Publicidade

RH

Saúde com Nutrição

A boa receita

Para lembrar o Dia da Saúde e Nutrição, 31 de março, é válido parar e refletir sobre a sua alimentação e o seu estilo de vida

Artigos  –  22/03/2018 08:59

7108

(Foto: Divulgação)

Aqueles que desejam estabelecer uma

rotina alimentar saudável devem preconizar

o consumo de alimentos in natura ou

minimamente processados

 

Caroline Geoffroy Ribeiro 

O estilo de vida corrido das pessoas faz com que o momento da alimentação muitas vezes seja caracterizado pela conveniência e praticidade e não pela qualidade nutricional do alimento que se consome. Somado a esse fator, o sedentarismo é comum nesse estilo de vida, onde o trabalho exige mais horas de dedicação diária, restando pouco tempo para a prática regular de exercícios físicos. 

Os alimentos frequentemente inseridos na dieta alimentar moderna contêm em sua composição alta densidade energética, gorduras saturadas e trans, alto índice glicêmico e baixo teor de fibras, estando associados à má alimentação e ao ganho de peso excessivo. 

Como consequência, a obesidade torna-se hoje um grande problema de saúde pública que afeta adultos e crianças em todo o mundo e pode trazer agravos importantes à saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer, entre outros. 

Logo, para lembrar o Dia da Saúde e Nutrição, 31 de março, é válido parar e refletir sobre a sua alimentação e o seu estilo de vida. A prática regular de exercícios físicos, associada a uma alimentação equilibrada, isto é, rica em nutrientes considerados essenciais para o bom funcionamento do organismo, pode prevenir o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis. 

Aqueles que desejam estabelecer uma rotina alimentar saudável devem preconizar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, como os legumes, verduras, frutas, leguminosas, ovos e evitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, que foram acrescidos de sal, açúcar e substâncias artificiais em alguma etapa do processamento na indústria. 

O consumo regular de frutas e hortaliças fornece ao organismo alto teor de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, contribuindo com baixa densidade energética e promovendo saciedade. Em contrapartida, os alimentos ultraprocessados têm como característica alto percentual de gorduras saturadas, gorduras trans, sódio, baixo teor de fibras e alto índice glicêmico estando associados à má alimentação e ao ganho de peso excessivo. Para quem só come esses produtos, está na hora de escolher novos hábitos, em nome da boa saúde. 

> Caroline Geoffroy Ribeiro é coordenadora da Especialização em Gastronomia: Técnicas Empreendedoras em Alimentação da FMP/Fas

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×