Publicidade

DJWesley

Arte e Cultura

Cenários do Rio de Janeiro expostos na Biblioteca Nacional ganham catálogo

Criada para as ações culturais da Rio+20, a exposição "Rio Cidade-Paisagem" retrata um Rio de Janeiro desconhecido de muito cariocas

Pelo Brasil  –  13/12/2012 14:57

598

(Foto: Divulgação)

Exposição conta com cerca de 120 peças

que mostram paisagens do Rio

 

A FBN/MinC (Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura) realiza nesta sexta-feira, 14, o lançamento do catálogo "Rio Cidade-Paisagem". A exposição, que homenageia o Rio de Janeiro a partir do acervo da FBN, conta com cerca de 120 peças que mostram suas paisagens e as transformações ocorridas na cidade ao longo dos séculos. A cerimônia de lançamento acontece no Espaço Cultural Eliseu Visconti, às 17h, com debate sobre a exposição com os curadores Sérgio Besserman Viana e Joaquim Marçal e a participação da superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Rio de Janeiro, Cristina Lodi. 

Joaquim Marçal, historiador e pesquisador da Divisão de Iconografia da BN, e Besserman, economista e presidente do Grupo de Trabalho da Prefeitura para a Rio+20, debaterão sobre a exposição tendo como pano de fundo debates sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente que envolve a cidade no momento. Cristina Lodi participa do debate compartilhando seus conhecimentos em arquitetura e urbanismo. 

Espelho da mostra 

O catálogo é o espelho da mostra e apresenta mais informações sobre as peças em exposição. O público poderá saber um pouco mais sobre os livros, fotografias antigas, revistas, manuscritos, partituras, mapas históricos, antigos planos urbanísticos, plantas de fortalezas, projetos viários nunca reali¬zados e várias peças que compõe o acervo da Biblioteca. 

A exposição "Rio Cidade-Paisagem", que teve também como curadora a historiadora Ana Luiza Nobre, encerra neste domingo, 16. 

Serviço 

> Lançamento do Catálogo Rio Cidade Paisagem - Dia14 de dezembro, às 17h. Espaço Cultural Eliseu Visconti. Rua México, s/nº, Centro, Rio de Janeiro, acesso pelos jardins da Biblioteca Nacional. 

> Exposição Rio Cidade-Paisagem - Até 16 de dezembro. Espaço Cultural Eliseu Visconti, Rua México, s/nº, Centro, Rio de Janeiro, acesso pelos jardins da Biblioteca Nacional. Terças a sextas-feiras, das 10 às 18h; sábados, domingos e feriados, do meio-dia às 17h. Entrada franca.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×