Publicidade

RH

Fim de Ano

Os dez melhores filmes internacionais de 2010 a 2019

Confira a lista e veja se você concorda com os escolhidos

Cinema  –  28/12/2019 10:52

9071

 

(Foto: Divulgação)

“Parasita” é um filme sul-coreano sobre a história de duas famílias: uma mora em um porão apertado e sujo; a outra, em uma casa gigantesca e luxuosa

 

Para fechar o ano e encerrar o ciclo desta década, o Canal Like (530 da Net/Claro) preparou uma lista com os dez melhores filmes internacionais de 2010 a 2019. Será que você vai concordar com os escolhidos?

10º lugar - A Árvore da Vida

Em pouco mais de duas horas, o filme nos leva do começo do universo até um pai traumatizado por ter perdido o filho de apenas 19 anos. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2011, “A Árvore de Vida” revolucionou o jeito que cineastas modernos filmam a intimidade familiar: a câmera na mão, os momentos espontâneos capturados com precisão e a luz natural vindo através das cortinas.

9º lugar - Relatos Selvagens

Quando “Relatos Selvagens” estreou, não havia quem falasse mal. Era um filme fácil de recomendar porque todo mundo se identificava com o que os personagens estavam passando. O longa de Ricardo Darín é uma coleção de contos que levam algumas das situações inusitadas do nosso cotidianos às consequências mais extremas como discussões no trânsito, casamentos que dão errado e dívidas antigas que não foram pagas.

8º lugar - Era Uma Vez Em Hollywood

Poucos filmes capturam essa ressaca de fim de década como "Era Uma Vez Em Hollywyood", o nono filme do de Quentin Tarantino. É a história de Rick Dalton, ex-galã de filmes de faroeste, e de seu dublê Cliff Booth. O ano é 1969 e parece que não há mais espaço para cowboys que nem Rick Dalton em Hollywood. O longa explora as opções que restam para um cowboy e seu dublê na dita "cidade dos sonhos". Mas se fosse só por isso, não ganhava um lugar na lista. Tarantino gosta de uma boa catarse. Em "Era Uma Vez" ele faz isso, mas as razões por trás da sua revisão histórica nunca foram tão interpretativas ou reflexivas quanto neste ou qualquer outro filme do diretor.

7º lugar - Divertida Mente

Se você viu "Divertida Mente" você sabe do que a gente tá falando - daquela lagrimazinha que você secou da sua bochecha no escurinho do cinema sem ninguém ver. Essa animação, feita pelos feras da Pixar, é um ponto alto de um estúdio que praticamente só tem pontos altos. Se você não viu - a gente explica o conceito do filme rapidinho: a história se passa quase toda na cabeça de uma menina de 11 anos, onde as suas cinco emoções primárias - Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho - lutam para ter controle do estado mental da menina. Além das emoções serem absurdamente fofinhas, o filme utiliza um conceito brilhante pra dar uma aula de humanidade e empatia para um público de todas as idades.

6º lugar - Corra!

O primeiro longa-metragem de Jordan Peele foi feito com U$ 5 milhões e lucrou U$ 250 milhões nas bilheterias internacionais. O filme utiliza a linguagem do terror para abordar um assunto que, infelizmente, ainda está presente na nossa sociedade: o racismo. "Corra!" mostra de maneira bem desenhada e divertida como o racismo ainda é estrutural, institucional e está nos lugares que a gente menos espera.

5º lugar - O Lobo de Wall Street

Esse épico de Martin Scorsese sobre a ascensão e a queda de um malandro do mercado financeiro americano tem gênero quase inclassificável. Tem gente que considera o filme até uma comédia. "O Lobo de Wall Street" consegue fazer algo que poucos conseguem. No começo do filme, você está torcendo para que toda a ousadia e cara-de-pau do protagonista dê certo. E no final, você está contando com a sua derrocada. E rindo com ela. Do céu ao inferno em três horas, "O Lobo de Wall Street" é um filme sobre como a justiça funciona, tanto a cósmica quanto a judiciária. E a atuação de Leonardo DiCaprio está demais!

4º lugar - Boyhood

O próximo filme da lista foi lançado em 2014, mas começou a ser filmado 12 anos antes. Um filme de ficção que usa as texturas da vida real para contar a sua história. "Boyhood" é um filme-experimento que acompanha a vida de um menino americano crescendo nos Estados Unidos, dos 6 aos 18 anos. O espectador pode ver o menino crescer com seus próprios olhos. O diretor Richard Linklater não se deu por satisfeito e quis ir além. O processo de fazer o filme era muito mais sobre escutar os atores e criar junto com eles. No total, só foram 39 dias de filmagem (três ou quatro por ano). "Boyhood" fala sobre convívio familiar e aborda como um jovem americano lida com o divórcio dos pais e como aprende a trilhar o seu próprio caminho.

3º lugar - Coringa

Um filme ácido e de visual sujo, "Coringa" é a história de como o homem que iria se tornar o vilão do Batman chegou ao fundo do poço e encontrou o seu alter ego. E se o Coringa é o protagonista do momento, o grande vilão aqui é a sociedade: Gotham nunca foi tão caótica e violenta. Será que podemos dizer que ela nunca foi tão real? É por essa assimilação com a realidade que "Coringa" bateu tão forte. O filme ganhou o Festival de Veneza e bateu um bilhão de dólares na bilheteria.

2º lugar - A Rede Social

Lançado no finalzinho de 2010, "A Rede Social" conta a conturbada história de como surgiu o então novo fenômeno da internet, o Facebook. O longa de David Fincher é o filme que melhor captura esse momento particular da ambição sem limites dos Estados Unidos. Antes dos coaches do YouTube, dos empreendedores do Linkedin e até das influencers do Instagram, existia Mark Zuckerberg e o seu Facebook, que ele "roubou" dos seus colegas da faculdade.

1º lugar - Parasita

Se “A Rede Social” apontava para onde nós estávamos indo, o filme escolhido para o primeiro lugar mostra perfeitamente onde chegamos. “Parasita” é um sul-coreano sobre a história de duas famílias: uma mora em um porão apertado e sujo. A outra, mora em uma casa gigantesca e luxuosa. Mas, para a família rica continuar a ter a vida protegida e sem esforços que tem, ela precisa de funcionários que estejam dispostos a lidar com a sujeira do dia-a-dia, não importa quão suja ela seja. E para isso, a família rica, obrigatoriamente, tem que abrir as portas da sua casa.

> Onde assistir - Canal Like: 530 da NET/Claro. Segunda-feira, dia 30 de dezembro, às 20h. Assista também: quarta, dia 1 de janeiro, e sexta, dia 3, às 20h. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×