(Foto: Divulgação)
Vídeo será exibido na Escola Municipalizada Santo Antônio, no bairro Colônia, em Barra Mansa, às 7h, no dia 6 de dezembro
Resultado de um projeto de finalização do roteiro audiovisual do longa “Maracatu, meu Amor”, o vídeo documental homônimo que registra o processo de pesquisa desse roteiro será exibido gratuitamente, na Escola Municipalizada Santo Antônio, no bairro Colônia, em Barra Mansa, às 7h, no dia 6 de dezembro. Logo após, haverá uma roda de conversa. A estreia do filme ao grande público será no canal Escambo Arte, no YouTube, no dia 11, às 19h.
Sinopse
A convite de uma pesquisadora e brincante de maracatu, um grupo de Mestres e integrantes do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife reúnem-se, na sede de sua nação, ao longo de dois anos, a fim de criar juntos um roteiro cinematográfico ficcional inspirado em histórias de amor vividas pelos participantes no e pelo maracatu de baque virado. Dirigido e editado por Renata Andrade, o filme conta com a participação de Rainha Marivalda dos Santos, Mestre Maurício Soares, Mestre Fábio Aquino, Ary Poscali, Emilly Barbosa, Mauriceia Vasconcelos, Ivete Oliveira, Fabiana Silva (Tati).
Na região
Cultura considerada em vias de extinção por pesquisadores da década de 60, devido às contribuições de trabalho realizado por Mestre Salustiano, o movimento do Mangue Beat de Chico Science e Nação Zumbi e a criação de grupos de Maracatu por todo o Brasil inverteu-se a condição do Maracatu Nação da escassez à expansão. Reconhecendo a importância da existência dos grupos de maracatu para além de Recife, hoje, seus mestres realizam circulação de oficinas pelo Brasil visitando esses grupos de maracatu criados, ajudando-os a difundir essa cultura, oferecendo-lhes embasamento histórico, cultural e artístico para que essa divulgação seja feita de maneira respeitosa a essa tradição ancestral.
Próximo à cidade de Barra Mansa, encontramos os grupos Pedra Sonora (Penedo), Águas de Oxalá (Visconde de Mauá) e Baque da Seda (Seropédica). Em nossa região, a autora, que é integrante do grupo Baque da Seda, busca por meio de editais de fomento, a criação de um grupo de maracatu. Seu primeiro projeto foi realizado em 2024, por meio do edital Música nas Ruas e contou com a presença de Mestre Maurício Soares em um cortejo realizado em Volta Redonda. O projeto atual conta com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio dos editais da Fundação de Cultura de Barra Mansa.
O processo
O processo de pesquisa do roteiro foi iniciado em 2021, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da UFRJ, sob orientação de Fernando Souza Gerheim. Criado a partir da convivência em ensaios, produção de oficinas, assistência na preparação de figurinos e participação em desfiles com o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife durante cinco carnavais e do diálogo com maracatuzeiros e seus mestres ao longo de dez anos, o projeto realiza a criação de um roteiro de longa-metragem ficcional com participação de um coletivo de colaboradores formado por Mestres e integrantes do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife.
- Convivendo com moradores do Alto José do Pinho, Recife/PE, onde se situa a sede Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e com seus Mestres, ouvi e presenciei muitas histórias de pessoas que fazem ou fizeram parte do maracatu em versões que não estão nos livros ou textos científicos. São histórias e personagens que têm sua subjetividade atravessada pelo convívio dentro de suas nações de maracatu. Foi assim que as histórias, lutas, tensões e comportamentos em performance do povo que faz o maracatu de baque virado, principalmente as memórias que não estão nos textos e documentos, tonaram-se o objeto de pesquisa para construção desse roteiro - conta Renata Andrade
Buscando apresentar não apenas a versão da roteirista, esse projeto buscou maneiras de integrar os participantes da pesquisa, convidando-os a intervir na condução de suas narrativas durante a escrita do roteiro ficcional que fora inspirado em suas histórias pessoais. Por esse motivo, os encontros presenciais fizeram-se necessários, assim como a figuração desses colaboradores em registros audiovisuais e fotográficos que compõem esse projeto.
O primeiro encontro do grupo, ocorrido em setembro de 2022, foi dedicado ao registro de relatos de vivências no maracatu, tendo como tema central o amor. Já o segundo encontro (janeiro de 2023) versou sobre a apresentação, ao grupo de colaboradores, da primeira proposta de argumento criada pela roteirista/pesquisadora e o acolhimento das observações do coletivo sobre a condução de suas narrativas. A partir do último encontro com o grupo de participantes, Renata desenvolveu sua proposta de argumento que foi novamente levada ao seu grupo de participantes em um terceiro e último encontro, ocorrido em fevereiro de 2024, já contando com o apoio de edital.
- O roteiro criado pelo grupo busca oferecer protagonismo às histórias de pessoas que mantêm e ressignificam a tradição do maracatu de baque virado em comunidades periféricas, através de uma camada na qual suas histórias tornam-se ficção e uma camada que contempla suas intervenções na condução dessas narrativas, misturando-se, assim, os registros ficcional e documental - salienta Renata.
Junto à finalização do roteiro, também será entregue, como contrapartida, o curta-metragem documentário gerado pelo registro audiovisual dos três encontros realizados com o grupo de maracatuzeiros colaboradores e seu processo de pesquisa.
Quem é quem
. Direção, Roteiro e Edição - Renata Andrade
. Orientação de Pesquisa - Fernando Souza Gerheim/PPGAC/ECO/UFRJ
. Com - Rainha Marivalda dos Santos, Mestre Maurício Soares, Mestre Fábio Aquino, Ary Poscali, Emilly Barbosa, Mauriceia Vasconcelos, Ivete Oliveira, Fabiana Silva (Tati) e Renata Andrade.
. Captação de Imagens - Emilly Barbosa, Felipe Oliveira, Mestre Fábio Aquino, Pablo Calazans e Renata Andrade
. Piloto de Drone - Pablo Calazans
. Design e Comunicação - Xan Braz (Laboratório Produções Artísticas)
. Produção - Escambo Arte