Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Amizades Sinceras

Presença é o único presente (não só) no Dia do Amigo

Aos amigos, conta-se tudo o que se tem vontade de esconder de todos; é uma válvula de escape

Artigos  –  20/07/2014 12:38

2815

(Foto Ilustrativa/Fotos da Hora) 

Laço de amizade se constrói lentamente,

sem nenhuma pressa e nem pressão

 

André Aquino 

"Quer ser meu amigo?", pergunta um menino ao meu sobrinho no playground da casa de festa infantil. Meu sobrinho aceitou sem se titubear e os mais novos amigos de infância se esbaldaram em brincar naquela tarde de sábado. Gosto da assertividade das crianças, eles têm esse hábito de pedir em amizade como os adultos mais românticos pedem em namoro.

Ah se isso funcionasse aos adultos. Chegaria perto de Zuenir Ventura, superando a minha timidez, e perguntaria: "Podemos ser amigos?". Faria o mesmo com Herbert Viana, Rita Lee, Madonna, Tati Bernardi, Martha Medeiros, Neymar, Mark Zuckerberg e Ali Kamel. 

Provavelmente não daria certo com eles porque o laço de amizade se constrói lentamente, sem nenhuma pressa e nem pressão. Requer tempo, cumplicidade e muitas emoções passadas juntos. E, quando se percebe, já se passaram anos de amizade. Prefiro os meus poucos, verdadeiros e anônimos amigos. 

Mas, afinal, para que serve um amigo? Passar cola na prova final de matemática, ajudar a conquistar o primeiro beijo da amada ou chamar para jogar uma pelada no domingo à tarde? Ou dividir a conta do restaurante, passar a madrugada vendo filmes, emprestar o livro predileto sem reclamar? Ou atender um telefonema às 5 da madrugada para ouvir as desventuras amorosas da noite anterior? 

Sim, tudo isso está correto também. A amizade, porém, vai um pouco além e tento resumir em apenas uma frase: aos amigos, conto tudo que tenho vontade de esconder de todos. É a minha válvula de escape. 

Neste mês, se comemora o Dia do Amigo (20 de julho) e o comércio de minha cidade tentou realizar uma campanha para aumentar as vendas. Não deu certo, óbvio. A presença é o único presente que quero receber dos meus amigos. E isso me basta. 

> André Aquino é jornalista

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×