Publicidade

RH

O Poder dos Cotidianos e das Experiências

Barra Mansa dá início à temporada 2023 do CineSesc

Exibições gratuitas de filmes acontecem aos sábados de abril, às 15h, com o tema Percursos: A Vida Imita a Arte?

Cinema  –  06/04/2023 11:24

10860

 

(Fotos: Divulgação)

“Três Verões”, com Regina Casé, será exibido no dia 22 de abril; a direção é de Sandra Kogut

 

 

Barra Mansa inicia a temporada 2023 do CineSesc, projeto por meio do qual o Serviço Social do Comércio promove sessões de cinema gratuitas tendo como foco produções de diversos estilos e países que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro. O principal objetivo do CineSesc é fomentar o debate acerca dos filmes e propor uma reflexão a partir de seus temas e de suas narrativas. A mostra de filmes, em abril, tem como tema “Percursos: A Vida Imita a Arte?”. 

- Toda história poderia ser potencialmente um conto, um quadro ou um filme. Quem nunca imaginou determinada música para um momento específico? Nossa rotina é mais feliz a partir da arte, mas será mesmo que a arte não pode ser mais bonita por meio da rotina? A mostra traz o poder dos cotidianos e das experiências através da única missão inadiável: viver - afirma Leandro Luz, analista de Audiovisual do Sesc RJ e um dos curadores da mostra. 

Haverá sessões em 14 unidades do Sesc no estado, quatro delas na capital (Arte Sesc, Copacabana, Ramos e Tijuca). Na Região Metropolitana e no interior, o circuito passa por Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Barra Mansa, Campos, Nova Friburgo, Quitandinha e Teresópolis. Outras unidades como Madureira e Teatro Sesc Rosinha de Valença também receberão sessões nos próximos meses. 

Os longas em cartaz são “A Felicidade das Coisas” (2021); “Os Amores de uma Loira” (1965); “Roda do Destino” (2021); “Três Verões” (2020); e a animação “Tromba Trem - O Filme” (2022). Os títulos são oriundos de diretores do Brasil, da Tchecoslováquia e do Japão. Confira a agenda para todo o estado no site do Sesc RJ.

Programação em Barra Mansa 

. Os Amores de uma Loira: Dia 8 de abril, 15h - Direção de Milos Forman. Tchecoslováquia. 1965. 80 min. Ficção. 16 anos.
Andula, uma inocente garota tcheca de uma cidade industrial, está em uma busca desesperada pelo amor. Ela acredita que o encontrou quando conhece Milda, um jovem e encantador musicista de Praga. Ele, no entanto, está apenas procurando um encontro casual e deixa a cidade presumindo que nunca mais verá Andula novamente. Mas quando ela não tem notícias dele, Andula faz as malas e segue para Praga, para a surpresa de Milda e seus pais. Clássico imediato da Nouvelle Vague Tcheca, “Os Amores de uma Loira” é um olhar terno e bem-humorado sobre a jornada amorosa de uma jovem. A versão restaura do clássico de Miloš Forman (“Amadeus” e “Um Estranho no Ninho”) está imperdível! Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. 

. Roda do Destino: Dia 15 de abril, 15h - Direção de Ryûsuke Hamaguchi. Japão. 2021. 121 min. Ficção. 14 anos.
Três histórias, todas protagonizadas por personagens femininas, falam dos encontros e desencontros da vida, os caminhos percorridos, e o poder do acaso na transformação e nos relacionamentos humanos. Um triângulo amoroso inesperado, um plano de sedução e vingança, e um encontro a partir de um mal-entendido são os elementos que governam cada um dos curtas que compõem esse tríptico, centrado em personagens divididos entre a escolha e o arrependimento.

. Três Verões: Dia 22 de abril, 15h - Direção de Sandra Kogut. Brasil. 2020. 94 min. Ficção. 12 anos. Através do olhar de Madá (Regina Casé), uma caseira num condomínio de luxo à beira mar, acompanhamos o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país durante três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017). 

Tromba Trem_1 

. Tromba Trem - O Filme: Dia 29 de abril, 15h - Direção de Zé Brandão. Brasil. 2022. 98 min. Animação. Livre.
Gajah, um elefante sem memória, é alçado ao status de celebridade do dia para a noite, e acaba se afastando de seus velhos companheiros de viagem no Tromba Trem. O estrelato dura pouco, pois ele acaba se tornando o principal suspeito de misteriosos raptos. Desvendar o mistério só será possível com a ajuda dos amigos pré-fama: um grupo de obstinados cupins moradores de uma colônia e Duda, uma empolgada e inocente tamanduá vegetariana. 

> Sesc Barra Mansa - Avenida Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom. 

 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×