Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Cinestesia Cine Clube

Instituto Dagaz exibe curtas infantis da Mostra do Filme Livre

MFL é a maior mostra audiovisual do Brasil e o instituto é o único da região inscrito

Cinema  –  25/06/2018 23:14

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Primeira exibição de curtas infantis da Sessão Mostrinha Livre aconteceu na noite de quarta-feira, 4, no Condomínio Cultural, no Ciep 299 - Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho 

_______________________________________________________

O Instituto Dagaz está mais uma vez na programação da MFL (Mostra do Filme Livre) com o Cinestesia Cine Clube Dagaz. A primeira exibição de curtas infantis da Sessão Mostrinha Livre aconteceu na noite de quarta-feira, 4, no Condomínio Cultural, no Ciep 299 - Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho. Os primeiros espectadores da edição foram os alunos de rugby e capoeira da ONG, com a presença também de pais e responsáveis. 

A MFL é a maior mostra audiovisual do Brasil e o instituto é o único da região inscrito. De acordo com a programação, previamente estipulada junto à organização da MFL, as próximas sessões serão no Centro Municipal de Educação Infantil Vera Lúcia Silveira Braga, no bairro Volta Grande III. Os alunos vão receber a mostra nesta sexta-feira, 6, às 8h, e na próxima segunda-feira, 9, às 14h. 

Nesta edição, os filmes selecionados às crianças são:

“Dinoshop” (Tainá Ribeiro Nepomuceno, 4 min, 2013, RS);
“Fazenda Rosa” (Chia Beloto, 9 min, 2017, PE);
“Lia” (Giulia Donato, 11 min, 2017, RJ);
“Mira” (Janaina Veiga, 8 min, 2017, PR);
“O dedo de Ian” (Igor Amim, 6 min, 2018, MG).
A duração total da sessão é de 38 minutos e a classificação indicativa de todos os curtas é livre. 

De acordo com a diretora geral do Instituto Dagaz, Marinez Teodoro Fernandes, ter o projeto Cinestesia, patrocinado pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, integrado à maior ação cineclubista em voga no país reforça o foco primário em democratizar o acesso à cultura. 

- Estamos sempre de olho nas oportunidades que têm sintonia com a gente. Temos estrutura para projeção de filmes e o que não nos falta é público, principalmente infantil. Esses são os requisitos básicos para ser um cineclubista, um movimento independente que nos disponibiliza conteúdo de qualidade e da nossa gente - observou Marinez. 

Um pouco sobre o Cinestesia

O Cinestesia é um projeto audiovisual do Instituto Dagaz que cria espaços abertos ao diálogo e a troca de ideias a partir da exibição de filmes, documentários, curtas e média-metragens não comerciais. O projeto exerce função de descentralizar o acesso à cultura, levando títulos do cinema a comunidades periféricas. Assim, o Cinestesia vem se moldando conforme o público, de todas as idades, atende escolas da rede pública, em Volta Redonda e região, além do Criaad e Degase. Inicialmente, as exibições eram feitas somente no Condomínio Cultural, sede da ONG. A partir de 2014, o telão inflável passou a circular, em parceria com prefeituras, e atualmente é um dos atrativos em eventos públicos. O Cinestesia é considerado muito mais do que um polo de exibição cinematográfica, pois o Dagaz entende que a função do cinema vai muito além do entretenimento, sendo uma poderosa ferramenta para a transformação social por fazer pensar, provocar o desenvolvimento de uma consciência e de um senso crítico.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×