os indicados). O vencedor é Liberdade de Expressão
19 > Modelo Feminino (mais sobre as indicadas). A vencedora é Patrícia Guido
20 > Modelo Masculino (mais sobre os indicados). O vencedor é Rafael Botelho
21 > Revelação (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Kell Muniz
22 > Iniciativa Cultural (os indicados). O vencedor é Sai da Rua Menino... 
23 > Fotógrafo (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Yuri Melo
24 > Livro (mais sobre os indicados). O vencedor é "O homem que fugiu para a lua". 
25 > Instrumentista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Gustavo França
26 > Espetáculo Teatral (mais sobre os indicados). O vencedor é "Los best amigos 2".  
27 > CD/EP (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é "Fallen angel". 
28 > Música (mais sobre as indicadas). A vencedora é "El diablo cazador de..."
29 > Show (mais sobre os indicados). O vencedor é "Lugar de mulher é no vocal 4".
30 > Clipe (saiba mais sobre os indicados). O vencedor é "Bad river blues".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×