(Fotos: Divulgação)
"Sou viciado em música nova, me canso rápido,
isso me condiciona a baixar muitas novidades"
O objetivo da série "Loucos por Música" é mostrar e valorizar o trabalho e a dedicação dos blogueiros em manter seus blogs, cultivando a informação e o entretenimento de qualidade, dando ênfase à diversidade. Também dando destaque a suas coleções de música. Meu convidado de hoje é Tiê Passos, 28 anos, trabalha com design, cultiva produtos orgânicos (para seu próprio consumo), é presidente de uma ONG, a Celavi (Centro Ecológico e Artístico Leonardo da Vinci), onde trabalha com reutilização de resíduos sólidos, teatro infantil, música, conscientização artística, manejo florestal e dos resíduos.
Márcia: Como e quando começou a escrever seu blog? Qual era o objetivo e esse objetivo permanece o mesmo ainda hoje?
Tiê Passos: Iniciei meu blog em 2008, meu objetivo era disseminar música de qualidade que eu achava pela internet. Um canalizador, uma peneira do que eu achava pelo mundão, com um critério em especial, só coisa que considerasse de muita qualidade sonora. Resolvi criar o blog, pois muitos de meus amigos (Rimon Guimarães, Jaime Vasconcelos, Claudio Celestino, Fábio Alves, João Borghi, Ramon Fernandes e por aí vai) chegavam em minha casa sempre munidos de um pen drive, CD, cartão de memória, HD externo e me pediam: “Tiê, me passa as novidades que você baixou” ou “O que tem de bão novo por aí”, e era recorrente, durante anos foi assim, até que decidi facilitar e fiz o blog Difusor de Som, assim meu alcance seria maior e mais difundido, além de criar uma biblioteca, um registro. Sem esses blogs, o mundo musical de boa parcela das pessoas seria extremamente reduzido, ficando à mercê das grandes mídias.
Márcia: Quando começou já era “Difusor de Som” e por que escolheu este nome?
Tiê Passos: Desde o começo o nome é esse Difusor de Som, o domínio que mudou, pois o blog foi banido do Wordpress por infringir leis, distribuição de material com copyright. Uma pena! Salvei rápido o XML e criei um no blogspot com todos os post que já tinha no Wordpress, tive que reconquistar o público que por muito tempo buscava o Wordpress. O nome diz ao que veio... Difundir sons!
Márcia: Como escolhe os álbuns para postagem? Suas escolhas são aleatórias?
Tiê Passos: Minhas escolhas são a dedo, baixo (ou baixava, pois hoje em dia minha conexão deixa muito a desejar) muita música e escuto tudo com muita atenção e ouvidos no estado crítico ativado. Vi que tem alta qualidade sonora, independente do estilo, estou postando. Sou viciado em música nova, me canso rápido, isso me condiciona a baixar muitas novidades. Meu foco são as novidades, reconheço e já ouvi muita música das antigas, mas gosto mesmo das misturebas atuais.
Márcia: Já teve algum tipo de problema com gravadoras ou bandas ou teve álbuns deletados de provedores?
Tiê Passos: Tive problemas com o Wordpress.. Blog foi banido.
Márcia: Você acredita que de alguma forma esteja prejudicando alguém com suas postagens, falando de direitos autorais?
Tiê Passos: De forma alguma, só ajudo os artistas, fazendo serem conhecidos, sem esses meios dificilmente seriam reconhecidos. Ainda bem que hoje está rolando uma onda de artistas liberando download de suas criações, demorou.
Márcia: Qual é a importância de um blog dedicado à música na internet?
Tiê Passos: A música é uma arte que interfere no estado da pessoa e ter blogs dedicados à música amplia o acesso a novos estilos e sentimentos, considero a música um motivador.
Márcia: A maioria dos internautas não deixa comentários de agradecimento, mas quando querem reclamar ou pedir sabem usar os comentários, isso te irrita?
Tiê Passos: Não tenho problemas com reclamações, mas os comentários são poucos. Normalmente para avisar de links quebrados.
Márcia: Faz ideia de quantos álbuns já publicou no blog?
Tiê Passos: Mais de 200 álbuns, gostaria de ter mais, pois tenho vários artistas que ainda não disponibilizei, novidades pouco difundidas.
Márcia: Acredita que haja competição entre certos blogs?
