Publicada: 18/05/2016 (10:21:25) . Atualizada: 08/06/2016 (16:50:20)

(Foto: Divulgação/Marcio Fabian)
Criativo: Projeto Pé de Livro disponibiliza obras da literatura brasileira, pendurados em uma árvore
> Feira do Livro de Resende cadastra escritores da região
> Claudionor Rosa é o patrono da Feira do Livro de Resende
O tema da feira neste ano presta uma homenagem a Resende: “Uma viagem no tempo: do passado ao presente”. Nesta proposta, de mostrar a história da cidade, o patrono do evento é o historiador e diretor do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor Rosa, que está comemorando 50 anos de trabalho pela valorização da cultura e da memória do município.
Na sexta-feira, dia 10, a partir das 18h, ele fará uma noite de autógrafos de seu cordel “No tempo em que se amarrava cachorro com linguiça”, que tem ilustrações de Robson Alves Ribeiro.
A Casa da Cultura também estará presente no evento. A Biblioteca Pública Jandyr César Sampaio vai divulgar suas ações, durante todos os dias. Além disso, o público poderá conhecer o projeto Pé de Livro, que disponibiliza obras da literatura brasileira, pendurados em uma árvore.
Também durante a feira, o Arquivo Histórico de Resende apresentará a exposição “Viva o Hino!”, contando a história do Hino de Resende, composto por Luiz Pistarini (letra) e Maestro Lucas Ferraz (música). A exposição reúne textos e fotos sobre o tema.
O Museu de Arte Moderna de Resende participa ainda da organização e montagem da exposição “Resende Hoje”, com fotos de Pedro Luz, à disposição do público.
- É muito importante a Prefeitura participar de eventos como esse, que estimulam o gosto pela leitura e pela cultura - avalia o presidente da Casa da Cultura, João Duarte.
_______________________________________________________
O tema principal este ano é “Uma viagem no tempo: Do passado ao presente”, com o objetivo de mostrar um pouco da história de Resende.
_______________________________________________________
Além da Cultura, a Secretaria Municipal de Educação estará presente com um stand na FLIR. O objetivo será mostrar a importância da leitura no desenvolvimento do aluno, mostrando que o hábito de ler realmente “dá asas”. Para atrair o público o espaço foi decorado com temas de pássaros, incluindo Origamis (dobraduras japonesas).
O stand vai funcionar no horário da FLIR. Nele os visitantes poderão acessar em tablets alguns livros eletrônicos infantojuvenis da literatura brasileira. Outra proposta da Secretaria será o painel “pintura coletiva” com desenhos em branco para que as pessoas possam colorir.
- Será uma dinâmica para mostrar os diferentes sentimentos que as pessoas aplicam no desenho, expressando suas personalidades. A ideia é que depois o painel fique exposto na Secretaria – explica a secretária de Educação, Rossilene Albuquerque Amado.
O stand vai abrigar ainda um cantinho da leitura para os visitantes e uma exposição de fotos com registros de atividades de leitura que aconteceram nas escolas da rede municipal. Entre elas estão projetos desenvolvidos nas bibliotecas e na contação de história.
Já a equipe do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde também participa de uma roda de conversa sobre o tema na sexta-feira, dia 10 de junho, às 14h, no auditório da FLIR. O encontro terá a presença do escritor Bernardo Carneira Horta, autor do livro “Nise, a arqueóloga dos Mares”.
- Graças a uma articulação da Rede de Atenção Psicossocial de Resende conseguimos trazer o escritor para participar da FLIR em Resende. Nise da Silveira foi uma renomeada psiquiatra brasileira, que deu início a uma nova forma de tratamento de pacientes que sofriam de esquizofrenia. Vamos aproveitar a oportunidade para falar sobre o tratamento de pacientes com transtornos mentais.
Nesta edição a FLIR, que é organizada pela Agência Look Mídia, contará com dezenas de expositores, espalhados em cerca de 60 estandes e um convidado especial em cada dia, que presenteará o público com leituras e sessões de autógrafos.
Durante todo o dia ao longo do evento, serão realizadas palestras e oficinas; apresentações artísticas, espetáculos de dança, coral, teatro, saraus e um espaço para lançamento de livros de autores regionais. Sem contar a Flirzinha, onde a criançada poderá assistir a contações de histórias e outras apresentações.
