Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Enquetes

Colunista: Hugo Dalmon receberá o Prêmio OLHO VIVO 2013

Ele teve 44,91% dos votos; em segundo lugar ficou Fábio Soares e Priscila Cristine aparece na terceira colocação

Crítica  –  19/05/2013 10:40

1

(Fotos: Divulgação)

"O blog, dependendo de quem o faz, é exatamente uma coluna, embora seja só ela"

Hugo Dalmon venceu a enquete do Prêmio OLHO VIVO 2013 - Categoria Colunista e vai receber o troféu que será entregue no início de 2014. Com o projeto reformulado, na oitava votação do ano, a página da enquete foi visualizada 5.821 vezes e a reportagem com os indicados, mostrando as fotos e os links de cada um deles, foi vista 687 vezes. No ano passado, nessa mesma categoria, tivemos 2.033 votos e em 2013 foram 1.590. Dalmon fechou a enquete com 44,91% dos cliques. Em segundo lugar ficou Fábio Soares (ganhador do Prêmio OLHO VIVO 2012), conseguindo 19,43%. E Priscila Cristine aparece na terceira colocação, com 16,48%. O resultado completo da enquete está aqui. Até 15 de maio, em oito categorias, foram registrados 20.900 votos, a página das enquetes foi visualizada 62.255 vezes e as reportagens mostrando as fotos e os links dos indicados tiveram 6.804 views.

1

A cerimônia de premiação, para 450 convidados, será em 7 de fevereiro de 2014, às 20h, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) 

Confira a entrevista com Hugo Dalmon 

Você esperava ganhar o prêmio de colunista por votação popular? Algumas pessoas questionaram a sua indicação nessa categoria. Qual a sua avaliação sobre isso? 

Não esperava ganhar. Também não esperava concorrer. Mas, não porque considero o meu trabalho fora da proposta de uma coluna. Apenas não esperava concorrer porque em geral a ideia de colunista que se tem é de pessoas escrevendo coluna social em jornais. E eu escrevo crônicas, ainda: num espaço "independente". Mas que segue o mesmo ritmo das colunas de jornais. Afinal, o nome coluna surgiu da diagramação dos jornais, que deixavam uma coluna para textos que não transmitiam notícias. O blog, dependendo de quem o faz, é exatamente uma coluna, embora seja só ela.

Agora, quem questionou, deveria ler mais alguns blogs que se mantêm como coluna. Pois o blog te permite fazer dele o que quiser: um diário, um álbum de fotos, um site de divulgação de artesanatos, um site pornográfico ou uma coluna. Atualmente, o blog é como um site compacto de fácil manipulação e com domínio gratuito. E existem muitas pessoas mantendo os blogs como colunas, principalmente colunas de moda. No meu caso, mantenho como uma coluna de crônicas, como já disse. 

2

"O papel do colunista é manter sua visão sobre o assunto que mais
lhe cabe, ou de sua preferência, por assim dizer, seja para informar sobre
esse assunto, seja para disseminar e defender suas ideias sobre o que se propõe"

O que é exatamente a coluna/blog "Espaço Zero"? 

É um blog em que divulgo meu trabalho. É realmente para expor o que não tive espaço para expor em outros meios, por isso o título. Nele, mantenho crônicas semanais, as quais retratam o cotidiano, banalidades e reflexões, sem embasamento, sobre acontecimentos atuais. É um blog, que funciona como uma coluna de crônicas, mesmo. 

Você aceitaria atuar como colunista para um veículo/mídia "tradicional", ou seja, jornal, revista, site, rádio, TV? E como seria essa coluna? 

Aceitaria com certeza. Para saber como seria, primeiro é preciso saber da proposta dessa mídia. Mas, a princípio, minha proposta seria manter uma coluna de crônica relacionado ao que essa mídia se propõe, por exemplo, pra uma rádio: crônicas relacionadas a música. 

Dos colunistas indicados na enquete, existe algum que você tenha um carinho especial, admiração? Por quê? Ou outro colunista da região? 

Já tinha escutado falar de alguns. Já conhecia o trabalho do Fábio, acho um trabalho bacanérrimo. Mas carinho e simpatia demais eu tenho mesmo pela Matilde Basílio, do jornal "A Voz da Cidade". Acontece que eu já lia algumas coisas dela, adicionei-a ao Facebook, e um belo dia ela decidiu escrever sobre o meu blog e me contatou pelo Facebook mesmo. Fiquei extremamente feliz, pela simpatia, pela oportunidade e pelo contato que acabamos mantendo. 

Qual é o papel do colunista de modo geral e, principalmente, aqui na região? Houve evolução? 

De modo geral, acredito que o papel do colunista é manter sua visão sobre o assunto que mais lhe cabe, ou de sua preferência, por assim dizer, seja para informar sobre esse assunto, seja para disseminar e defender suas ideias sobre o que se propõe.

Na região, acredito que ainda impera o colunismo social, não estou dizendo que isso é ruim, na verdade, acredito que nesse tipo de coluna a região evoluiu bem, pessoas mais simpáticas e expansivas estão fazendo esse trabalho com maestria. Só acho que poderia haver abertura maior para colunistas que criam um segmento fixo, tipo, colunista de moda, colunista de esporte... Vejo pouco, sobretudo, colunistas cronistas. E a maior parte dos jornais também estão abrindo, aos poucos, espaço para mais colunas. 

