Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Dia dos Professores

Uma categoria que resiste na defesa de seus ideais

Apesar do descaso dos governantes e da desvalorização salarial sem precedentes

Artigos  –  15/10/2012 15:55

285

(Foto Ilustrativa)

É necessário criar um mínimo de espírito crítico

generalizado, cidadania universal e desejo

coletivo de mudança radical

Maria das Dores Mota, a Dodora

Parabéns, profissionais da educação. Uma categoria que resiste na defesa de seus ideais, apesar do descaso dos governantes e da desvalorização salarial sem precedentes. Em defesa da escola pública, da educação e da carreira docente.

Já dizia o mestre Paulo Freire... “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

E àqueles que não se interessam pela mudança nada melhor do que tratar a educação como uma política de dominação e domesticação dos professores e estudantes. Neste mais um dia 15 de outubro o Sepe-VR (Sindicato dos Profissionais de Educação de Volta Redonda) propõe uma reflexão a todos e todas que têm na educação uma trincheira de transformação. 

Até que ponto entendemos a educação como transformação para uma sociedade livre, em que a vida não seja mercadoria? Em que o ser humano esteja acima dos interesses comerciais? As escolas têm contribuído para a construção de uma sociedade livre da opressão ou tem reforçado os valores mercantilistas, individualistas, impregnados nas propostas governamentais que descaradamente querem transformar a escola em fábrica, estudante em cliente e ensino em mercadoria?

Florestan Fernandes afirmou: “Feita a revolução nas escolas, o povo a fará nas ruas”.

Em um país como o Brasil é necessário criar um mínimo de espírito crítico generalizado, cidadania universal e desejo coletivo de mudança radical para se ter a utopia de construir uma sociedade nova...

Sigamos os ensinamentos de nossos mestres!

> Maria das Dores Mota, a Dodora - Sepe-VR (Sindicato dos Profissionais de Educação de Volta Redonda)

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×