Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Nova Significação

A cultura é contrária em si mesma

As culturas hoje vão se mesclando e se misturando, ressignificando e emprestando a curiosos o seu charme

Artigos  –  03/03/2014 20:00

2319

(Foto Ilustrativa/Monique Kellery)

O universo cultural é oposto em si mesmo

nos seus significados, onde o bem em uma

cultura se torna mal

 

Ricardo Yabrudi 

Quando começou a cultura? Foi quando o homem primitivo pegou a pedra que era uma arma de defesa e a dependurou no corpo como adorno. Depois disso passou a ideia para outros do seu grupo, assim nasceu a nova significação do objeto que tinha por nome pedra, assim nasceu a cultura. De lá para cá evoluímos nossa percepção e começamos a ressignificar, ou seja, significar de outras formas o mundo. Passando a história por Homero, Sócrates, Dante, Camões, Fernando Pessoa e Drummond, que disse: "Tem uma pedra no meio do caminho", por certo não era a mesma pedra de defesa do homem primitivo, mas agora uma pedra que se coloca no peito, no sentimento, com muitas conotações (muitas interpretações ou leituras).

A pedra se torna, portanto, o símbolo, signo de muitas culturas. Para os homens da ilha de Páscoa com suas esculturas de pedra, o significado de pedra é até agora um mistério para nós. Para os romanos, o muro de pedra de Adriano que envolvia todo o império significava poder e domínio sobre os povos. Para os cristãos, Cristo Jesus é a Pedra angular, a pedra que os construtores rejeitaram. Temos então a partir daí um leque de significados bem diferentes de pedra, por um lado opostos entre si, isso para não falar das ideologias políticas que se alternam como boas e más num mesmo país e numa mesma cultura.

Que caldeirão cultural é esse? Por que existem uma pluralidade de significados novos, leituras, novas interpretações e entendimentos? Isso é o que chamamos de cultura. Poderíamos afirmar hoje pela semiótica (ciência que estuda o comportamentos dos significados dos códigos linguísticos e não linguísticos), que isso é o universo cultural e que ele é oposto em si mesmo nos seus significados, onde o bem em uma cultura se torna mal, lembremos os cristãos sendo mortos no coliseu, o feio culinário se tornando belo, no caso o sashimi (peixe cru), sendo aceito como comida saborosa e sadia por nós ocidentais, que é um típico caso de aceitação cultural.Hoje cultura ocidental e oriental estão bem misturadas pela globalização.Hoje os chineses comem os sanduíches americanos.

As culturas hoje vão se mesclando e se misturando, ressignificando e emprestando a curiosos o seu charme e os valentes que experimentam esses novos encontros e resignificações merecem nosso respeito e admiração porque os conservadores da cultura perguntam: Por que você está colocando esse brinco no nariz como os hindus? Por que você está comendo esse peixe cru, isso é coisa para treinamento de golfinho? Ou por que você colocou esse toque no seu celular, isso é Beethoven? Então aquela pessoa simples vai te responder: "Porque eu gostei".

Edição impressa

1

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×