Publicidade

RH

Representatividade

Mostra de curtas é destaque no Centro Cultural Fundação CSN

Poderes em Cena - Além das Cores exibe quatro filmes com temática LGBTQIA+ em Volta Redonda; a entrada é franca

Cinema  –  02/08/2023 18:26

11030

 

(Fotos: Divulgação)

Haverá bate-papo após a exibição dos filmes

 

“Filmes que retratam personagens e histórias de LGBTQIA+, pessoas negras, mulheres e outras minorias, assim como seus produtores, equipe técnica e elenco, reconhecendo e visibilizando grupos que historicamente foram marginalizados ou sub-representados no audiovisual”. Essa é a Mostra de Curtas-metragens Poderes em Cena - Além das Cores, que exibe no dia 4 de agosto (sexta-feira), às 19h, quatro filmes: “A Menina Atrás do Espelho (GO)”, “A Qualquer Momento” (Sul Fluminense), “Frutinha” (Brasília) e “O Fundo dos Nossos Corações” (Rio de Janeiro). As exibições serão no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda. Produção: OPATO Produções. Classificação: 14 anos. Haverá bate-papo após a exibição dos filmes. A entrada é franca.  

- A ideia é permitir que o público exponha suas opiniões e possam conhecer um pouco mais sobre a sétima arte de quem realmente faz. Além disso, a mostra permitirá a troca de conhecimentos e a formação de público crítico - explica Gabriel Sam, um dos produtores da mostra.

Poderes em Cena - Além das Cores conta com pelo menos um curta-metragem regional. Além disso, segundo Sam, os demais filmes foram selecionados com base em sua narrativa e/ou produtores que se encaixam nas nomenclaturas LGBTQIA+. Alguns dos títulos possuem prêmios e seleções para festivais nacionais e internacionais.

- O objetivo é possibilitar o acesso à cultura como forma de inclusão, integração social e democratização da cultura, além de dar reconhecimento e visibilidade artística a atores, produtores, técnicos, proporcionando distribuição e difusão de narrativas LGBTQIA+. Com isso, democratizamos o acesso a curtas-metragens no interior, incentivando artistas a produzirem cada vez mais - diz Sam.

O também produtor Pedro Bitencourt completa:

- Nem sempre, o interesse do cinema nacional foi pela representatividade dos gêneros, raças e sexualidades. Mas sim pela exposição baseada em chacotas e demais estereótipos que hoje sabemos problematizar. A mostra possibilita o acesso à cultura como forma de inclusão, integração social e democratização da cultura, além de dar reconhecimento e visibilidade artísticos a atores, produtores e técnicos LGBTQIA+, naturalizando existências e afetos.

Sam e Bitencourt enfatizam que, “embora na década de 30, tenha acontecido um leve avanço na participação de mulheres no cinema, foi só a partir da década de 1960 que a pejoratividade com relação a personagens gays no cinema começou a entrar em declínio, assim como o espaço para mulheres cresceu”.

- Foi somente nas décadas de 1970 e 1980 que o negro passou a ser o personagem central, na frente e atrás das câmeras - frisa Sam.

Bitencourt ressalta que, na década de 1990, com o cinema brasileiro enfraquecido pelo fechamento da Embrafilme, a principal produção de filmes sobre e com representatividades no país, se deu na seara dos curtas-metragens.

Confira os filmes que serão exibidos

A Menina atrás do Espelho Still 3

. A Menina Atrás do Espelho (GO) - Sinopse: Uma menina transgênero se tranca em seu quarto, por medo de um monstro que a ameaça do lado de fora, até que surge atrás do espelho uma nova realidade onde esse monstro não existe e ela é livre para ser quem é ou quiser ser. Direção: Iuri Moreno.

AQM Still 2

. A Qualquer Momento (Sul Fluminense) - Sinopse: Juntos há quase quatro anos, Carlos e Igor fazem planos para o casamento. O que eles não sabem é que a vida irá surpreendê-los com uma notícia que pode colocar em risco tudo que construíram. Até quando um segredo pode ser maior do que o sonho de um futuro feliz? O amor precisará ser maior, se quiserem continuar juntos, afinal, a qualquer momento tudo pode mudar, ou não. Direção: Danilo Calegari.

Frutinha Still 1

. Frutinha (Brasília) - Felipe e Pedro são dois meninos de 11 anos bem diferentes que, apesar disso, se apaixonam. Mas terão que enfrentar o preconceito e suas inseguranças para ficarem juntos. Direção: Fernando Grisi.

O Fundo Dos Nossos Corações Still 3

. O Fundo dos Nossos Corações (Rio de Janeiro) - Sinopse: Durante uma aula de ciências, Joana descobre que os bebês nascem da barriga das mães. Agora ela quer saber de qual barriga de suas duas mães ela nasceu. Ela nasceu de duas? É possível uma criança sair de duas barrigas? Após minuciosa investigação e insistência, Joana finalmente entende sua própria origem. Direção: Letícia Leão.

> Mostra de Curtas-metragens Poderes em Cena - Além das Cores - Dia 4 de agosto, sexta-feira, às 19h, no Centro Cultural Fundação CSN, Volta Redonda. Duração: 2h30. Classificação: 14 anos. Produção: OPATO Produções. Apoio: Promax Produções, T8 Films, Coala Filmes, Qlook Estamparia, GW Bueguer, Gecilda Gioia Fonoaudiologia, Thais Figueredo Fotografia e Padaria Morada do sol. 

 

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×