Publicidade

RH

Festejar Também é Uma Arte

Rodrigo Hallvys comemora 18 anos de carreira

Oitava edição do Festival do Grupo de Teatro Estudarte terá apresentação para convidados, na ETPC; e sessões abertas ao público, no Centro Cultural da Fundação CSN

Teatro  –  07/11/2016 20:30


(Fotos: Divulgação)

Quatro espetáculos serão encenados pelo Estudarte para marcar aniversário artístico de Hallvys 

> Mais uma nova etapa: Diretor Rodrigo Hallvys retorna com o Grupo de Teatro Estudarte

Era o ano de 2003 quando o Grupo de Teatro Estudarte iniciava suas atividades. Um projeto estudantil despretensioso que começou a tomar forma e foi crescendo. No ano seguinte produziu seu primeiro festival no antigo Colégio Volta Redonda, no Aterrado. Foram mais cinco festivais dentro do auditório do estabelecimento escolar e em 2010 a trupe encerrou seu evento no Teatro Jésus Moreira Maciel, anexo ao Colégio João XXIII, no Retiro. Totalizando sete anos encerrando o calendário teatral da região e depois o grupo foi desativado com o retorno de Rodrigo Hallvys, seu diretor geral, ao Rio de Janeiro.

Durante o período ativo, o grupo produziu diversos textos e Rodrigo Hallvys, objetivando a busca pelo próprio crescimento e do grupo, ingressou no curso superior em Teatro. Aumentou o número de elenco, a qualidade técnica, a qualidade textual e o número de patrocinadores.

Agora, seis anos após sua última produção, a trupe está de volta. E em clima de comemoração. Em 2016 Hallvys está completando 18 anos desde seu primeiro experimento como diretor de cena, fato que ele não imaginava que aconteceria e que, de diversas formas, mudaria o rumo de seus pensamentos.

- Digamos que apanhei muito para aprender a dirigir. Se é que aprendi e se é que alguém aprende, né? Olho para trás e vejo que muita coisa mudou. Vamos amadurecendo como pessoas e como profissionais. Ficamos mais serenos em momentos que antes não éramos e mais ariscos em momentos distintos. O que tenho certeza é que valeu a pena. E quando olho para o futuro, vejo que ainda há muita coisa que quero pesquisar. Creio que encontrei os caminhos - alegra-se o diretor.

Diferente de todas as edições anteriores, o VIII Festival de Teatro do Estudarte terá duas etapas distintas. A primeira ocorrerá apenas para convidados, no palco onde Hallvys iniciou o gosto pela direção.

- Eu já era ator e sabia que de artes cênicas queria viver. Então na adolescência, quando estudante da ETPC, tive oportunidade de começar um esboço de direção. Foi um momento que redirecionou a minha própria vida. Dividiu as águas. Tomei paixão por dirigir antes mesmo de entender o que precisava realmente fazer com a construção de cada cena. Olho para a ETPC com essa função em minha vida. Embora estivesse na área técnica, foi um impulso definitivo na arte. Então a ideia foi recebida com um carinho enorme e vamos abrir o festival lá, onde tudo começou - comemora.

A segunda etapa, que será aberta ao público geral, acontecerá no início de fevereiro de 2017, abrindo o calendário do Centro Cultural da Fundação CSN, com três dias consecutivos e mantendo os mesmos espetáculos da primeira etapa.

- Sensação de estar em casa. Estou reencontrando pessoas que fazem parte da minha trajetória e que torceram por mim. Voltando a lugares que há muito deixei e recebendo o mesmo carinho. Concluí os estudos na ETPC há 15 anos, tanta gente já passou por lá durante a história do estabelecimento. E eles lembram de mim, do meu trabalho no meio disso tudo. Daí vem aquela imensa sensação de gratidão - emociona-se.

_______________________________________________________

A abertura de cada sessão acontecerá com “O Nubente”, espetáculo de Albinno Oliveira Grecco.

_______________________________________________________

Escrito pelo próprio Grecco com exclusividade para a comemoração de carreira do amigo, o texto fala sobre questionamentos de um rapaz à porta de uma igreja.