Flirzinha está entre as novidades da Feira
A Flir pretende estimular a popularização do livro e a democratização do acesso à literatura, criando um ambiente de trocas, diálogos e aprendizados entre todos os presentes. O projeto, aprovado pela Lei Municipal de incentivo à Cultura, é realizado pela agência de eventos Look Mídia, com o patrocínio da MAN Latin América e copatrocínio da Estácio. Confira as novidades:
. Flirzinha - Pensando no público infantil, este ano será lançada a Flirzinha, um ambiente alegre, com contações de histórias e apresentações infantis, visando o incentivo ao hábito de leitura nas crianças.
. Auditório Literário - Além dos encontros com os autores, a Flir proporcionará diversas palestras e oficinas no Auditório Literário, o qual necessitará de inscrição prévia no site, pois oferecerá certificados online aos inscritos.
. Palco Cultural - Também será possível encontrar apresentações artísticas associadas à literatura, como música popular, espetáculos de dança, coral, teatros e saraus no Palco Cultural.
. Espaço do Lançamento - Outra novidade é o Espaço do Lançamento, onde autores regionais e nacionais irão aproveitar para lançar os seus livros.
Quem são os convidados especiais

(Fotos: Alle Vidal, Divulgação, Edison Batista e Divulgação)
Participações especiais: Thalita Rebouças, Raphael Montes, Ivan Zigg e Cristino Wapichana
Quatro convidados especiais. A segunda edição da Flir (Feira do Livro de Resende) será realizada nos dias 9, 10, 11 e 12 de junho, das 9 às 21h, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho. Com acesso gratuito a todo o evento e extensa programação cultural para o público de todos os gostos e faixas etárias em diversos espaços, este ano a Flir terá mais um dia de programação. O objetivo é atender principalmente as escolas que visitam o evento.
Para complementar, o patrono será o historiador Claudionor Rosa, em comemoração aos seus 50 anos de trajetória pela cultura, trabalhando na busca da valorização da identidade social e cultural de Resende e região.
O evento já confirmou a participação de 40 expositores, entre livrarias, editoras e organizações educacionais, que proporcionarão grandes descontos e variedades de produtos e serviços. O público poderá contar com a participação de mais de 60 escritores no Espaço do Escritor
. Cristino Wapichana - Autor indígena, músico, compositor, contador de histórias e escritor premiado em diversos concursos da literatura infantil e juvenil, indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República e conhecido principalmente pelos seus trabalhos relevantes em prol da cultura indígena brasileira.
. Ivan Zigg - Artista múltiplo que exerce funções de roteirista, compositor, ilustrador, escritor e hoje assina mais de cem livros infanto-juvenis; possui diversas ilustrações premiadas e está em obras de Clarice Lispector, Érico Verissimo, Millor Fernandes, João Ubaldo Ribeiro, Vinicius de Moraes, Mário de Andrade e Sylvia Orthof, entre outros; colaborador das mais importantes instituições ligadas ao livro infantil, é hoje reconhecido como um dos maiores nomes responsáveis pelo processo de democratização da leitura no Brasil.
. Thalita Rebouças - Fenômeno da literatura jovem, com 20 títulos publicados, alcançando a extraordinária marca de 2 milhões de livros vendidos em todo o país; jornalista por formação, com duas obras adaptadas para o teatro e seis filmes baseados em suas histórias estão em produção; possui uma coluna semanal no jornal “Extra” e um canal no YouTube em que ensina seus leitores a preparar receitas simples.
. Raphael Montes - Advogado e escritor, escreve roteiros para cinema e TV, como a novela “A regra do jogo”, da Rede Globo, e a série policial “Espinosa”, da GNT; impressionou a crítica com seus livros premiados e teve os direitos de tradução vendidos para 14 países, colocando a literatura policial brasileira em novo patamar - o gênero, pouco popular no país, ganhou enorme repercussão; seu trabalho foi noticiado em todos os principais jornais e revistas do Brasil, entre “Veja”, “O Globo”, “Estado de São Paulo”, “Folha de São Paulo”, “Correio Braziliense”, “Metro”, sendo o jovem autor considerado “a revelação da literatura de policial e suspense” no país; seus dois primeiros livros já têm adaptações previstas para o cinema e, atualmente, assina uma coluna semanal no jornal “O Globo”.
> Os detalhes e a programação completa da Flir estão no site do evento
