Publicidade

RH

Literatura Ilustrada

A pintura e a escultura sabem quem você é

Alberto Giacometti disse: Ainda que sua avó não saiba nada sobre Picasso, tenha certeza de que Picasso sabe tudo sobre sua vó

Artigos  –  28/02/2021 19:02

 

Ricardo Yabrudi

Os pintores e escultores sabem tudo de nós. Conhecem nossos anseios, nossas poses preferidas e o que queremos comer. Sabem quais frutas devem estar expostas em cima da mesa para serem pintadas, representadas pela sua arte. Antes de pintar ou esculpir escolhem cuidadosamente o tema. Se for uma natureza morta, escolhem as frutas, se é um nascer do sol como “Impressão: nascer do sol” de 1872 do impressionista Claude Monet escolhe o mar, a praia, a gramatura da areia, ou se o sol se esconde atrás da montanha, o artista pensa na melhor silhueta dos contornos dos montes.

1_2 

(Fotos: Reprodução/Internet)

“Impressão: Nascer do sol”, pintura de Claude Monet

Os pintores e escultores são grandes psicólogos, eles recolhem as impressões do mundo, são indivíduos coletores das ações humanas. Talvez psicólogos possam ser grandes pintores-escultores, o que dependerá de sua sensibilidade. Conheço um que atentou para essas duas modalidades, a psicologia e a pintura-escultura, que possibilitam conhecer o homem melhor através dessas duas perfeitas óticas: é João Bosco de Camargo Millen. Não foi à toa que Jung penetrou o universo das mandalas e do desenho para decifrar a psicose. Bosco enveredou por essas trilhas, inclusive no seu doutorado e pós-doutorado: é preciso conhecer o homem através da arte e é o que esse pesquisador persegue obstinadamente.

A filosofia é insuficiente para explicar a existência, ela precisa da arte como apoio. Nietzsche segue essa trilha e aponta em seus aforismos filosóficos que a arte, como um aio, responde e questiona a vida com seu devir. Tanto o artista quanto o psicólogo pintam e esculpem a vida. Acertam em cheio os anseios humanos, dirigem as vontades - compreendem a pose. A diferença entre eles é que um ouve e o outro olha e observa, no entanto, ambos em parceria conhecem o humano e seu devir. São apenas vias da percepção, a audição aguçada e o olho de águia, um é o genial Mozart, o outro é Edwin Hubble. O importante é que as duas ocupações conhecem o que é sagrado: a vida humana desvelada, descoberta no sentido de se retirar o véu de Maya! Felizmente, há esses dois que nos observam, recolhem os erros e os jogam na lata do lixo: peneiram o ouro humano escondido no leito do rio da vida com sua bateia; e dele como um ourives funde uma aliança para casar a tela com o divã.

O pintor-escultor é um congelador de imagens. Sua tela ou escultura é um delicioso sorvete de sabores mistos. A imagem que criou está petrificada. A liberdade humana do ir e vir está desrespeitosamente comprometida com a paralisação dos músculos e ossos como nas obras de Andrey Rossi. É exatamente o que fazem a pintura e a escultura, congelam o tempo.

2_1 

3 

Acima, duas obras de Andrey Rossi

A obra do artista é a cristalização de uma prévia ideia que se concretiza na composição final onde o congelador comete a afronta de dizer que aquela era a melhor cena, pois afirma: “Fique assim, te presenteio com a eternidade e estará glorificado!”. Esse é o senhor que sabe mais do que nós mesmos porque é observador - não estamos acostumados a nos perceber, contudo, eles cuidam de nós. Os artistas são livres, pintam o que querem, exibem a nudez humana com tal essência e pureza adâmica que são exibidas nos livros dos museus livremente sem que se proíba, sem o alerta: “só para maiores de 18 anos”.

A arte pictórica está livre de preconceitos porque mostra livremente o humano em sua plenitude. O seu pincel é sua caneta para escrever sua poesia - uma literatura colorida ilustrada. Não há palavras, só o gesto magnífico. Podem se quiser pintar o céu de vermelho e da língua de um homem fazer brotarem ervas. Também da taça de Baco faz sair uma serpente em chamas ou simplesmente pintar uma choupana onde dentro dela mora a felicidade.  

> Ricardo Yabrudi é músico, arquiteto e assina a coluna de Música do OLHO VIVO

________________________________________________________

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×