Publicidade

Premiação 2026

Agenda Cheia

Sala Preta, de Barra Mansa, faz turnê pelo Brasil

Coletivo apresentará oito espetáculos em dez cidades até 10 de junho

Teatro  –  02/06/2014 18:58

1

(Fotos: Divulgação)

Contratados pela Odebrecht, Sala Preta vai retornar com espetáculo
que não é encenado desde julho de 2012, "O Cascudo Douradinho"
 

> Leia também: Sala Preta vence Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro
> Sala Preta completa cinco anos de dedicação ao teatro

Os próximos dias serão bem agitados para o Coletivo Teatral Sala Preta, de Barra Mansa, quando, ao todo o grupo apresentará oito espetáculos em dez cidades, de cinco estados brasileiros. A turnê começou ontem, 1º de junho, no Festival Paraíba Cena Sul, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), Unidade Três Rios, com apresentação do espetáculo "Muito além do jardim", na Escolinha de Futebol Léo Moura, no bairro Liberdade. Hoje, 2, o público teve a oportunidade de conferir seis espetáculos integrantes do projeto Contos dos Continentes. Das 20 histórias, foram encenadas seis de diferentes países, no Theatro Municipal Mariano Aranha: "Ifá, o Adivinho" (África), "Araguaia dos Karajás" (Brasil), "Quem tem medo de assombração?" (Brasil), "Boto", (Brasil), "As histórias de Ananse" (África) e "Don Quixote" (Europa).

3

O Festival Paraíba Cena Sul é promovido pelo Sesc Rio em parceria com a prefeitura de Paraíba do Sul, e já está em sua segunda edição. O diretor de teatro Rodrigo Portela, curador do evento, procurou criar uma programação plural, com caráter popular sem deixar de primar pela excelência dos espetáculos, oficinas e performances.

- O Sala Preta desenvolve um trabalho diferenciado em relação à preocupação ambiental entre outros temas educativos, porém sempre com grande alcance popular e ainda com sofisticação. A ideia dos Contos dos Continentes é perfeita para o enriquecimento cultural do evento e está diretamente ligado ao conceito da pluralidade - afirmou o diretor trirriense. 

A volta de "O Cascudo Douradinho" 

Amanhã, 3, o grupo partirá pela primeira vez para o Estado de São Paulo e para a região Centro-Oeste do país. Contratados pela Odebrecht, o Sala Preta vai retornar com um espetáculo que não é encenado desde julho de 2012, "O Cascudo Douradinho". Serão dez apresentações e ainda serão distribuídos 2.500 exemplares do livro que deu origem ao espetáculo, o "Amiga Lata, Amigo Rio", do autor barramansense Thiago Cascabulho. Para o autor Thiago Cascabulho, remontar o espetáculo é motivo de muita emoção.

- O Sala Preta nos dá a oportunidade de ver o Douradinho em movimento, de uma forma diferente do que imaginamos ao ler o livro. Para mim, é emocionante vê-lo de novo encantando as crianças - diz.

Os artistas vão percorrer mais de três mil e quinhentos quilômetros por nove cidades. A iniciativa é da empresa Odebrecht Agroindustrial, por meio do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local. O intuito é celebrar a Semana do Meio Ambiente. Camila Escobar Sabella, responsável pelo setor de Sustentabilidade, fala da necessidade de dar continuidade aos projetos de capacitação e internalização dos princípios de preservação ambiental e sustentabilidade desenvolvidos pelo programa nos municípios onde a empresa atua.

- Como o enfoque da peça é a conscientização ambiental, a parceria com o Sala Preta busca proporcionar em ambiente lúdico maior interação com o tema, tendo em vista que o público alvo são crianças e adolescentes - afirmou.

A iniciativa vem corroborar com o objetivo principal do Programa Energia Social, que tem atividades, por meio de investimentos e ações nas áreas prioritárias de educação, cultura, atividades produtivas, saúde, segurança e preservação ambiental. 

