Publicada em: 07/09/2015 (09:05:15)
Atualizada em: 11/09/2015 (09:15:15)
(Fotos: Divulgação/Marco Netto)
"Orí" retorna à região, depois de dois anos circulando pelo Brasil, Europa e América Latina
> Saiba mais sobre butoh, afro-butoh e Calé Miranda > Um pouco mais sobre a Cia. Da Ação!
Depois de dois anos circulando pelo Brasil, Europa e América Latina, "Orí" volta a Resende para apenas duas apresentações, no Espaço Z, em Resende, nos dias 11 e 12 de setembro, às 20h. É uma performance solo de Calé Miranda e Cia. Da Ação! criada por encomenda para estrear no VI Festival Barcelona en Butoh em 2013. A palavra Orí significa cabeça, em Yorubá, língua pan-africana, e é utilizada para designar os três orixás protetores da cabeça do iniciado nas religiões afro-brasileiras. A performance mimetiza os elementos que sintetizam os três orixás do Orí de Calé Miranda: Xangô - o fogo, Iemanjá - os mares, e Oxalá - o ar.
Desde 2006 Calé se dedica à dança butoh (dança pós-moderna japonesa). No Japão, estudou com diversos mestres, entre eles, Yoshito Ohno, filho de Kazuo Ohno, o criador do butoh, e bailarino de "Kinjiki", espetáculo seminal apontado como a primeira performance de butoh na história. Em sua dança, Calé faz uma fusão entre a dança butoh e as danças de matrizes afro-brasileiras, a qual chama afro-butoh. Ele conta que a dança butoh trata de ancestralidade, memória, mitologia e dança pessoal, logo o seu butoh não poderia passar ao largo da herança cultural gravada em sua memória e seu corpo. Segundo Calé, o butoh só existe quando seu corpo percebe seu prório movimento e toda a mitologia pessoal impressa nele mesmo.
Quem é quem no espetáculo
. Intérprete-criador - Calé Miranda
. Musica original - Vimal Keerti
. Figurino - Carla Biolchini
. Iluminação - Calé Miranda
. Assistência de iluminação - Eliza Moreira
. Supervisão jinen butoh - Atsushi Takenouchi
. Supervisão cultura afro-brasileira - Eleonora Ignez, macamba de Omolocô
. Fotografia - Marco Netto
. Design gráfico - Gisele Ferreira
. Produção - Cia. Da Ação!
_________________________________________________________
Serviço
> Orí - Dias 11 e 12 de setembro, às 20h. Local: Espaço Z, Resende (ao lado da rodoviária velha). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (vendidas a partir das 18h nos dias de apresentação na bilheteria do teatro). Mais informações: (24) 9-8111-8432.