Tiê Passos: Deve haver, o humano é muito competitivo, mas no meu caso só vejo união, os blogs querem se fortalecer mutuamente, todos ganham.
Márcia: Sua coleção aconteceu por acaso ou desde o início você já sabia que era um colecionador?
Tiê Passos: Sempre ouvi muita música, e ia baixando, guardando, nunca pensei em ser colecionador, mas pensando bem é uma coleção, e bem grande. Devo ter uns 500GB de mp3 guardados.
Márcia: Quando começou a colecionar?
Tiê Passos: Desde que o Napster apareceu. Levava uma hora para baixar uma música, mas foi assim o começo. Acho que era em 1999.
Márcia: Sua coleção é de LPs, CDs, mp3 ou tudo junto?
Tiê Passos: Só Mp3, não gosto muito de mídia física, risca, quebra, ocupa espaço, sou da era digital, sei do valor de um vinil e sua qualidade sonora, mas acho mais prático, versátil ter digitalizado.
Márcia: Sua coleção é só de rock ou outros gêneros podem entrar?
Tiê Passos: Tem de tudo, gosto de música boa, independente do estilo
Márcia: Qual o LP/CD ou mp3 que considera o mais raro de sua coleção?
Tiê Passos: Não sei. Raridade, distribuo, deixa de ser raridade. Tem uns discos de Rare Funk, mas não o considero o mais raro, essa não vou te responder. (risos)
Márcia: E qual deles seria o mais estranho dentro da coleção?
Tiê Passos: Estranhos, diria diferente: Eletric Pow How é um e tem também o Diablo Swing Orchestra
Márcia: Qual álbum deu mais trabalho para encontrar?
Tiê Passos: Orquestra Mediterrânea foi meio trabalhoso... Mas têm vários.
Márcia: Ainda tem uma lista grande de discos que procura?
Tiê Passos: A lista é eternal, busco novidades. E novidades sempre têm.
Márcia: Como costuma achar seus objetos de desejo?
Tiê Passos: Pesquisa, pesquisa e pesquisas
Márcia: Sua coleção é compartilhada no seu blog?
Tiê Passos: Não, só as melhores.
Márcia: Pode citar algumas das raridades que tem em sua coleção?
Tiê Passos: Raridade é difícil, mexo com novidades, quem sabe no futuro não vire uma raridade.
Márcia: Sei que é uma sacanagem pedir uma listinha de álbuns favoritos, mas poderia fazer uma pequena lista com os dez álbuns que considera fundamentais em uma coleção. Lista comentada álbum a álbum, por favor!
Tiê Passos: Álbuns favoritos no momento, pode ser? (risos)
1 - Tribeqa: Muito ecléticos, sabem fazer uma boa transição, trabalham com ritmos variados e têm um xilofone que apavora, mas tudo com muita pegada.
2 - Analogik: Bem doideles, também fazem uma boa mistura, considero sons inovadores, todos ambientados e cheios de efeitos.
3 - Criolo: Gosto bastante de suas letras, sua diversidade, está bombando no momento. “Artista independente leva no peito a responsa”.
4 - Céu: Sua voz é linda, a banda manda muito bem, as letras são criativas e o flow é muito bom.
5 - Kiko Dinnuci: Excelente poeta, sempre convida gente classuda para tocar junto, como a Jussara Marçal, Thiago França. Música da boa com letras fortes.
6 - Bob Marley: Esse todo mundo conhece, mas as músicas deles são sempre boas de ouvir, fora as letras que sempre têm boas mensagens, Positive Vibration.
7 - Nostalgia 77: Sons bem tranquilos, com uma levada suave, com muitos efeitos. A ambientação é ótima.
8 - Skeletons: Instrumental muito bom, vários elementos percussivos junto a uma pegada da boa.
9 - The Apples: Funkeira Nervosa, banda Israelita, sons empolgantes.
10 - Pink Floyd: O clássico, esses caras foram um marco na produção musical mundial, sons chapantes com uma ambientação foda.
Caso queira acompanhar a série “Loucos por Música”, os já publicados são:
> Luciana Aum do blog ProgRockVintage
> Cristian Farias do blog Eu Escuto
> Luiz Fernando Rodrigues dos blogs Envoyez-la e Eu Escuto
> Marcello “Maddy Lee” do blog Pântano Elétrico