(Foto: Divulgação)
Quando: Dia 14 de novembro (sexta-feira), a partir das 18h; Auditório William Monachesi - UniFOA; realização: Prefeitura de Pinheiral e Secretaria Municipal de Educação e Inovação; parceria: UniFOA
A Prefeitura Municipal de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Inovação, em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), realiza no dia 14 de novembro (sexta-feira), a partir das 18h, o 1º festival estudantil de curtas- metragens da cidade: Festival EduCannes 2025.
O evento ocorrerá no Auditório William Monachesi (Salão Nobre do UniFOA), em Três Poços, e promete emocionar o público. A programação inclui apresentações artísticas, exibições dos curtas finalistas e a premiação das melhores produções em quatro categorias: Educação Infantil (“Semeando o Amanhã”), Fundamental I (“Pequeno Cidadão”), Fundamental II (“Adolescendo”) e EJA (“Futuração”). O festival também homenageará as professoras vencedoras do projeto “Corações Inovadores”, iniciativa que reconhece práticas pedagógicas criativas desenvolvidas na rede.
Segundo a superientendente pedagógica da Secretariade Educação e Inovação, professora Lucrécia Souza, a competição foi inspirada nos grandes festivais de cinema do mundo.
- O EduCannes celebra a criatividade e o protagonismo dos estudantes da rede municipal, que assumem o papel de roteiristas, atores e produtores em curtas-metragens construídos ao longo do ano letivo. Com o tema “Refletindo o Presente e Construindo o Futuro”, o evento convida a comunidade escolar e o público em geral a uma experiência de arte, inovação e educação transformadora - explicou.
O evento contará ainda com apresentações do Quinteto de Metais da Orquestra Filarmônica de Volta Redonda e do Ministério de Dança Move - Família Viva Pinheiral, além da participação especial de Dudu do Jongo, mascote da educação de Pinheiral que promete envolver o público em um momento de celebração e identidade cultural.
Segundo o secretário de Educação e Inovação, professor Luciano Marins, o EduCannes representa “a síntese do trabalho coletivo das escolas e a materialização de uma proposta pedagógica que acredita no poder da produção midiática para formar cidadãos críticos e criativos”.
- É um evento que muito nos orgulha. Ver o empenho dos estudantes, a dedicação com as produções e o apoio dos professores para que os trabalhos emocionassem não tem preço. A educação é transformadora e quando ela se junta ao talento, dedicação e a arte não tem como não haver sucesso. O público pode esperar muita emoção no festival.