A direção de "O Cascudo Douradinho" foi colaborativa com a participação do elenco, os atores Bianco Marques, Danilo Nardelli e Rafael Crooz. Para essa turnê os atores/diretores contam que algumas cenas foram revisitadas e estão um pouco diferentes.

- Depois de mais de cinco anos da estreia do Douradinho aprendemos muita coisa e vimos como era importante dar um novo gás para o trabalho, tanto na cena, quanto na música e figurinos - revela Danilo Nardelli.

Para a missão de restaurar e refazer os objetos, adereços e figurinos utilizados em cena os artistas Thiago Delleprane e Suzana Zana se empenharam por uma semana, entre ateliê e ensaios, já que ambos estão no elenco dos Contos dos Continentes e "Muito além do jardim", no Paraíba Cena Sul.

- Já estava com saudade de ver a Sala tão movimentada. Tínhamos que deixar tudo pronto antes da primeira viagem, porque na volta do Festival o Douradinho já embarca para sua jornada - comenta Thiago Delleprane.

O agito todo não está só na sala de ensaios e no ateliê. O computador e o telefone estão a todo vapor. O produtor Marcelo Bravo revela que "produzir uma turnê é sempre empolgante, porque temos que nos concentrar em todos os detalhes, em cada passo, é um desafio lidar com lugares desconhecidos e distantes, mas no fim é sempre um aprendizado importante". 

_____________________________________________________
Novos projetos, prêmios e o "Nasce uma Cidade"
 

2

Ao completar cinco anos, o Sala Preta tem recebido o reconhecimento da sociedade, por meio de instituições e órgãos públicos. No dia 25 de abril deste ano o coletivo foi homenageado com medalha conferida pela Febacla (Federação dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes). Poucos dias depois, o Sala Preta se destacou em todo estado fluminense ao receber o Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foram mais de 100 organizações indicadas e o coletivo de Barra Mansa foi um dos 30 empreendimentos culturais premiados, pelo júri técnico e popular.

Com tanta repercussão, o grupo ainda encontra tempo para produzir o desfile-cívico-cênico "Nasce uma Cidade", em homenagem ao aniversário de Barra Mansa. São esperadas participações de diversas agrupações artísticas da cidade. Em 2014 o projeto será realizado em parceria com o Instituto Clécio Penedo e já conta com o patrocínio do Sesi (Serviço Social da Indústria) e com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. 

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, garantiu todo apoio da prefeitura para a iniciativa, disponibilizando toda a estrutura pública necessária ao projeto. Agora, juntamente com o Instituto Clécio Penedo, o Sala busca novos investidores para viabilizar a "infra", lembrando que o projeto está aprovado em Lei Rouanet. 

- Este mecanismo possibilita que o patrocinador invista recursos abatidos do imposto de renda. Apesar do incentivo, a captação não é fácil. Mas há inúmeras empresas na região aptas a patrocinar. Estamos abertos a propostas - enfatiza o produtor Bravo. 

O coordenador do projeto, o ator Rafael Crooz, afirma que com essas novas parcerias dão início a um dos projetos mais importantes do grupo. O "Nasce uma Cidade 2014" é uma tomada sociológica do território cultural da cidade, segundo ele. 

- Sendo naturais de uma cidade que vê seu patrimônio edificado indo embora, nem Clécio conseguiu segurar, percebemos que o maior patrimônio de Barra Mansa é a memória, é o cidadão. Barra Mansa deve preservar seu acervo vivo - diz. 

O projeto oferecerá oficinas gratuitas de teatro, circo, história local entre outras atividades. Além de convocar atores, autores, músicos, cenotécnicos, estilistas, historiadores, grafiteiros, contadores, agentes culturais, professores, bailarinos, alunos, arquitetos, urbanistas, poetas, escritores, pintores, bordadeiras, cantores, produtores, grupos, bandas, coletivos e demais entidades e instituições para agregarem seu conhecimento e sua arte ao projeto. 

6

Além do "Nasce uma Cidade", o coletivo desenvolve uma pesquisa baseado nas ações físicas para a realização de um novo espetáculo, cujo título provisório é "Imersões", dirigido pela diretora sérvia Jadranka Andjelic. A previsão é de que a estreia seja no fim do ano em Barra Mansa e logo depois no Rio de Janeiro. O grupo ainda planeja uma turnê pela Europa em 2015, com este projeto.

