Publicidade

Premiação 2026

Memórias e Trajetórias

Estações ferroviárias do Sul Fluminense serão tema de filme

Documentário produzido pela Quiprocó e dirigido por Fernando Sousa/Gabriel Barbosa será rodado por meio de financiamento colaborativo

Cinema  –  02/05/2017 13:15

Publicada: 11/03/2017 (12:21:50) . Atualizada: 02/05/2017 (13:15:32)

Crowdfunding: Pessoas físicas e empresas poderão colaborar com valores a partir de R$ 30 

As icônicas estações de trem das cidades do Sul Fluminense, em especial de Barra do Piraí, são o tema do documentário “Entroncamentos - Vida e memória social nas estações ferroviárias do Sul Fluminense”, que será filmado no segundo semestre de 2017. Produzido pela Quiprocó Filmes e dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o documentário trata das memórias de pessoas que construíram suas trajetórias em torno do maior entroncamento ferroviário da América Latina. 

Um vídeo explicativo que convida o público a participar do projeto foi feito com depoimentos importantes (veja acima). Roberto Monzo, do Pólo Audiovisual de Barra do Piraí, Francisco Gonçalves, do IDEHC - Memorial Ferroviário de Barra do Pirahy, a historiadora Luana Oliveira e os realizadores do documentário apresentam seus argumentos e falam sobre a importância de se abordar o assunto. 

“Entroncamentos” será produzido por meio de crowdfunding (financiamento coletivo), pessoas físicas e empresas poderão colaborar com valores a partir de R$ 30. Recompensas como DVD personalizado do filme, ingressos para a pré-estreia e logomarca das empresas nos créditos iniciais serão oferecidas aos benfeitores de acordo com o valor da contribuição. 

As histórias dos personagens envolvidos diretamente com as estações serão o fio condutor do documentário. 

- Muitos trabalhadores dessas estações, hoje sucateadas e fora de funcionamento, ainda moram perto delas, o que nos permite vislumbrar uma forte relação ainda não rompida com o lugar - adianta Gabriel Barbosa. 

A Estrada de Ferro D. Pedro II, uma das primeiras linhas férreas do Brasil, tinha como objetivo estruturar a industrialização do país no século XIX. Assim, nasceram cidades ao longo do seu traçado, consolidando um estilo de vida intimamente ligado ao trem e às estações.

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Quem tiver interesse em conhecer a campanha, clique aqui. Tem todos os detalhes sobre as possibilidades de contribuição e as recompensas para pessoas físicas e empresas.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Fernando

    Obrigado pelo apoio e por acreditarem no projeto. Quem tiver interesse em conhecer melhor as possibilidades de contribuição é só acessar o link a seguir. Temos ótimas recompensas para empresas e pessoas físicas. https://benfeitoria.com/entroncamentos