E o público? As pessoas também buscam outro tipo de colunismo? 

Acho que o público é amplo, existe um público pra cada tipo de colunismo. E na região sinto mais interesse das pessoas pelas colunas nos jornais. 

O fato de você ter um livro publicado ajuda de alguma forma na sua atuação no seu blog? 

Na verdade, o blog me ajudou na atuação com meu livro. Sempre gostei muito de escrever narrativas. Com o blog, me incentivaram cada vez mais a tentar publicar, assim, surgiu meu romance. Mas, claro, que atualmente um acaba ajudando o outro. Pessoas que gostam do meu livro começam a me acompanhar no blog, também. 

3

"Preconceito em gente com ensino superior só
prova que a educação no país tá cada vez mais falha"

Qual a sua linha, a sua proposta na sua coluna/blog? 

Minha proposta é escrever crônicas que satirizem, questionem ou apenas reflitam sobre banalidades cotidianas ou atualidades. Também, através disso, defender, sutilmente, a ideia de liberdade de pensamento e a motivação... 

Na entrevista à coluna "Sala de Leitura", você disse que tem 24 anos, é filho de metalúrgico aposentado e uma dona de casa, graduado em letras. Fale um pouco mais sobre o Hugo e de como começou a escrever. 

A clássica história de um menino que sofria bullying e por isso se aplicava a colocar a mente em atividade criando histórias. Primeiro, desenhos que contavam histórias aos 6 anos, depois, histórias em quadrinhos aos 10 anos, em seguida, contos aos 11 anos e, de repente, comecei a expor o que pensava, descobri as crônicas e fui me adaptando ao estilo, até comecei a ser motivado por amigos, familiares e internautas/amigos a fazer isso com mais seriedade. 

Já entrevistamos você sobre o seu livro "Babilônia encantada" e também já li uma entrevista sua em outro veículo. O que você gostaria de dizer sobre o livro e nunca te perguntaram? 

A personagem protagonista não é baseada na minha vida (risos). Além disso, gostaria de dizer uma coisa importantíssima: Uma pessoa disse que meu livro é pura anarquia, sendo que só leu a sinopse! Aos que leram a sinopse e pensaram o mesmo: Não! A ideia não é essa. Preconceito em gente com ensino superior só prova que a educação no país tá cada vez mais falha. "Babilônia encantada" foi escrito com o intuito de fazer as pessoas rirem do que atualmente estamos nos deparando. Apenas fiz o que qualquer outro escritor fez em sua época, escrevi uma ficção que retrata o período histórico em que vivo. Obrigado por essa oportunidade, Cláudio! (risos). 

Projetos futuros? O que vem por aí? 

Sim, muitos projetos! Sempre, cabeça fica fervendo... Indo devagar, mas pretendo pôr um projeto em prática ainda no fim deste ano, um outro livro. Por enquanto, mais próximo de acontecer, apenas esse (risos).

Os vencedores do Prêmio OLHO VIVO 2013

1 > Cantora (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Carina Sandré.
2 > Cantor (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Ricky Vallen.
3 > Banda (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Dancing Flame.
4 > Dupla (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Jô & Samuel.
5 > Grupo de Samba (os vídeos dos indicados). O vencedor é Samba Roque Clube.
6 > DJ (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Sandro Dejota.
7 > Casa Noturna (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Black Jack Pub.
8 > Colunista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Hugo Dalmon.
9 > Blog (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Espaço Zero
10 > Programa de Rádio (os vídeos dos indicados). O vencedor é Henrique Barbosa.
11 > Dança (veja os vídeos dos 10 indicados). A vencedora é Fifi Dance.
12 > Poeta (saiba mais sobre os 10 indicados). A vencedora é Anielli Carraro.
13 > Artista Plástico (mais sobre os indicados). A vencedora é Ludmila Vilarinhos
14 > Web Rádio (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é BSide.
15 > Atriz (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é Poliana Batista
16 > Ator (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Rodrigo Do Val.
17 > Diretor (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Lucio Roriz
18 > Grupo de Teatro (mais sobre os indicados). O vencedor é Liberdade de Expressão
19 > Modelo Feminino (mais sobre as indicadas). A vencedora é Patrícia Guido
20 > Modelo Masculino (mais sobre os indicados). O vencedor é Rafael Botelho
21 > Revelação (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Kell Muniz
22 > Iniciativa Cultural (os indicados). O vencedor é Sai da Rua Menino... 
23 > Fotógrafo (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Yuri Melo
24 > Livro (mais sobre os indicados). O vencedor é "O homem que fugiu para a lua". 
25 > Instrumentista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Gustavo França
26 > Espetáculo Teatral (mais sobre os indicados). O vencedor é "Los best amigos 2".  
27 > CD/EP (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é "Fallen angel". 
28 > Música (mais sobre as indicadas). A vencedora é "El diablo cazador de..."
29 > Show (mais sobre os indicados). O vencedor é "Lugar de mulher é no vocal 4".
30 > Clipe (saiba mais sobre os indicados). O vencedor é "Bad river blues".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

10 Comentários

×

×

×

  • Islaine Azevedo

    Adoreii a entrevista com Hugo Dalmon...ele é TALENTOSO DEMAIS\r\n

  • Redação OLHO VIVO

    Obrigado, Felipe Cruz. O erro foi corrigido.

  • Mais comentários