Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Enquetes

Atriz: Poliana Batista receberá o Prêmio OLHO VIVO 2013

Ela teve 72,92% dos votos; em segundo lugar ficou Gisela Parente e Alana Santos aparece na terceira colocação

Crítica  –  12/09/2013 09:00

1

(Fotos: Divulgação) 

"Todos os trabalhos correspondem a experiências
únicas realizadas em momentos diferentes"

Poliana Batista venceu a enquete do Prêmio OLHO VIVO 2013 - Categoria Atriz e vai receber o troféu que será entregue no início de 2014. Com o projeto reformulado, na 15a. votação do ano, a página da enquete foi visualizada 5.363 vezes e a reportagem com as indicadas, mostrando fotos e links de cada uma delas, foi vista 368 vezes. Foram registrados 1.813 votos - no ano passado, nessa mesma categoria, tivemos 895 votos. Poliana fechou a enquete com 72,92% dos cliques. Em segundo lugar ficou Gisela Parente, conseguindo 9,87%. E Alana Santos aparece na terceira colocação, com 8,88%. O resultado completo da enquete está aqui. Até 2 de setembro, em 19 categorias, foram registrados 52.382 votos, a página das enquetes foi visualizada 146.008 vezes e as reportagens mostrando o material dos indicados tiveram 11.338 views.

1

A cerimônia de premiação, reunindo 450 convidados, será em 7 de fevereiro de 2014, às 20h, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva)    

Poliana Batista começou a ter contato com a arte aos 8 anos, no Colégio Paulo Basílio. A professora Marisa de Paula passou de sala em sala convidando os alunos para formarem um grupo teatral na escola. A princípio, Poliana não gostou muito da ideia, pois era muito tímida, mas por outro lado viu no teatro a possibilidade de combater essa barreira. O resultado foi alcançado, principalmente nas apresentações de trabalhos na sala de aula. Aos poucos, as aulas de teatro da professora Marisa passaram a fazer parte da rotina de Poliana e, com o tempo, despertando nela um interesse maior em se aprofundar e conhecer ainda mais a arte de atuar. 

Confira a entrevista com Poliana Batista 

2

"Este ano ainda teremos novos espetáculos
teatrais, curtas-metragens e web séries"

Você disparou na votação logo no primeiro dia e se manteve na liderança durante toda a enquete. Como foi a sua estratégia de campanha? Você esperava ganhar?

Fiquei surpresa desde o primeiro momento, até porque não esperava participar da enquete. Ganhar, sem dúvidas, foi muito gratificante. Agradeço às pessoas que disponibilizaram seu tempo pra votar e divulgaram o meu trabalho, em especial, àquelas que me indicaram. Agradeço também ao site pela oportunidade, pois é motivador saber que de alguma maneira o meu trabalho está sendo reconhecido.

Qual o seu mais recente trabalho? Quando e onde foi apresentado? Quem é o autor, diretor...

O trabalho mais recente que realizei foi a peça "Fragmentos", apresentado no dia 3 de agosto no Sesc (Serviço Social do Comércio), em Barra Mansa. O espetáculo foi dirigido e escrito por Patrick Thouin, que, além do texto, conta com a trilha totalmente original composta por Tiago Rezeck. Foi um drama desafiador, e o resultado nos surpreendeu, pois a plateia se identificou com alguns personagens e houve um retorno imediato de críticas e elogios, recebidos por todos do grupo.

Qual (ou quais) o(s) seu(s) trabalho(s) mais significativo(s), o mais gratificante na sua carreira?

Não diria o mais gratificante, pois todos os trabalhos correspondem a experiências únicas realizadas em momentos diferentes, mas o que sempre me recordo é a minha primeira apresentação feita no colégio, aos 9 anos, sob a direção da professora Marisa de Paula: "A Dona Baratinha". No início decidi não me envolver com trabalhos artísticos, pois decorar textos e marcações parecia algo entediante pra mim. No entanto, ao me deparar com uma plateia, pude perceber que, apesar do trabalho árduo e muitas vezes desgastante, o resultado é sempre compensador.

Das artistas indicadas na enquete, existe alguma que você tenha um carinho especial, admiração? Por quê? Ou outra artista da região?

Tive a oportunidade de trabalhar com algumas, mas sei que todas são talentosas. Admiro, em especial, o trabalho da atriz Marly Ribeiro, que atualmente não se encontra na região, mas que sempre foi pra mim uma referência de profissionalismo, dedicação e talento.

Sendo bastante jovem como você é, como você vê o papel do ator hoje em dia na região? Como está o mercado de trabalho? Muitas dificuldades para sobreviver da arte?