Em seguida entra em cena “Barulho”. O texto, que foi apresentado pela primeira vez em 2010, é considerado um dos mais fortes já escritos por Rodrigo e já foi produzido três vezes também no Rio de Janeiro. Agora com novidade: interpretado por mulheres. Tem o teor de traçar uma linha tênue entre humanidade e psiquiatria.

- Participei do Estudarte anos atrás e agora vamos comemorar os 18 anos de direção do Rodrigo. “Barulho” é um presente que recebi e sempre me identifiquei com o grupo nessa originalidade dos gêneros. A direção é séria, fundamentada em argumentos com uma didática versátil e inovadora, por isso a cada encontro aprendemos técnicas novas para a bagagem, que contribuem muito para o que fazemos. Sempre destaco a importância que o Rodrigo dá ao conhecimento teórico. Nunca encontrei isso em outro grupo que eu tenha participado. Está tudo muito gratificante - declara Poliana Batista.

O terceiro espetáculo é “Mulheres Desesperadas”, que ficou em cartaz de 2008 a 2010, tendo sua última apresentação no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana (Rio de Janeiro). Com elenco totalmente renovado, a sátira da novela “Mulheres Apaixonadas”, de Manoel Carlos, traz a sempre protagonista Helena precisando ser suporte para as irmãs e seus conflitos, arrancando gargalhadas do público.

Para encerrar o evento, a personagem Catarina volta ao palco com “Apenas Comentando Mais”, segundo ato da trilogia “Apenas Comentando”. Neste, que foi apresentado em 2009 pelo extinto Grupo do Apê (de Barra Mansa), a protagonista vive o dificultoso dilema de hospedar a sogra por um mês, lidar com uma vizinha mais fofoqueira do que ela e se preparar para ter uma conversa sobre vida íntima com o filho mais velho. Além de sempre ter que retrucar a falta de higiene do marido após usar o banheiro.

- Selecionamos três dos textos que mais fizeram sucesso nos nossos festivais. Textos esses que trouxeram muita coisa boa para nós e para mim mesmo - explica Hallvys.

Maíra Pimentel, que assina a produção do evento e também compõe o elenco, fala sobre o amigo e o que o evento representa.

- Maravilhoso! Atuar e produzir um festival que comemora a carreira do Rodrigo, um artista que sempre mostra que com carinho e perseverança conseguimos fazer o que gostamos. Para mim, é exemplo de vitória e sucesso. Cada parte do que estamos produzindo está sendo especial.

E as comemorações não param por aí. Dia 11 de dezembro Rodrigo estará no Rio de Janeiro, com o IV Festival de Esquetes Estudantis de Vargens, produzido junto ao Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima e, dois dias depois, estreia como o príncipe de “A Bela Adormecida”, com direção de Fernanda Monzani, ambos no Rio de Janeiro.  

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Festival do Grupo de Teatro Estudarte - Dia 2 de dezembro, na ETPC (apenas para convidados). Dias 2, 3 e 4 de fevereiro, às 20h, no Centro Cultural da Fundação CSN (aberto ao público).

. O Nubente (espetáculo convidado) - Com Albinno Oliveira Grecco. Duração: 15 minutos. Gênero: drama.
. Barulho - Com Danielle Becker, Maíra Pimentel e Poliana Batista. Duração: 8 minutos. Gênero: drama.
. Mulheres Desesperadas - Com Apoena Carvalho, Filipe Xagas, Isabel Dickson e Ludmila Sousa. Duração: 22 minutos. Gênero: comédia.
. Apenas Comentando Mais - Com Alex Almeida, Janssen Bruno, Pedro Mezzabarba e Ramón Amorim. Duração: 28 minutos. Gênero: comédia.
. Direção geral: Rodrigo Hallvys.
. Assistente de direção, luz e som: Patrick Thouin.
. Produção: Maíra Pimentel.
. Figurino: Eliete Braun.
. Fotografia: Studio Tô na Foto.
. Sites: Rodrigo Hallvys, RH Soluções Artísticas, Grupo Estudarte, ETPC, Fundação CSN

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Ramón Amorim

    Ansioso para "os grandes dias" do Festival.