(Fotos: Divulgação)
Organização destaca: Público foi expressivo, a programação cumprida
e animada, as barracas venderam bem e tudo estava bem estruturado
Já virou tradição. E este ano não foi diferente. O 8º Arraiá Du UGB, no campus Barra do Piraí, é uma parceria entre o Centro Cultural, a prefeitura do campus e os acadêmicos. Segundo a coordenadora geral do Centro Cultural, Luana Oliveira, cerca de 1,2 mil pessoas, entre acadêmicos, professores, funcionários e comunidade, se divertiram na festa em 30 de maio. Trabalharam os funcionários do UGB na montagem da estrutura da festa, os acadêmicos com as barracas, equipe de som e os músicos, num total de aproximadamente 100 pessoas. Foram 18 barracas divididas a partir do que seria vendido (caldos, pastel, cachorro-quente, pizza, churrasquinho, comidas típicas, doces, tortas etc.). A programação contou com uma banda e a participação de três cantores, além de duas quadrilhas.
Confira a entrevista com Luana Oliveira
Como e quando nasceu o Arraiá Du UGB?
O Arraiá Du UGB nasceu em 2007, com a reabertura do campus UGB de Barra do Piraí veio a vontade de promover a integração dos acadêmicos com a instituição e também com a comunidade local. Assim, a festa, desde a sua primeira edição, é realizada pelo UGB por meio de patrocínio para a programação e estrutura e pelos alunos da faculdade que organizam as barracas e com a finalidade de arrecadar recursos para as formaturas.
Com que finalidade foi criado o evento?
O Arraiá tem como objetivo geral promover a integração dos acadêmicos do campus UGB com a comunidade local. Além disso, gerar renda para as comissões de formatura dos cursos UGB, realizar uma festa com programação artística, gastronômica e cultural temática com quadrilhas, shows e barracas típicas. É importante destacar a parte social do evento, o lançamento da Campanha de Agasalhos Universitário Solidário, a iniciativa acontece desde a primeira edição e é motivada pelo inverno, uma vez que o campus é localizado em uma região muito fria e as doações são distribuídas para os moradores vizinhos do centro universitário.
O que cabe a cada um dos parceiros na realização do evento?
A parceria nasceu a partir de demandas específicas para a realização do Arraiá e se dá a partir de uma divisão de tarefas. O Centro Cultural é responsável pela organização da programação artística, decoração e pela quadrilha do Programa Arte, Educação e Cidadania. A prefeitura do campus junto à assessoria da reitoria organiza montagem e divisão das barracas com os acadêmicos, que são responsáveis pela alimentação, divulgação, pela quadrilha e animação geral da festa.
Quadrilha foi uma das atrações mais animadas do 8º Arraiá Du UGB, em Barra do Piraí
Quem são os artistas e como eles foram escolhidos para participar do evento?
No 8º Arraiá a programação artística foi sugerida ao Centro Cultural pelos acadêmicos, a banda principal conduzida por Felipe Trindade, músico de Valença, recebeu a participação de três alunos cantores do UGB. Foi uma integração diferente que trouxe mais animação e participação das turmas para o evento. Participaram do show: Breno Boareto, acadêmico de engenharia de produção; Marcinho, acadêmico de engenharia civil; Leonardo, acadêmico de recursos humanos. Além do show musical, tivemos a apresentação da quadrilha do Programa Arte, Educação e Cidadania, uma quadrilha intergeracional, formada pela turma de dança da terceira idade e pela turma de adolescentes do teatro, conduzidos pelas professoras Lúcia Helena da Silva e Aline Batista, do Centro Cultural. E a Quadrilha do Curso de Educação Física do UGB, organizada pelo professor Paulo Henrique.
Que balanço você faz da oitava edição do evento?
O balanço é muito positivo, pois a organização e realização do evento proporcionaram diálogo e aprendizados para os envolvidos. O público foi expressivo, a programação cumprida e animada, as barracas venderam bem e tudo estava bem estruturado. O 8º Arraiá do UGB foi um sucesso.
Seria possível traçar um paralelo entre as edições passadas, destacando as evoluções?
Das edições passadas para esta edição, destaco como evolução principal a participação dos acadêmicos na escolha e execução da programação, além da organização e estrutura de montagem do Arraiá.
Todos no clima: Vestidos a caráter, animação na noite de 30 de maio contagiou a todos
Quando foi realizada a primeira edição imaginava-se que o evento teria essa longevidade?
Não, mas com o aumento do número de cursos e alunos no campus UGB de Barra do Piraí acreditamos que a tradição do Arraiá está consolidada e será mantida.
O que podemos esperar da nona edição?
Para a nona edição pensamos em intensificar a participação dos acadêmicos na programação artística e cultural da festa e divulgar mais o evento para a comunidade local, principalmente para os municípios de Barra do Piraí e Valença.
Serviço
> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.