Infelizmente ainda muitos não sobrevivem da arte, vivemos aprendendo a conviver com as dificuldades. Somos amadores, no sentido de fazer por amor do que por qualquer outro motivo. É impressionante como as dificuldades são crescentes à medida que surgem novos grupos, e um dos grandes problemas é justamente a falta de espaço para as apresentações.

3

"Se na criança e no jovem despertarem o gosto pelo
teatro, esse os acompanhará por toda a vida"

E o público? As pessoas estão se habituando a ver espetáculos teatrais?

Hoje em dia, dificilmente as pessoas procuram atividades que se encontram distante do seu convívio social, e por mais que os grupos façam a divulgação dos seus trabalhos ainda assim é insuficiente para atingir a grande massa. Para aumentar essa comunicação junto ao público são necessários maiores recursos, que podem vir com patrocínios, e o apoio de outros órgãos de comunicação.

Qual seria o caminho para facilitar o acesso da população às artes cênicas?

O teatro é uma arte completa, podendo assim envolver outras atividades artísticas, portanto, um dos caminhos seria a introdução do teatro no currículo escolar, visando principalmente as escolas das redes municipais e estaduais. Se na criança e no jovem despertarem o gosto pelo teatro, esse os acompanhará por toda a vida.

Os grupos de teatro na região, o que mudou para a sua geração?

A mudança que percebo é que os grupos da minha geração possuem estilos diferentes, um dinamismo maior entre eles do que os que víamos tempos atrás. Enquanto uns buscam a linha de Stanislavski, teatro naturalista, outros preferem trabalhar com o efeito de distanciamento, criado pelo dramaturgo Bertolt Brecht. A quem escolha o teatro de rua e aqueles que achem melhor o palco italiano. Essa diversidade garante a eles e ao público uma troca de aprendizado e conhecimento.

Há quem diga que existe certa rivalidade entre eles? Você concorda? Ou não?

Não diria rivalidade, mas é inegável que existam alguns conflitos. Talvez haja a necessidade de se posicionar mediante um mercado pequeno e sem maiores oportunidades. De qualquer forma, o município está muito bem representando na área artística, pois existe uma grande variedade de grupos, e cada um segue vertentes bem específicas. Trabalhei com a maioria deles, acredito que todos têm algo a oferecer, com o tempo, os trabalhos acabam se completando.

O que vem por aí? Quais os seus novos projetos?

Para este ano, o meu foco maior estão sendo os trabalhos realizados pela Cia. Teatral Liberdade de Expressão, alguns já estão sendo executados e outros prestes a começar. Entre eles, teremos novos espetáculos teatrais, curtas-metragens e web séries. São produções que com certeza preencherão este fim de ano e se estenderão ao longo de 2014.

Os vencedores do Prêmio OLHO VIVO 2013

1 > Cantora (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Carina Sandré.
2 > Cantor (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Ricky Vallen.
3 > Banda (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Dancing Flame.
4 > Dupla (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Jô & Samuel.
5 > Grupo de Samba (os vídeos dos indicados). O vencedor é Samba Roque Clube.
6 > DJ (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Sandro Dejota.
7 > Casa Noturna (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Black Jack Pub.
8 > Colunista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Hugo Dalmon.
9 > Blog (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Espaço Zero
10 > Programa de Rádio (os vídeos dos indicados). O vencedor é Henrique Barbosa.
11 > Dança (veja os vídeos dos 10 indicados). A vencedora é Fifi Dance.
12 > Poeta (saiba mais sobre os 10 indicados). A vencedora é Anielli Carraro.
13 > Artista Plástico (mais sobre os indicados). A vencedora é Ludmila Vilarinhos
14 > Web Rádio (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é BSide.
15 > Atriz (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é Poliana Batista
16 > Ator (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Rodrigo Do Val.
17 > Diretor (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Lucio Roriz
18 > Grupo de Teatro (mais sobre os indicados). O vencedor é Liberdade de Expressão
19 > Modelo Feminino (mais sobre as indicadas). A vencedora é Patrícia Guido
20 > Modelo Masculino (mais sobre os indicados). O vencedor é Rafael Botelho
21 > Revelação (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Kell Muniz
22 > Iniciativa Cultural (os indicados). O vencedor é Sai da Rua Menino... 
23 > Fotógrafo (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Yuri Melo
24 > Livro (mais sobre os indicados). O vencedor é "O homem que fugiu para a lua". 
25 > Instrumentista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Gustavo França
26 > Espetáculo Teatral (mais sobre os indicados). O vencedor é "Los best amigos 2".  
27 > CD/EP (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é "Fallen angel". 
28 > Música (mais sobre as indicadas). A vencedora é "El diablo cazador de..."
29 > Show (mais sobre os indicados). O vencedor é "Lugar de mulher é no vocal 4".
30 > Clipe (saiba mais sobre os indicados). O vencedor é "Bad river blues".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×