Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Consciência Social

Campanha do Agasalho mobiliza universitários em Barra do Piraí

Mais de 20 famílias serão beneficiadas com doações de aproximadamente cem peças de roupas de inverno

Educação  –  03/08/2014 09:55

Mais de cem peças de roupas de inverno doadas. As doações foram feitas pelos acadêmicos, professores e funcionários do UGB, a partir de dois pontos de coleta no campus de Barra do Piraí: um no Centro de Atendimento e outro na secretaria do Centro Cultural. Finalizada em 1 de julho, a Campanha do Agasalho - Universitário Solidário 2014 nasceu junto com a proposta do Arraiá Du UGB, festa que sempre acontece no inverno. Como o campus Barra do Piraí fica em uma região muito fria, os integrantes do diretório acadêmico tiveram a ideia de realizar a campanha. Contou com organização e divulgação do Centro Cultural e do GAP (Grupo de Apoio Pedagógico) do UGB de Barra do Piraí.

Já começou a próxima etapa (doações para a comunidade local). A maior parte está sendo destinada para a comunidade do Bairro de São Francisco, em Valença.

- O bairro fica próximo ao campus UGB e temos muitos alunos do projeto social do Centro Cultural que são moradores da comunidade. Para a realização das doações contamos com uma parceria do NASCSF (Núcleo de Apoio Social e Comunitário São Francisco) - explica a coordenadora geral do Centro Cultural, Luana Oliveira.

Segundo ela, a campanha vai além do objetivo filantrópico:

- Para os universitários, a iniciativa tem a importância de mobilização coletiva e de promoção de uma integração entre o centro universitário e a comunidade local, promovendo consciência social e parceria em nível local. 

Confira a entrevista com Luana Oliveira 

Como foi o engajamento dos universitários? Eles foram além do ato de doar?

A participação dos universitários se deu a partir da divulgação e das doações, pretendemos que no próximo ano também atuem na entrega para a comunidade. 

Que análise pode ser feita, com base nos resultados da campanha, na mudança de mentalidade dos universitários, no que se refere ao trote? Hoje em dia, boa parte já pensa em uma atividade solidária e não naquele tipo de trote de tempos atrás?

A campanha do agasalho não é uma atividade do trote e sim do Arraiá, mas a mudança de mentalidade do trote é evidente e muitas ações promovidas pelos universitários estão aliadas a ações solidárias. Os cursos de engelharia, por exemplo, realizam campanha de doação de latas de leite em pó, que também são doadas para a comunidade local. 

1

O Centro Cultural desenvolve outros tipos de campanhas solidárias no decorrer do ano?

Campanha mesmo é só a do agasalho, mas realizamos uma série de atividades e ações que promovem a integração solidária, como a Ação Social do UGB, que é realizada nas praças e oferece muitos serviços gratuitos para o público. 

Quantas pessoas em média são beneficiadas em essas campanhas?

Calculamos que mais de 20 famílias serão beneficiadas com as doações. 

Toda a equipe se envolve nessas campanhas, além dos alunos e professores? De que forma é feita essa articulação?

Todos são convocados e sensibilizados para participar e divulgar a campanha, a articulação é feita com material impresso de divulgação e neste ano contamos com o apoio do GAP, que passou nas salas de aula e mobilizou o corpo docente para incentivar as doações entre os alunos e funcionários. 

Qual a próxima campanha a ser realizada? Já pensam em estratégias para fortalecer a Campanha do Agasalho do ano que vem?

Ano que vem pensamos em realizar uma gincana entre os cursos para divulgar e promover um maior engajamento da participação dos alunos na campanha. 

Serviço 

3

> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.

Edição impressa

1

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×