Outro espetáculo que está em fase de captação para a montagem é "TR3Z", do autor Homero Santos, baseado em sua obra "A Caveira de Hamlet", cuja dramaturgia foi acompanhada pelo ator Rafael Crooz. O projeto tem a parceria do Instituto Jatobás, de Pardinho/SP, e prevê a estreia para o primeiro semestre do próximo ano.

No fim de junho, o Sala Preta ainda promove, junto ao Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda, o projeto Cena Papagoiaba, uma ação integradora entre produtores culturais e centros de fruição de cultura. O projeto quer procurar grupos artísticos e culturais para ocuparem o horário nobre do Gacemss, sempre nos últimos fins de semana de cada mês. Em 27 de junho, a casa abriga "O incansável Dom Quixote", com o premiado ator voltarredondense Makisin Oliveira, e nos dias 26 e 27 de julho o Gacemss se transforma em "O Asilo das Luluzinhas", com direção de Marcelo Soares, da Casa de Cultura Arte In Foco, de Barra Mansa. As apresentações são sempre as 20h. 

_____________________________________________________
Confira a programação da turnê
 

7

- Dia 4 de junho (quarta-feira) - Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horário: 10h). Local: Cachoeira Alta/GO. Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horário: 16h). Local: Caçu/GO.

- Dia 5 de junho (quinta-feira) - Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horário: 10h). Local: Perolândia/GO. Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horário: 16h). Local: Mineiros/GO.

- Dia 6 de junho (sexta-feira) - Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horário: 10h). Local: Alto Taquari/MS. Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horário: 16h30). Local: Costa Rica/MS.

- Dia 9 de junho (segunda-feira) - Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horários: 10h e 15h). Local: Nova Alvorada do Sul/MS.

- Dia 10 de junho (terça-feira) - Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horário: 9h30min). Local: Mirante Paranapanema/SP. Espetáculo: O Cascudo Douradinho (Horário: 16h). Local: Teodoro Sampaio/SP. 

_____________________________________________________
Quem é quem nos espetáculos

4

. Muito além do jardim - Elenco 1: Bianco Marques, Rafael Crooz, Suzana Zana. Elenco 2: Danilo Nardelli, Thiago Delleprane, Kaline Leigue. Direção e adaptação de texto: Nathália Dias Gomes. Produção: Viviane Saar. Iluminação: Bravo.

. Ifá - O Adivinho (Mitologia Iorubá) - Elenco: Danilo Nardelli, Kaline Leigue. Direção: Bianco Marques. 

. Araguaia dos Karajás (Vale do Araguaia - Brasil) - Elenco: Thiago Delleprane e Bianco Marques. Direção: Danilo Nardelli.

. Quem tem medo de assombração? (Sudeste Brasileiro) - Elenco: Suzana Zana e Clarissa Anastácio. Direção: Thiago Delleprane.

. Boto (Amazônia Brasileira) - Elenco: Rafael Crooz e Clarissa Anastácio. Direção: Nathália Dias Gomes.

. As histórias de Ananse (Gana-África) - Elenco: Bianco Marques e Suzana Zana. Direção: Danilo Nardelli.

. Dom Quixote (Espanha-Europa) - Elenco: Danilo Nardelli e Kaline Leigue. Direção: Bianco Marques.

. O Cascudo Douradinho - Baseado na obra de Thiago Cascabulho. Dramaturgia, direção e elenco: Bianco Marques, Danilo Nardelli e Rafael Crooz. Direção musical e trilha original: Bianco Marques. Técnica: Kaline Leigue. Adereços: Thiago Delleprane. Confecção de boneco: Suzana Zana. Produção: Bravo. 

_____________________________________________________
Serviço
 

> Sala Preta - Endereço: Avenida Joaquim Leite, 604/208. Centro, Barra Mansa. Telefone: (24) 3323-1397. Site. E-mail: salapreta@gmail.com

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×