(Foto: Divulgação)
Universitários são convidados a participar da sessão, o UGB oferece transporte gratuito
de Barra do Piraí para Conservatória e as sessões geralmente são seguidas de debate
Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento. A Sessão UGB, uma sessão de filme com a chancela do Centro Universitário dentro da programação oficial do Festival CineMúsica, atraiu este ano em média 80 pessoas com a exibição do filme "Cine Holliúdy", de Halder Gomes Livre.
A Sessão UGB foi realizada em 5 de setembro, às 14h, na tenda do Cine em Cena Brasil, localizada na Praça Catarina Quaglia, em Conservatória. A parceira, segundo a diretora geral do Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, Luana Oliveira, nasceu de contatos e por uma afinidade entre os objetivos do Festival CinMúsica e do Centro Cultural de promover o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania na região sul fluminense.
- Para esses fins, as principais tarefas são estimular a criação artístico-cultural local, promover atividades que integrem as diversas áreas do conhecimento, assim como desenvolver experiências conjuntas com a comunidade. Visa proporcionar a todos mais conhecimento e opções de cultura, lazer e entretenimento, preenchendo uma grande carência dos moradores da região - diz.
Os universitários são convidados a participar da sessão, o UGB oferece transporte gratuito de Barra do Piraí para Conservatória e as sessões geralmente são seguidas de debate. Assim, participam alunos e professores da instituição.
- Além dos acadêmicos, também levamos os participantes do Programa Arte, Educação e Cidadania do UGB, tanto jovens quanto o grupo da terceira idade - destaca.
Luana enfatiza que sair do Centro Cultural e levar um pouco do que é realizado lá para outros locais é importante porque fortalece o campo da cultura na região sul fluminense, uma articulação entre o Centro Cultural e outras organizações e projetos. Esta parceria, de acordo dom ela, consiste na geração de diálogos, possibilidades e legitimidade para o exercício da cidadania por meio do oferecimento de apoio e para a realização de ações socioculturais que se relacionam com a missão da instituição.
- É uma parceria consolidada que divulga o UGB através do Centro Cultural e oferece para os acadêmicos, professores e comunidade a oportunidade de vivenciar um Festival de Cinema de abrangência e importância nacional - frisa.
Graças ao sucesso em 2014, para o ano que vem o Centro Cultural espera participar com um número maior de alunos e cursos do UGB, promovendo assim uma discussão mais articulada entre o cinema e o ensino.
Serviço
> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.