<

Publicidade

Premio

Movimento Popular

"Outubro Rosa" alerta sobre prevenção do câncer de mama

Médico dá dicas para auxiliar na prevenção e exame da doença; alerta, porém, que nenhuma informação dispensa a confirmação de um especialista

Pelo mundo  –  20/10/2012 15:18

321

(Foto Ilustrativa)

É importante sentir o próprio corpo

e procurar um médico, caso apareça

algum sintoma

O movimento popular “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O objetivo é chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo e as estimativas indicam que 52.680 novos casos surgirão até o fim do ano. 

- A melhor maneira de prevenir o câncer é realizar o exame clínico das mamas - alerta o ginecologista e obstetra Alberto Jorge de Sousa Guimarães, defensor do parto humanizado.

- A princípio o exame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios, que ajuda no conhecimento do próprio corpo. Entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde - explica o médico. 

Alberto Jorge dá algumas dicas para auxiliar a mulher na prevenção e exame da doença. Alerta, porém, que nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista. 

Diagnóstico

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher de 50 a 69 anos deve fazer uma mamografia, pelo menos, a cada dois anos. Independentemente disso, é importante sentir o próprio corpo e procurar um médico, caso apareça algum sintoma. Se for possível e a mulher tiver algum fator de risco da doença, é importante fazer o exame antes de completar 40 anos. 

Exame clínico

É realizado por médico para essa atividade. Nesse exame, poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia. 

Mamografia

Exame muito simples e eficaz, que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. 

Sintomas

Mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama e, por isso, é importante consultar um profissional de saúde. 

Prevenção

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. 

> Alberto Jorge de Sousa Guimarães é médico, ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina em Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp.

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×